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As teses e dissertações defendidas no PPGL podem ser acessadas diretamente do Repositório Institucional UFC, nos links abaixo:
Dissertações
Teses
Segue uma lista de teses e dissertações, em ordem alfabética pelo nome dos autores.
Para baixar ou visualizar um destes trabalhos, clique em seu link. Trabalhos que não possuem link estão disponíveis para consulta e empréstimo na Biblioteca do Centro de Humanidades, e seus números de chamada estão dispostos ao lado do título. Trabalhos com versões finais em desenvolvimento ainda estão indisponíveis.
Abniza Pontes de Barros Leal – A referencia a personagens na historia ‘chapeuzinho vermelho’ – D401.41054 L47r D (BCH)
Abniza Pontes de Barros Leal – O processo referencial da dêixis: por uma proposta de recategorização
Adriana Maria Melo de Sousa – Acronicos e efeitos de humor em Jose Simao – D469.11 S696a D (BCH)
Adriana Negreiros de Almeida Morais – A intertextualidade nas seções de leitura de livros didáticos
Adriana Paula da Silva Amorim – Aprendendo a produzir notícias na era digital
Adriana Sidralle Rolim de Moura – Letramento familiar e letramento escolar: coexistentes, complementares ou independentes?
Alcides Fernandes de Lima – Socioterminologia da indústria madeireira
Alcioneida de Meneses Costa – O léxico da moda: vestuário da década de 80 – D 746.9209048 C87l (BCH)
Alena Ciulla – A referenciação anafórica e dêitica: com atenção especial para os dêiticos discursivos – D 415 C529r (BCH)
Alena Ciulla e Silva – Os processos de referência e suas funções discursivas: o universo literário dos contos
Alexandra Maria de Castro e Santos Araújo – Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático
Alexandra Maria de Castro e Santos Araújo – O complexo TAM (Tempo, Aspecto e Modalidade) em materiais didáticos de Francês e Português Língua Estrangeira
Alexandre Melo de Sousa – A expressão do superlativo em colunas sociais – INDISPONÍVEL
Alexandre Melo de Sousa – Desbravando a Amazônia Ocidental Brasileira: estudo toponímico dos acidentes humanos e físicos do Acre
Alexandro Teixeira Gomes – A correção de textos por professores do ensino médio : uma investigação de problemas de coesão em textos escritos – D 469.5 G612c (BCH)
Alexsandro Macedo Saraiva – Comportamento categorizacional na afasia de emissão verbal reduzida:: um estudo comparativo – D469.019 S246c (BCH) D
Aline Fabiola Freitas Mendes – A construção de uma identidade nacional a partir da metadiscursividade em sambas de 1929 a 1945
Aline Fabiola Freitas Mendes – O processo de retextualização na canção para crianças: uma abordagem discursiva
Aline Maria Freitas Bussons – Questão de gosto se discute: um olhar sobre as metáforas, o atraente é gostoso e o prazeroso é gostoso em língua portuguesa – D 469.5 B989q (BCH)
Aline Rocha Pitombeira – Retenção de itens lexicais em contexto de instrução de inglês como língua estrangeira
Aline Rodrigues Nogueira – Processos de lexicalização na interlíngua de alunos aprendizes de inglês: uma análise dos verbos de movimento
Aline Rodrigues Nogueira – A compreensão de unidades fraseológicas por crianças de 4 a 7 anos
Alisson Hudson Veras Lima – A influência da retomada e da distância sintática no processamento de pronomes plenos e nulos em português brasileiro
Alisson Hudson Veras Lima – A distribuição dos nomes repetidos, dos nomes recategorizados, dos pronomes plenos e dos pronomes nulos em função anafórica em Português Brasileiro
Altaila Maria Alves Lemos – A construção da descanção de Tom Zé – D 782.42164014 L576c (BCH)
Aluiza Alves de Araujo – A monotongacao na norma culta de Fortaleza – D469.15 A687m D (BCH)
Alyson Andrade Gonçalves – A recorrência do code-switching em narrativas de experiências nas interações de estrangeiros multilíngues falantes de português brasileiro como língua estrangeira – Versão final em desenvolvimento
Ana Angélica Lima Gondim – Desenvolvimento das capacidades de linguagem através das atividades dos livros didáticos de português língua estrangeira
Ana Angélica Lima Gondim – Formação de professor com foco na produção de material didático de Português Língua Estrangeira
Ana Catia Silva de Lemos – Os processos de referenciação dêitica em livros didáticos do ensino médio
Ana Claudia Barbosa Giraud – Discursos e estilos de docentes de língua francesa face à globalização
Ana Cristina Cunha da Silva – A produção e percepção do acento em pares mínimos de língua inglesa por aprendizes brasileiros
Ana Cristina Cunha da Silva – O uso de redes neurais auto-organizáveis na análise da transferência de conhecimentos prosódico em aprendizes brasileiros de língua inglesa
Ana Cristina Lobo Souza – Hipertextualidade: uma abordagem enunciativa de hipertextos
Ana Edilza Aquino de Sousa – O discurso do professor sobre o ensino da gramática em sala de aula de português língua estrangeira
Ana Edilza Aquino de Sousa – A mobilização de saberes no ensino da gramática em sala de aula de português língua estrangeira
Ana Glaucia Jeronimo de Santiago – A metátese da consoante vibrante /r/ nos padrões silábicos CVC e CCV(C) no português falado de Russas/CE: uma abordagem sócio-dialetal – D 410.98131 S226m (BCH)
Anairan Jeronimo da Silva – O léxico do Tambor de Mina: uma proposta de glossário da linguagem afro-religiosa em São Luís
Ana Keyla Carmo Lopes – Uma colônia de gêneros anúncios
Ana Keyla Carmo Lopes – A natureza multimodal de uma constelação de gêneros cartas
Ana Lúcia Rocha Silva – Morfologia derivacional da língua portuguesa: o sufixo -vel na formação dos adjetivos
Ana Lúcia Rocha Silva – A construção da moldura argumentativa em sentenças judiciais
Ana Maria Pereira Lima – Descricao do genero carta de leitor – T410.14109 L696d T (BCH)
Ana Maria Pereira Lima – Práticas de letramentos e inclusão digital na aula de língua portuguesa
Ana Maria Sá Martins – Representações do feminino: uma análise discursiva dos perfis jornalísticos de O Estado do Maranhão
Ana Patricia Nascimento Moreira – Elementos de Semiótica Discursiva para o estudo e a prática de tradução
Ana Paula Lima de Carvalho – Sobre intertextualidades estritas e amplas
Ana Paula Martins Alves – O discurso argumentativo em cartas de reclamação produzidas por alunos do 4º ano do ensino fundamental
Ana Paula Martins Alves – A compreensão de verbos psicológicos por crianças falantes do português brasileiro com idade entre 3 e 8 anos
Ana Paula Rabelo e Silva – Os objetos diretos no português do Brasil: uma proposta de caracterização – D469.5 S578o (BCH)
Ana Paula Rabelo e Silva – Os processos de letramentos nas transformações de identidades de três gerações de mulheres escolarizadas
Ana Paula Silva Vieira Trindade – As orações pseudo-relativas modalizadoras: aspectos formais e funcionais
Ana Paula Silva Vieira Trindade – Uma análise funcionalista das orações pseudorrelativas modalizadoras
Ana Raquel Montenegro Assuncao – Estudo das unidades fraseológicas na linguagem forense dos juízes federais
Ana Silvina Ferreira Fonseca – As estratégias evidenciais no material didático impresso para EaD
Andréa Feitosa dos Santos – Movimento do verbo e categorias vazias em I e V em um fragmento de gramática computacional do português
Andréa Feitosa dos Santos – Uma gramática LFG-XLE para o processamento sintático profundo da frase do português brasileiro
Andreia Turolo da Silva – Affordances e restrições na interação interpessoal escrita online durante a aprendizagem de inglês como língua estrangeira
Andrea Michiles Lemos – As estratégias de interpretação de unidades fraseológicas do português para Libras em discursos de políticos
