PortuguêsEnglishEspañol

W. Leo Wetzels, Professor Visitante do PPGL

28 de março de 2019

W. Leo Wetzels é professor titular emérito da Vrije Universiteit Amsterdam, na Holanda, e professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Mestre pela Nijmegen University, na Holanda, em Linguística Geral e em Língua e Literatura Francesa em 1975, doutorou-se em 1981 em Linguística pela mesma universidade. Em 2014, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Lecionou em universidades de vários países, tais como Nijmegen University; CNRS/Sorbonne-Nouvelle, Paris; Universidad Internacional Menéndez Pelayo, Madrid; Universidad San Francisco, Quito, Peru. Passou três semestres em Harvard como pesquisador visitante e, como pesquisador convidado, participa de um projeto da École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris, onde prepara a edição impressa e digital das anotações de campo de Claude Lévi-Strauss durante sua segunda expedição no Brasil Central em 1938 e 1939. No Brasil, atuou como professor e pesquisador visitante em diversas universidades: Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Rondônia, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Ceará, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Pará, Universidade de Brasília.

Sua obra compreende mais de 20 livros como autor e editor, 37 capítulos de livros, mais de 30 artigos científicos, entre outros tipos de publicação. Editou, recentemente, juntamente com Sergio Menuzzi e João Costa, o volume “The Handbook of Portuguese Linguistics”. Atua principalmente na área de Teoria e Análise Linguística de línguas indígenas brasileiras e português brasileiro, com enfoque nos estudos fonológicos e morfológicos, sendo um dos autores mais importantes da área. Orientou e coorientou mais de 30 teses de doutorado na Holanda e no Brasil. É fundador e editor da Revista Probus, assistente-editor do International Journal of American Linguistics e membro de comitê editorial de diversas revistas e séries científicas, tais como, DELTA, Letras de Hoje e Brill’s Studies in the Indigenous Languages of the Americas.

Adaptado de “Entrevista com W. Leo Wetzels”, texto da Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLg) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)