André Silva Oliveira – Modalidade volitiva em língua espanhola nos discursos do Papa Francisco em viagem apostólica
Angelane Faustino Firmo – A hibridização dos subsistemas atitude e gradação no gênero Memórias Literárias
Angelane Faustino Firmo – A Atitude e a Gradação em charges: uma proposta de modelo de análise avaliativa intersemiótica
Antenor Teixeira de Almeida Junior – Estratégias de compreensão leitora por alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas de Fortaleza
Antenor Teixeira de Almeida Junior – Espaços e atratores: estratégias de categorização na emergência de interferências sobre a conceitualização de violência
Antidio Barbosa de Oliveira Filho – A formação de palavras por prefixo na terminologia científica
Antonia Sergiana Tavares de Oliveira – Letramento literário e escolarização – limites e possibilidades
Antonia Suele de Souza Alves – Anáforas indiretas: uma rediscussão dos critérios classificatórios
Antonia Suele de Souza Alves Pereira – Funções discursivas dos processos anafóricos – uma rediscussão dos critérios de análise
Antonia Valdelice de Sousa – Compreensão de textos argumentativos por leitores do ensino fundamental
Antonia Valdelice de Sousa – Compreensão de textos narrativos e argumentativos dialógicos por leitores do ensino fundamental
Antonio Augusto Araújo Machado – Estudo das representações sociais do gênero feminino em piadas sobre a mulher
Antonio Bosco Luna Gomes – A emergência do gênero carta – D469.8 G612e (BCH)
Antonio Bruno Sales Dias – Discurso e poder nas denominações de bairros de Fortaleza
Antonio Duarte Fernandes Tavora – Forma, função e propósito na constituição do gênero textual mala direta – D 659.133014 T237f (BCH)
Antonio Duarte Fernandes Tavora – Construção de um conceito de suporte: a matéria, a forma e a função interativa na atualização de gêneros textuais
Antônio Felipe Aragão dos Santos – A manifestação da relação de poder na interação verbal do estagiário em sua prática docente.
Antônio Felipe Aragão dos Santos – A morfogênese do agir professoral no discurso do professor em formação sobre ensino de língua francesa
Antonio Lailton Moraes Duarte – As marcas de subjetividade na retextualização de termos de depoimentos oriundos de audiências de instrução penal – D 469.5 D87m (BCH)
Antonio Luann Ferreira Taveira – A ambivalente figura sol nas letras de canções do pessoal do Ceará
Antonio Roberto Ferreira Aragao – A árvore da vida: terminologia da cera de carnaúba no português do Brasil
Argus Romero Abreu de Morais – Língua, discurso e identidade(s): quem é o jovem excluído para o Projovem Urbano?
Ariane de Queiroz Sousa – Reparos espontaneos em producoes escritas de criancas de series iniciais – D401.41 S696r D (BCH)
Arlon Francisco Carvalho Martins – Terminologia do ciclo de produção do alumínio: bauxita, alumina e alumínio
Aucélia Vieira Ramos – (Re) Singularizações das práticas linguageiras de profissionais da educação mediadas por e-mail
Aurea Suely Zavam – Repeticao lexical em narrativas escritas infantis
Aurea Suely Zavam – Por uma abordagem diacrônica dos gêneros do discurso à luz da concepção de tradição discursiva: um estudo com editoriais de jornal
Aurenivia Ferreira da Silva – Um estudo da realização da seqüência narrativa no gênero notícia
Avanuzia Ferreira Matias – Intertextualidade e ironia na interpretação de charges
Barbara Amaral de Andrade Furtado – A concordância de número em predicativos do sujeito: variação linguística em Fortaleza
Barbara Olimpia Ramos de Melo – A apropriação dos gêneros textuais: concepções, diretrizes e expectativas na alfabetização de jovens e adultos
Barbara Olimpia Ramos de Melo – Letramento e apropriação do gênero textual carta de reclamação no contexto da educação de jovens e adultos
Beatriz Furtado Alencar Lima – Múltiplos letramentos de pessoas com deficiência visual: uma pesquisa discursiva de caráter etnográfico
Benedita Maria do Socorro Campo de Sousa – A Polidez em entrevistas de falantes de língua portuguesa de Cabo-Verde e Timor Leste
Benigna Soares Lessa Neta – Estudo das propostas de produção textual escrita dos livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental anos finais de 1960 a 2020
Benedito Gomes Bezerra – A distribuição das informações em resenhas acadêmicas
Betânia Maria Gomes Raquel – Sociolingüística, política educacional e a escola pública estadual de Fortaleza/CE: correlações teórico-metodológicas e político-pedagógicas
Betânia Maria Gomes Raquel – Competências sociolinguísticas na escola pública cearense: saberes, atitudes linguísticas e práticas pedagógicas de docentes no 5º ano do Ensino Fundamental
Bianca Neves Acevedo Carvalho Gonzalez – Posicionamentos discursivos na música popular brasileira para crianças
Brenda Kessia Arruda de Souza – Estudo sobre a aprendizagem de pseudopalavras por sinestetas dias da semana, meses do ano e grafema-cor
Bruno Diego de Resende Castro – Relação entre organização retórica e cultura acadêmica em pré-projetos de pesquisa em linguística e literatura
Camila Maria Marques Peixoto – Análise da proposta de planejamento de aulas de leitura do material didático do Projovem
Camila Maria Marques Peixoto – Representações do agir docente: análises de re-configurações do agir no discurso do professor
Camila Stephane Cardoso Sousa – A gradação em narrativas infantis
Camila Stephane Cardoso Sousa – Critérios para a descrição de textos orais sob a concepção da Linguística Sistêmico-Funcional
Carla Rafaela Gaede – A comunidade discursiva virtual sociedade Senhor dos Anéis: caracterização e condições de participação – D 469.5 G121c (BCH)
Carlos Alberto de Souza – A linguagem regional-popular nos romances de Rachel de Queiroz
Carlos Alberto Moreira Saraiva – Atlas Fonético e Léxico-Semântico da Região do Cariri cearense (Alicace)
Carlos Magno Viana Fonseca – Escavando o discurso e encontrando o sujeito: uma arqueologia das heterogeneidades enunciativas
Carmem Silvia de Carvalho Rêgo – Tendências do pop nacional: o discurso tribalista na canção de Arnaldo Antunes
Carolina Morais Ribeiro da Silva – Processamento do texto escrito em inglês, com e sem inserção de glossários multimidiáticos
Cellina Rodrigues Muniz – Versão final em desenvolvimento
Cesar Nilton Maia Chaves – Metáfora e humor: humorísticas peripécias de um macaco sabido – D 401.9 C438m (BCH)
Cibele Gadelha Bernardino – Depoimento dos alcoólicos anônimos: um estudo do gênero textual
Cibelle Correa Beliche Alves – O uso do Tu e do Você no português falado no Maranhão
Cicero Anastacio Araujo de Miranda – Abordagem ideológica da representação social de professores universitários sobre a formação de docentes de E/LE
Cicero Anastacio Araujo de Miranda – Análise ideológica do discurso sobre formação de professores de Língua Espanhola no Brasil
Cid Ivan da Costa Carvalho – Transdutor de estados finitos para conversão de grafema para a pronúncia da variedade linguística potiguar
Claudenia de Paula Lemos – Multimodalidade no discurso preventivo de cartazes do Programa Saúde da Família
Claudia Ramos Carioca – A manifestação da evidencialidade nas dissertações acadêmicas do português brasileiro contemporâneo
Claudia Ramos Carioca – A evidencialidade em textos acadêmicos de grau do português brasileiro contemporâneo
Clealdo Pinto Júnior – O preenchimento e o apagamento do pronome sujeito de 1ª pessoa do singular: uma análise variacionista no falar fortalezense
Cleide Bezerra Ribeiro – Articulação hipotálica adverbial e argumentação: uma análise do uso das orações concessivas em artigos de opinião e editoriais
Cleide Bezerra Ribeiro – A expressão da concessividade no gênero notícia: uma estratégia argumentativa
Clemilton Lopes Pinheiro – A relativizacao no portugues oral culto de Fortaleza – D469.58131 P718r (BCH)
Clerton Luiz Felix Barboza – Efeitos da palatização das oclusivas alveolares do português brasileiro no percurso de construção do inglês língua estrangeira
Cristiana Dantas da Rocha Lima – Análise de relatórios de observação de aula: uma abordagem interacionista sociodiscursiva
Cristiana Gomes de Freitas Menezes Martins – Avaliação de softwares educativos para desenvolvimento da pronúncia do inglês como língua estrangeira e/ou segunda língua
Cristiane Alves Silva – A ruptura da narratividade tradicional nas cenas enunciativas das canções do tropicalismo
Cristiane da Silva Baltor – Os impactos do PIBID na formação inicial de professores de Língua Portuguesa
Cristiane Rodrigues Vieira – Recursos Avaliativos nas crenças de professores de língua inglesa sobre aspectos de sua atuação pedagógica
Cristina Marcia Maia de Oliveira – A organização retórica de artigos de opinião na imprensa e no jornal escolar – D 808.8023 O46o (BCH)
Damiao Carlos Nobre Juca – A organização retórico-argumentativa da seção de justificativa no gênero textual projeto de dissertação
Daniel de Franca Brasil Soares – Adjetivos adverbializados: análise léxico-funcional e implementação computacional
Dannytza Serra Gomes – Língua Brasileira de Sinais: escolhas lexicais e desenvolvimento do tópico discursivo
Dannytza Serra Gomes – Língua brasileira de sinais: fala-em-interação entre surdos
Débora Maria Rodrigues – A interação em anúncios publicitários
Deline Maria Fonseca Assuncao – Organização discursiva da festa do bumba-meu-boi do Maranhão – D781.620098121 A873o (BCH)
Diana Paula Farias Tavares – Processos de recategorização: uma proposta classificatória – D 469.5 T229p (BCH)
Djavam Damasceno da Frota – Do verso ao ideograma: percurso de uma forma semiótica na enunciação do Grupo Noigandres
Dulcilene Rodrigues da Silva Barreto – A conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados: percorrendo veredas entre mente e linguagem dos alunos da Educação Básica.
Edelyne Nunes Diniz de Oliveira – Intergenericidade e encenação argumentativa na construção de sentidos em anúncios publicitários
Eder Gomes Pessoa – Potencialidades de objetos de aprendizagem em repositório digital para o ensino da língua inglesa
Ediene Pena Ferreira – Gramaticalização e auxiliaridade: um estudo pancrônico do verbo chegar
Ednardo Luiz da Costa – A formação de palavras no português do brasil: um estudo dos sufixos -eir e -ud numa abordagem computacional
Ednusia Pinto de Carvalho – A atenuação retórica em artigos de pesquisa: um estudo contrastivo com base em corpora
Edson Souza Silva – A reelaboração do meme nas redes sociais da internet: uma análise dos processos de produção do gênero
Eduardo Jorge Tabosa Batista – A interlíngua de surdos falantes de Libras: uma análise de erros em produções textuais escritas em português como L2
Elaine Carvalho Chaves Hodgson – Breaking down and building up: metáforas conceituais e ensino/aprendizagem de verbos de duas ou mais palavras
Elaine Cristina Forte Ferreira – O espetáculo vai começar… estudo da oralidade através de improvisações teatrais
Elaine Cristina Forte Ferreira – A oralidade como objeto de ensino: por uma perspectiva de desenvolvimento da língua oral a partir do gênero debate
Elaine de Lima Oliveira – Versão final em desenvolvimento
Eleonora Soares Godinho – A Compreensão leitora nos livros didáticos destinados ao ensino médio – D 373.1320981 G53c (BCH)
Eliabe dos Santos Procopio – A expressão da modalidade deôntica no corpus brasileiro de língua espanhola (séculos XVI- XVII)
Eliane Pereira Machado Soares – As palatais lateral e nasal no falar paraense: uma análise variacionista e fonológica
Elias Maurício da Silva Rodrigues – Glossário eletrônico da terminologia da farinha de mandioca na Amazônia paraense
Elisangela Oliveira Viana – Estratégia de construção do ethos gay masculino no blog katylene.com: um estudo da multimodalidade e das gírias gay – Versão final em desenvolvimento
Elinaldo Soares Silva – Formação do professor de produção escrita em língua materna: da idealização à concretização
Elisabeth Linhares Catunda – Um estudo do gênero jurídico acórdão
Elisabeth Linhares Catunda – Polifonia e discurso jurídico: um estudo das vozes nas sentenças
Elisangela Nogueira Teixeira – Preferências sintáticas e semânticas no processamento da correferência anafórica: evidências de movimentação ocular
Elisbeth Nozoza de Alencar – O tópico discursivo nas dissertações de alunos do ensino médio
Eliúde Costa Pereira – Interação em ambientes virtuais de aprendizagem: footings e preservação de faces em e-fóruns educacionais
Eliúde Costa Pereira – Tecnologia educacional e letramento digital: um estudo de caso de vários contextos de uma escola pública
Emanoel Barbosa de Sousa – A ciência linguística e as várias culturas disciplinares no gênero projeto de pesquisa na graduação em letras
Emanuela Monteiro Gondim – Os processos de gramaticalização e de lexicalização dos advérbios em -mente no português dos séculos XIV, XVI e XX
Emanuela Monteiro Gondim – Flutuação categorial entre advérbios e adjetivos com função adverbial
Emanuelle Sales Cavalcante – Atividades de produção oral em língua inglesa na EaD: um estudo na licenciatura à distância de letras inglês da Universidade Federal do Ceará
Emerson Gonzaga dos Santos – Leitura de textos eletrônicos em inglês/LE: um estudo exploratório via rastreamento ocular
Erasmo de Oliveira Freitas – Modalidade no gênero webcomentário do jornal O Povo: efeitos de sentido e relação com o mídium digital
Erasmo de Oliveira Freitas – Uma proposta de descrição para gêneros multimodais animados
Erica Pires Conde – Análise dos critérios de avaliação e tipos de correção da produção escrita na escola pública e particular – D469.8 C749a (BCH)
Érica Nailde Nunes Barroso – Modos escalares e tensividade semiótica na canção popular brasileira
Eveline Tomaz Souza – Uso dos pronomes pessoais e possessivos da língua inglesa na produção escrita de brasileiros aprendizes de inglês como primeira e segunda língua estrangeira
Evilásio do Nascimento Silva – Do destacamento de enunciados à produção de discursos sobre língua: as dimensões de uma polêmica midiática – Versão final em desenvolvimento
Expedito Eloisio Ximenes – Os clíticos nos autos de querella do século XIX, no Ceará. Edição filológica e análise lingüística, volume I : análise linguistica
Expedito Eloisio Ximenes – Estudo filológico e linguístico das unidades fraseológicas do judiciário colonial brasileiro
Fabiana dos Santos Lima – Atlas Linguístico Léxico-Semântico de Iguatu (ALIg)
Fabiana dos Santos Lima – Atlas Linguístico dos Sertões Cearenses (ALSCE)
Fabio Delano Vidal Carneiro – A argumentação nos textos de opinião do jornal escolar: composições e operações discursivo-enunciativas
Fábio Fernandes Torres – O gerúndio na expressão de tempo futuro: um estudo sociofuncionalista
Fábio Fernandes Torres – Os domínios funcionais do gerúndio em Língua Portuguesa
Fábio Rodrigo Bezerra de Lima – Incorporação das tecnologias digitais no ensino de inglês na escola pública por graduados nas modalidades a distância e presencial da UFC
Felipe de Almeida e Silva Pinheiro – As consignas de ensino em livros de francês destinados a adultos migrantes – Versão final em desenvolvimento
Felipe Saraiva Nunes de Pinho – O pop não poupa ninguém: relações discursivas entre o pop rock e a pós-modernidade.
Felipe Sousa Sampaio – Análise acústica do schwa na produção oral de aprendizes brasileiros de Francês Língua Estrangeira em diferentes níveis de aprendizagem
Fellyp Gabriel de Sousa Pereira – Os processos de (re)elaboração de gêneros no Facebook : um estudo sobre as práticas discursivas na fanpage do Sensacionalista
Fernanda Carneiro Cavalcanti – A análise da expressão convencional cabra sob a perspectiva da teoria dos modelos cognitivos idealizados
Flávia Campos Lima – A construção do ethos docente na perspectiva da autoconfrontação: um estudo de caso
Flávia Cristina Candido de Oliveira – Sequência narrativa: narrativa ou script? um estudo da infraestrutura em produções textuais de 6º ano
Flávia Cristina Candido de Oliveira – Um estudo sobre a caracterização do gênero redação do Enem
Flavia Mauricia Pereira de Carvalho – Variação e funcionalidade modo-temporal no português oral de Fortaleza/CE: futuro do pretérito versus pretérito imperfeito na codificação da eventualidade em construções condicionais
Flavia Mauricia Pereira de Carvalho – A multifuncionalidade do futuro do pretérito nos séculos XVIII, XIX e XX: uma análise (socio)funcionalista em revistas históricas do Instituto do Ceará
Franciclé Fortaleza Bento – Escrita acadêmica em contexto colaborativo online: a prática da resenha em ambiente wiki
Francimary Macêdo Martins – Compilação, anotação e análise linguístico-computacional de um corpus de textos literários dos séculos XIX e XX: corpus Coelho Neto
Francisca Jocineide de Alencar Silva – A variação pronominal nós e a gente na fala de Fortaleza
Francisca Liliane da Costa Domingos – Aprendizagem formal de fonologia e seus efeitos na pronúncia dos sons vocálicos do inglês de aprendizes brasileiros
Francisca Monica da Silva – Chats e e-fóruns na Ead virtual: links entre mediação pedagógica e hipertextualidade
Francisca Natalia Sampaio Pinheiro Monteiro – Fala, professor! Um estudo variacionista de atos de comandos proferidos por professores de Fortaleza/CE
Francisca Nildene Nogueira – Mecanismos de referenciação nos textos escritos de alunos no Ciclo de Alfabetização
Francisca Tarciclê Pontes Rodrigues – Concepção de leitura das orientações curriculares para o ensino médio
Francisca Tarciclê Pontes Rodrigues – A argumentação no discurso científico de pesquisadores da linguística
Francisco Alerrandro da Silva Araújo – Produção das vogais altas /i/ e /u/ em sílabas postônicas finais no falar popular de fortalezenses
Francisco Edmar Cialdine Arruda – Microestrutura de um dicionário de latim para alunos iniciantes
Francisco Ednardo Pinho dos Santos – Restrições à atribuição de funções semânticas e sintáticas: um estudo funcionalista sobre inadequações na construção do enunciado em redações escolares
Francisco Elton Martins de Souza – Abordagens de ensino de gramática em exercícios de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio
Francisco Elton Martins de Souza – Abordagens de ensino de gramática em exercícios morfológicos e morfossintáticos de gramáticas didáticas da Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio
Francisco Jardes Nobre de Araújo – A variação do TE/LHE em cartas pessoais de cearenses no século XX
Francisco Jardes Nobre de Araújo – Formas de tratamento no português brasileiro do século XX: conservação e variação em cartas pessoais do Norte e Nordeste
Francisco Gleiberson dos Santos Nogueira – Voz passiva analítica: análise léxico-funcional com implementação computacional no XLE
Francisco Marques Sampaio – Funções discursivas do Infográfico da webnotícia do G1
Francisco Rafael Mota de Sousa – Abordagens de ensino das classes de palavras invariáveis em livros didáticos de Língua Portuguesa entre 1999-2020 – Versão final em desenvolvimento
Francisco Rogiellyson da Silva Andrade – Autoconceitos de leitura erigidos a partir de narrativas de vida de professores alfabetizadores
Francisco Roterdan Fernandes Damasceno – Os processos de referenciação e recategorização em tomadas de depoimento de acusados
Francisco Roterdan Fernandes Damasceno – A argumentação sob o prisma da problemática da influência no processo de extradição de Cesare Battisti
Francisco Sandro Martins – A tomada de perspectiva e mudança do frame de referência em descrições especiais – 401.9 M343t D (BCH)
Francisco Talvanes Sales Rocha – Manguebit: uma discursividade literomusical guerrilheira
Francisco Tarcizio Cavalcante Benevides Junior – Estratégias de aprendizagem de anglês como língua estrangeira em EaD
Francisco Walisson Ferreira Dodó – A coesão nominal em livros didáticos do Ensino Médio: uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo
Francisco Walisson Ferreira Dodó – A coesão nominal e a conexão no gênero textual redação do ENEM produzido por alunos ingressantes no Ensino Médio
Franklin Oliveira Silva – Processos de referenciação no gênero notícia – D 070.43014 S58p (BCH)
Franklin Oliveira Silva – Formas e funções das introduções referenciais
Geania Nogueira de Farias – As imagens discursivas do brasileiro nas canções de Gonzaguinha
Geania Nogueira de Faria – Ludicidade e infância na constituição do discurso literomusical brasileiro para crianças
Genesson Johnny Lima Santos – Para um bom entendedor certas palavras bastam: uma análise léxico-discursiva das representações sobre o espanhol por alunos da rede pública cearense de ensino
Geórgia Maria Feitosa e Paiva – A polidez lingüística em sala de bate-papo na internet
Geórgia Maria Feitosa e Paiva – A influência da terceira parte na mudança de footing em chats educacionais
Georgiana Márcia Oliveira Santos – A terminologia do reggae ludovicense: uma abordagem socioterminológica
Georgiana Márcia Oliveira Santos – Um saber semioticamente construído: a visão de mundo no léxico do Quilombo Jamary dos Pretos – Turiaçu/MA
Georgyana Patricia Rodrigues Melo – Do bebedor-problema ao cidadão: uma análise do ethos discursivo do alcoólico anônimo.
Geraldo Tacidalio Fernandes – Elementos para uma sistematizacao dos termos da Farmacia: uma abordagem terminologica – D615.1 F398e D (BCH)
Gerlylson Rubens dos Santos Silva – Manifestações avaliativas de engajamento no gênero relatório de pesquisa produzido por alunos do ensino médio
Germana da Cruz Pereira – As representações do gênero feminino no seriado televisivo A grande família: uma análise crítica do discurso imagético-verbal
Gezenira Rodrigues da Silva – Aspecto verbal: uma abordagem semântico-discursiva
Gezenira Rodrigues da Silva – O luto materno em narrativas de vida e de morte: uma abordagem sociológico-discursiva da perda
Giselli Freitas Neves – Aposições não restritivas nominais em artigos de opinião
Gislene Lima Carvalho – As unidades fraseológicas no ensino de português língua estrangeira: os últimos serão os primeiros
Glenda Miranda Moura – Cantar A palo seco: o papel do intérprete na geração do sentido na canção
Gustavo Cândido Pinheiro – A (re)produção e a interpretação de ideologias linguísticas no contexto da UNILAB
Gustavo Maciel de Oliveira – O percurso semiótico do desespero no romance Angústia, de Graciliano Ramos
Halysson Oliveira Dantas – Estudo da rede de remissivas em dicionários escolares
Halysson Oliveira Dantas – Interfaces entre links e remissivas na construção das redes medioestruturais de dicionários online e impressos de língua materna
Hans Peter Wieser – A produção discursiva da moral no gênero fofoca: elementos para uma descrição micro e macrossocial da conversação cotidiana
Hélio Leonam Barroso Silva – Expansão do MorphoBr através da modelagem computacional de processos de formação de palavras em português
Heloísa Reis Curvelo – Topônimos maranhenses: testemunhos de um passado ainda presente
Heloísa Reis Curvelo Matos – Análise toponímica de 81 nomes de bairros de São Luís/MA
Hermínia Maria Lima da Silva – As práticas intertextuais hiperestéticas em obras de conteúdo bíblico
Hildenize Andrade Laurindo – O contraste definido/indefinido em narrativas orais de criancas e adultos – D401.41 L418c D (BCH)
Hildenize Andrade Laurindo – O percurso histórico-discursivo do gênero anúncio publicitário em jornais de Fortaleza dos séculos XIX e XX: entre recorrências, variações e transgressões
Hugo Leonardo Pereira Magalhães – Análise sociofuncionalista da variação de concordância verbal em construções de voz passiva sintética em textos jornalísticos cearenses
Ieda Carvalhedo Barbosa – A referência espacial em narrativas escritas infantis – D 401.9 B195r (BCH)
Ingrid dos Santos Rocha – Para uma abordagem semiótica dos gêneros do discurso
Iray Almeida Bezerra – As teorias argumentativas subjacentes em propostas de produção de textos em livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio
Irlana Policarpo Moita Sousa – Construção da referência anafórica a personagens em narrativas escritas – D 372.634 S696c (BCH)
Isabel Muniz Lima – A interação escrita professor-aluno em contexto de uso da metodologia da aprendizagem cooperativa a partir de um estudo sistêmico-funcional do gênero processamento de grupo
Isabel Roque Viana – A organização narrativa nos récits de vie
Izabel Larissa Lucena Silva – A expressão da evidencialidade no discurso político: uma análise da oratória política da Assembléia Legislativa do Ceará
Izabel Larissa Lucena Silva – A expressão da evidencialidade no português escrito do século XX no contexto dos gêneros textuais
Jaciara Lemos Botelho – A organização textual de relatórios de estágio escritos por professores de Língua Portuguesa em formação inicial
Jader Martins Rodrigues Junior – Letramento de professores de inglês em formação: novas perspectivas?
Jamille Sainne Malveira Forte – Funções textual-discursivas de processos intertextuais
Jammara Oliveira Vasconcelos de Sá – As funções cognitivo-discursivas das anáforas encapsuladoras
Jammara Oliveira Vasconcelos de Sá – Argumentação e processo referencial anafórico no anúncio publicitário de cosmético
Jamyle Sales de Azevedo – Análise das Representações Discursivas acerca do Conceito de Leitura na Voz de Professores do 3º ano do Ensino Fundamental – Versão final em desenvolvimento
Janaica Gomes Matos – As funções discursivas das recategorizações
Janaica Gomes Matos – As redes referenciais na construção de notas jornalísticas
Janicleide Vidal Maia – A leitura crítica a partir da interpretação de charges jornalísticas
Janicleide Vidal Maia – Ethos docente na narrativa tecnoautobiográfica: corporificação, ressignificação e autorreflexão da imagem de si em récits de vie de professores
Jean Carlos Silva Lacerda – O uso variável do modo imperativo na fala de Fortaleza
Jeane Maria Alves de Mendonça – A expressão de obrigação em Fortaleza/CE: Ter, Dever e Precisar em variação
Jéssika de Oliveira Brasil – As formas de tratamento tú, vos e usted nos livros didáticos de espanhol do PNLD (2012 – 2018): uma análise sociolinguística
Joana D Arc Oliveira Cruz Pinheiro – Os processos dêiticos no discurso literário
Joao Batista Costa Goncalves – Para uma abordagem da chamada derivacao regressiva em portugues – D415 G626p D (BCH)
Joao Batista Costa Goncalves – Poder e afeto nas narrativas bíblicas: uma análise da construção do Ethos discursivo nas parábolas contadas por Jesus
Joao Bosco Figueiredo Gomes – Item lexical ser: a trajetoria para a afirmacao no dialetode Fortaleza – D413.028 F488i D (BCH)
Joao Bosco Figueiredo Gomes – O percurso de gramaticalização de é que: um estudo pancrônico
João Carlos Rodrigues da Silva – A construção da argumentação na crônica ‘Doa a quem doer’ – D 070.442014 S58c (BCH)
Joao Da Silva Araujo Junior – Tecnologias digitais e autonomia: a aquisição de segunda língua sob a ótica da complexidade
João Marcos Munguba Vieira – The Brazilian Portuguese eye tracking corpus with a predictability study focusing on lexical and partial prediction
João Paulo Eufrazio de Lima – Blog(ueiros): critérios para o estudo de comunidades discursivas globais e locais
João Paulo Eufrazio de Lima – A ação de blogagem: uma constelação de gêneros na web
João Paulo Ferreira Maia – Variação na concordância verbal com nomes coletivos em Fortaleza-CE
Joao Paulo Rodrigues de Lima – A emergência de metáforas na fala sobre violência urbana: uma análise cognitivo-discursiva
João Tobias Lima Sales – Desenvolvimento das habilidades orais e escritas em língua estrangeira por professores de inglês em formação nas modalidades presencial e à distância
Jonildo Eufrazio de Lima – Aquisição da escrita na alfabetização de adultos – D374.012 L698a (BCH) D
Jordane Fernandes Alves – A alternância subjuntivo/indicativo em orações independentes na fala do Cariri
Jorge Luis Queiroz Carvalho – Tradições discursivas em resenhas acadêmicas: mudanças e permanências entre os séculos XX e XXI
Jose Albert Campos Uchoa – A sinalizacao de limites e conexoes sintagmaticos por elementos prosodicos no dialeto de Fortaleza – D469.15 U19s D (BCH)
Jose Alber Campos Uchoa – Os modificadores lexicais do sintagma nominal no português brasileiro contemporâneo: uma análise baseada na Gramática Discursivo-Funcional
Jose Americo Bezerra Saraiva – A seleção lexical à luz da função poética em textos de Caetano Veloso
Jose Americo Bezerra Saraiva – Pessoal do Ceará: A identidade de um percurso e o percurso de uma identidade
José Araújo Chaves Júnior – Funções discursivas dos processos intertextuais por copresença em gênero resenha acadêmico-crítica – Versão final em desenvolvimento
Jose Bento da Silva – Vocabulario da construcao civil na linguagem dos pedreiros,em Limoeiro-CE – D693 S58v D (BCH)
Jose de Ribamar Dias Carneiro – A paráfrase linguística em textos orais – D 410 C289p (BCH)
Jose Edvaldo Ferreira Alves Neto – Compreensão leitora de alunos do terceiro ano do ensino médio da rede estadual
José Elderson de Souza Santos – Plágio, sanções sociais e marcas intertextuais
José Roberto Amaya Valencia – Os caminhos do leitor crítico na internet: um olhar à luz da Teoria da Complexidade
Josely Teixeira Carlos – Muito além de “apenas um rapaz latino-americano vindo do interior”: investimentos interdiscursivos das canções de Belchior
José Olavo da Silva Garantizado Júnior – Preliminares para a definição da coerência/coesão
José Olavo da Silva Garantizado Júnior – Estudo da argumentação sob uma perspectiva textual e retórica
Jose Roberto Alves Barbosa – Abordagem do professor de inglês em relação aos “erros” de pronúncia dos aprendizes
Jose Roberto de Souza Brito – Análise variacionista do clítico das estruturas de-transitivas mediais no português oral popular de Fortaleza
José Társio Menezes Pinheiro – Estratégias de comunicação na interlíngua de aprendizes de inglês como língua estrangeira
Josete Marinho de Lucena – Uma palmeira em muitos termos: a terminologia da cultura agroextrativista, industrial e comercial do coco babaçu
Jose Vanderlei Carneiro – Por uma redefinição da narrativa à luz da narratologia contemporânea
José Victor Melo de Lima – Análise socioestilística da variação entre as formas de tratamento tú e usted no espanhol oral de Valência
Jose William da Silva Netto – Desenvolvimento da competência colocacional na produção escrita dos assistentes de professores de inglês em universidades brasileiras
José William da Silva Netto – Análise das estratégias de compreensão idiomática do 1º ao 5º ano escolar
Juliana de Brito Marques dos Santos – Era uma vez… um chapeuzinho, seis surdos, seis histórias
Juliana Geórgia Gonçalves de Araújo – As construções com o verbo botar: aspectos relativos à gramatização
Juliana Geórgia Gonçalves de Araújo – Análise das construções com verbo suporte botar: propriedades gramaticais e discursivas
Juliana Liberato Nobre – Análise sociofuncionalista das formas verbais imperfectivas de passado no espanhol oral de Granada
Juliana Paiva Santiago – O culturema Amélia: uma unidade linguística, ideológica e cultural do português brasileiro
Julianne Larens Lopes – Heterogeneidade marcada e referenciação
Julianne Larens Lopes – Colocações do português brasileiro: tipologia, categorização e construção de uma base de dados
Julio Cesar Dinoa do Nascimento – Marcadores discursivos na norma oral popular de Fortaleza
Julio Cesar Lima Moreira – Alternância subjuntivo/indicativo em orações declarativas independentes sob escopo de modalizadores epistêmicos de dúvida no espanhol na Cidade do México
Julio Cesar Rosa de Araujo – Chat na web: um estudo de gênero hipertextual
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Kaline Araújo Mendes de Souza – O trabalho do professor de português língua estrangeira: o agir no discurso
Kaline Girão Jamison – Movimentos de empatia no discurso da violência conjugal: uma análise linguístico-cognitiva no enquadre comunicativo dos boletins de ocorrência
Karina Aragão de Siqueira – A construção da polêmica racial no fórum virtual – D 305.896081014 S63c (BCH)
Karina Aragão de Siqueira – Ortodoxia e heterodoxia nos relatos do sujeito coletivo mulher vítima de violência doméstica: amar a si mesmo como ao próximo
Karina Gomes de Sena – Anúncios publicitários femininos dos séculos XX e XXI: um olhar à luz do paradigma das tradições discursivas
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Karla Maria Marques Peixoto – Atividades de linguagem de professores de língua materna em formação inicial
Karla Maria Marques Peixoto – Capacidades de linguagem e modelos de leitura mobilizados em livros didáticos de português das décadas de 1970 a 2010
Karoline Torres Ferreira Sabry Monroe – O trabalho prescrito em documentos norteadores do trabalho de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental – Anos Finais – do município de Fortaleza
Katia Cilene David da Silva – Ensino-aprendizagem do espanhol: o uso interlingüístico das vibrantes
Katia Cilene David da Silva – A produção das vogais médias do espanhol na interlíngua de aprendizes cearenses
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Katiuscia de Moraes Andrade – Astrolábio: um corpus de redações escolares do Ceará anotado multidimensionalmente conforme a TEI P5
Kelcilene Virgino Silva de Mesquita – Formação conceitual à luz das teorias de Vygotsky e Nelson
Kélvya Freitas Abreu – Concepções de leitura e de texto subjacentes às provas de vestibular: constatações e implicações para o ensino da língua espanhola
Kennedy Cabral Nobre – Para uma concepção ampliada de cadeia de gêneros
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Kevyn de Araújo Silva – A variação dos pretéritos perfectos no espanhol oral de Montevidéu: uma análise sociolinguística
Kilpatrick Muller Bernardo Campelo – As criacoes lexicais prefixais em Manuelzao & Miguilim, noites do sertao e primeiras estorias de Guimaraes Rosa – D 469.5 C196c (BCH)
Kilpatrick Muller Bernardo Campelo – O estatuto conceitual e funcional das proformas. Pronome: protótipo das proformas
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Kleiane Bezerra de Sá – Emergência de metáforas sistemáticas na conceitualização de violência escolar por professores da Educação Básica em Fortaleza- CE
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Larissa Maria Ferreira da Silva Rodrigues – Atividade de tradução fílmica como instrumento de interação na formação de professores de FLE.
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Laurenci Barros Esteves – Funções discursivas dos processos referenciais de encapsulamento em artigos de opinião
Lavínia Rodrigues de Jesus – O uso do verbo tomar no português escrito dos séculos XIV, XVII e XX
Laysi Araújo da Silva – O papel da instrução com foco na forma (iff) para correção de erros gramaticais na interlíngua de aprendizes de espanhol/le
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Leia Cruz de Menezes – A modalidade deôntica na construção da persuasão em discursos políticos
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Lena Lucia Espindola Rodrigues Figueiredo – Representações do papel docente em Projetos Político-Pedagógicos de Cursos de Letras: análise da arquitetura textual e de papéis semânticos do agir
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Leticia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza – A funcionalidade dos gêneros textuais híbridos para o tratamento da leitura em língua espanhola
Lia Raquel Vieira de Andrade – A constituição paratópica do discurso literomusical de Elomar Figueira de Mello
Lidia Amelia de Barros Cardoso – Diversidade lexical e níveis de proficiência (B2 e C1) em português como língua adicional
Lidianeiza de Moura Timoteo – As manifestações epistêmicas e evidenciais como marcas de (des)comprometimento em artigos científicos
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Liliane Viana Lima – A modalidade facultativa no português falado no Ceará: uma análise baseada na gramática discursivo-funcional
Lilian Pereira Palacio – Produção e interpretação de títulos como indicadores de proficiência em leitura – D418.4 P176p (BCH)
Lindalva Fragoso da Silva – Um estudo sobre o uso das estratégias de hipótese fixa e não acomodativa na leitura de alunos do ensino supletivo – D469.840715 S581e BH (BCH)
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Lissa Mara Saraiva Fontenele – O novo contexto da educação especial: uma pesquisa etnográfico-discursiva sobre identidades profissionais e maternas
Livia de Lima Mesquita – Relações argumentativas entre topoi e lei de inferência
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Lucelane Cordeiro Nojosa de Freitas – Representações e metáforas no discurso do professor: uma análise do gênero relatório
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Luciana Costa Rodrigues de Paula Duarte – O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa.
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Lucineide Matos Lopes – A construção do ethos masculino em anúncios publicitários de perfume à luz de uma análise semiolinguística
Lucineudo Machado Irineu – Representações sociais sobre a latinidade em sites de redes sociais contemporâneas: uma investigação discursivo-ideológica situada no Orkut
Lucineudo Machado Irineu – Latinidade e imagens de si na tradição editorialística do Jornal do Brasil e no Clarín nos séculos XX e XXI: vestígios de mudança e traços de permanência
Luiza de Marilac Veras Uchoa – A interferência da língua materna na produção textual em francês língua estrangeira – D 448.0071 U19i (BCH)
Lyssandra Maria Costa Torres – A persuasão em textos sincréticos: uma leitura semiótica de anúncios do Ministério da Saúde
Lyssandra Maria Costa Torres – A persuasão entre o fazer fazer e o fazer sentir: os regimes de sentido em peças de catálogos de produtos Avon e Natura
Magna Maricelle Fernandes Moraes – Humor, machismo e linguagem: o cruzamento interdiscursivo entre os discursos lúdico e autoritário em piadas ‘machistas’ – D808.882 M822h (BCH)
Maiara Sousa Soares – Processos referenciais por nome próprio como estratégias argumentativas
Manoelito Costa Gurgel – Representações sociais de professores de língua materna em formação inicial sobre o estágio de regência
Manoelito Costa Gurgel – A figuração do agir e os seus efeitos formativos: linguagem, subjetividade, ação e desenvolvimento profissional nas atividades de formação inicial de professores
Marcia Teixeira Nogueira – A aposicao em Lingua Portuguesa – D415 N713a D (BCH)
Marcilene Gaspar Barros – Reescrita e argumentação do(no) texto: intersecções
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Maria Aurora Rocha Costa – Aspectos da complexidade gramatical: uma contribuição para o ensino
Maria Cilania de Sousa Caldas – A inter-relação entre a metafunção composicional e o dispositivo argumentativo na construção da persuasão em e-mails promocionais
Maria Claudete Lima – Elementos para um estudo da voz e, em especial, da voz media em portugues – D469.5 L699e D (BCH)
Maria Claudete Lima – A não-atribuição de causalidade na Crônica Geral da Espanha de 1344
Maria Coeli Saraiva Rodrigues – Multimodalidade e tradição discursiva: um estudo sobre gênero anúncio publicitário
Maria Coeli Saraiva Rodrigues – Tradição discursiva no anúncio publicitário de automóveis: permanências e mudanças do impresso ao digital
Maria da Graça dos Santos Faria – A metadiscursividade em redações dissertativas de vestibulandos
Maria da Graça dos Santos Faria – Alusão e citação como estratégias na construção de paródias e paráfrases em textos verbo-visuais
Maria das Dores Nogueira Mendes – A construção identitária regional pelas topografias discursivas das canções do pessoal do Ceará
Maria das Dores Nogueira Mendes – O duro aço da voz: investimento vocal, cenografia e ethos em canções do Pessoal do Ceará
Maria das Doris Moreira de Araujo – O ensino-aprendizagem da consciência fonológica em materiais didáticos de educação infantil e de séries iniciais do ensino fundamental
Maria das Doris Moreira de Araujo – O desenvolvimento de habilidades metafonológicas em crianças de Educação Infantil ao final do ciclo da alfabetização
Maria das Gracas Rodrigues de Carvalho Musy – Coerencia textual e o processo de revisao: estrategias de alunos universitarios – D401.41 M983c D (BCH)
Maria de Fátima De Sousa Lopes – Análise funcionalista da modalidade deôntica na coluna Confronto das Ideias do jornal “O Povo”
Maria de Fátima Sopas Rocha – A festa do Divino Espírito Santo no Maranhão: uma proposta de glossário
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Maria do Livramento Rios Osterno – A canção engajada nos anos 80: o rock não errou
Maria do Socorro Borges de Oliveira – Versão final em desenvolvimento
Maria do Socorro Cardoso de Abreu – Referencia temporal em narrativas escritas infantis – D028.5 A146r D (BCH)
Maria Ednilza Oliveira Moreira – O processo de revisão da escrita: um estudo do que o docente privilegia no trabalho com o texto
Maria Elisaudia de Almeida Pereira – A construção da argumentatividade em artigos de opinião produzidos por alunos do ensino médio
Maria Elisaudia de Almeida Pereira – Caracterização de fóruns do Ambiente Virtual de Aprendizagem Solar em disciplinas do curso Letras-Português – Versão final em desenvolvimento
Maria Erilan Costa Silva – Proposta de microestrutura para dicionários fraseológicos monolíngues do português brasileiro
Maria Erotildes Moreira e Silva – Estratégias utilizadas por adultos na fase inicial do processo de apropriação da língua escrita
Maria Erotildes Moreira e Silva – Interfaces entre as ações oficiais e as políticas linguísticas para a promoção internacional do português
Maria Fabiola Vasconcelos Lopes – A modalidade deôntica na aula de inglês ministrada em português
Maria Helena Mendonça Sampaio – Digressões avaliativas nas fábulas de Millôr Fernandes: uma questão de estilo
Maria Helena Mendonça Sampaio – Argumentação e diálogo: por uma abordagem pragmático-discursiva das fábulas millorianas
Maria Helenice Araujo Costa – De quadrinhos a narrativas : a recontextualizacao do discurso na escrita infantil – D 401.41 C874d (BCH)
Maria Hermínia Cordeiro Vieira – Variação entre futuro do presente, futuro perifrástico e presente com valor de futuro na mídia cearense impressa
Maria Iesse dos Santos – A construção argumentativa em artigos de opinião – D 070.442014 S236c (BCH)
Maria Irene Lima Mariano – INDISPONÍVEL
Maria Leidiane Tavares Freitas – Constituição de autoria em narrativas de viajantes: entre o sujeito e a designação.
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Maria Lucas da Silva – Oralidade e escrita: uma análise sociolinguística em textos escritos de alunos do ensino fundamental
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Maria Lucidalva Mota de Oliveira – O uso do computador como mediador da produção textual do deficiente mental
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Maria Neile Alves da Silva – Os forrozeiros e seu outro feminino: a constituição discursiva de estereótipos da mulher em canções de Luiz Gonzaga, Jakson do Pandeiro e Dominguinhos
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Maria Polyanne Andrade de Alcantara – O livro didático de língua portuguesa e o tratamento dado ás categorias tempo, aspecto e modalidade: uma análise histórico-comparativa entre as décadas de 1970, 1980, 1990 e 2000
Maria Silane Sousa e Silva – Memória e Identidade: o (s) sentido (s) da humanização da saúde no discurso de professores de psicologia
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Maria Silvana Militao de Alencar – Aspectos sócio-dialetais da língua falada em Fortaleza: as realizações dos fonemas /r/ e /rr/
Maria Teresa Sousa Serpa – Ensino e aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira: análise de crenças no contexto público escolar
Maria Valdenia Falcao do Nascimento – Autoria e posicionamento na produção textual escrita de futuros professores de espanhol como língua estrangeira
Maria Valdenia Falcao do Nascimento – Representação social, avaliação e léxico: um olhar sobre o discurso de professores e tutores do Curso de Licenciatura Letras/ Espanhol da Universidade Federal do Ceará
Maria Vanderlúcia Sousa Tabosa – A variação na concordância nominal de número no falar do Cariri cearense
Maria Vieira Monte Filha – O agir do professor no ensino de gêneros textuais em sala de língua materna.
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Marilene Barbosa Pinheiro – O domínio da ortografia por alunos oriundos da Educação de Jovens e Adultos
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Mayara Arruda Martins – A caracterização dos tipos de dêixis como processos referenciais
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Meire Celedônio da Silva – Letramentos acadêmicos em situação de ensino e aprendizagem de Português Língua Adicional
Meire Virginia Cabral Gondim – Modelos Cognitivos: um estudo intercultural das concepções de violência em jovens brasileiros e franceses
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Orleane de Santana Sá – Análise das técnicas argumentativas da fundamentação do acórdão de cassação do governador e do vice-governador do Maranhão eleitos em 2006
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Priscila Caxilé Soares – O discurso argumentativo em artigos de opinião produzidos por alunos finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa: uma análise à luz da Teoria dos Blocos Semânticos
Priscila Sandra Ramos de Lima – Práticas de leitura de alunos do curso de letras da UFC reveladas em suas narrativas de vida em seu memorial de formação
Priscila Urano de Carvalho Ferreira – Versão final em desenvolvimento
Rachel de Morais D’ippolito – Des investimento figurativo e efeito de realidade no filme Dogville
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Rafael Rodrigues da Costa – A TV na web: percursos da reelaboração de gêneros audiovisuais na era da transmídia
Rafael Rodrigues da Costa – A interface como prática discursiva em redes sociotécnicas: um estudo no YouTube
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Raimundo Luiz do Nascimento – O gênero carta de romeiros escrita pelos devotos do padre Cícero: da estrutura e do uso à conceituação
Raimundo Nonato de Lima – Dialogismo, polifonia e argumentação : efeitos de objetividade/impacialidade na notícia radiofônica – D 070.43014 L71d (BCH)
Raimundo Nonato Moura Furtado – Letramentos e práticas letradas: impactos na formação do professor de espanhol em um polo de educação a distância no interior do Ceará
Raimundo Ruberval Ferreira – Para um vocabulario semi-sistematico da cultura e da industria da rede de dormire um estudo dos movimentos signicos constitutivos de sua linguagem – D745.5 F443p D (BCH)
Raquel Maria da Silva Costa – A alternância das formas pronominais tu, você e o (a) senhor (a) na função de sujeito no português falado em Cametá – PA
Raquel Vieira Sobrinho – Sobre a transgressão: uma análise semiótica da obra lavoura arcaica, de Raduan Nassar
Raudete Cunha Feitosa – Reelaboração de gêneros: uma questão para a sala de aula
Rebeca Sales Pereira – Estratégias discursivas na construção das identidades de profissionais de saúde e usuários do Programa Saúde da Família: uma perspectiva etnográfico-discursiva
Regina Claudia Figueiredo – A interferencia de fatores afetivos na leitura: atitudes do professor e do aluno – D418.4 F492i D (BCH)
Regina Cláudia Pinheiro – Leitura de hipertexto: estratégias metacognitivas usadas por leitores proficientes
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Reginaldo da Silva Domingos – Formas de expressao do futuro no portugues oral culto de Fortaleza – D469.5 D716f D (BCH)
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Richarson Lobo de Andrade – A personalização em e-mails promocionais
Rita de Cassia de Oliveira – A mulher na literatura de cordel : uma abordagem léxico-semântica – D 469.3028 O51m (BCH)
Roberta Gleyciângela Souza Lopes – Mudanças no letramento acadêmico de cursistas do ProfLetras: questões de linguagem e identidade
Rogeria Costa Pereira – Recursos de segmentacao de enunciados emnarrativas de criancas – D469.5 P495r D (BCH)
Rogeria Costa Pereira – Estratégias de reformulação da estrutura silábica complexa na interlíngua de aprendizes brasileiros do alemão como língua estrangeira
Roger Romulo Monteiro de Medeiros – A espacialização e a construção da subjetividade em textos literários
Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa – A aposição encapsuladora em artigos de opinião no português brasileiro: aspectos formais e funcionais
Rosa Virginia Vieira Cintra Grippon – Interferência do português do Brasil na produção das vogais compostas do francês língua estrangeira – D 448.15 G885i (BCH)
Rose Maria Leite de Oliveira – A retificações em textos infantis – D 469.8 O51r (BCH)
Rose Maria Leite de Oliveira – O que revelam os textos das crianças: atividades metalinguísticas na escrita infantil
Rosilene Moreira Baracho – A manifestação da modalidade epistêmica no discurso do professor de ensino fundamental I e médio
Rubens Lacerda Loiola – Metáfora conceitual na construção dos sentidos de textos poéticos – D 469.5 L826m (BCH)
Samantha de Moura Maranhão – O registro de arabismos nos dicionários Novo Aurélio Século XXI, Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e Dicmaxi Michaëlis: moderno dicionário da língua portuguesa
Samela Rocha Barros Pereira – Produção de textos escritos em inglês (l2/le) em celular, tablet e computador
Sâmia Araújo dos Santos – Recursos metadiscursivos de interação em sequência narrativa
Samuel de Carvalho Lima – Letramentos e atividades on-line em Ambiente Virtual de Aprendizagem
Samuel de Carvalho Lima – Ensino de línguas mediado por computador: um estudo das propostas de atividades online para o ensino da compreensão e produção oral em língua inglesa
Samuel Freitas Holanda – A construção biográfica nos evangelhos como fiadora da imagem soteriológica de Jesus
Samuel Freitas Holanda – O discurso em narrativas hierofânicas: construção do ethos em testemunhos de evangélicos pentecostais
Sandra Helena Nunes Sales – Norma e usos na linguagem falada em Fortaleza
Sara de Paula Lima – Avaliação formativa como input para aprendizagem do processo de produção escrita em espanhol de professores em formação
Sara de Paula Lima – Processamento cognitivo da escrita de texto multimodal em espanhol/LE
Sávio André de Souza Cavalcante – Análise sociofuncionalista da ordenação de cláusulas hipotáticas adverbais temporais no Espanhol mexicano oral
Sávio André de Souza Cavalcante – Efeitos prototípicos da intercalação de Cláusulas Hipotáticas Circunstanciais Temporais no Espanhol mexicano oral
Sayonara Melo Costa – Tweet: reelaboração de gêneros em 140 caracteres
Sayonara Melo Costa – Self nas redes sociais da Internet: a construção do eu virtual nas práticas de linguagem
Sayuri Grigorio Matsuoka – A metadiscursividade de processos referenciais
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Sergiana Cortez de Abreu – O contradiscurso de resistência feminista em interações online: estratégias no combate ao antifeminismo
Sérgina Araújo de Alencar – Compreensão da situação-problema, do enunciado e das opções de resposta nas questões do ENEM
Shara Lylian de Castro Lopes – As relações interdiscursivas entre o discurso religioso e o literomusical em canções interpretadas por Luiz Gonzaga
Sheyla Vieira de Lima Lapa – Modalidade deôntica nas explicações e nos exercícios nas gramáticas de língua inglesa
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Silmara Ferreira da Rocha – Funções discursivas dos marcadores metadiscursivos no gênero carta ao leitor
Silvana da Silva Ribeiro – Um estudo das representações da velhice por parte de idosas de uma casa de repouso em Fortaleza-CE: a emergência de vozes silenciosas e silenciadas
Silvana Maria Calixto de Lima – (Re)categorização metafórica e humor: trabalhando a construção dos sentidos
Silvana Maria Calixto de Lima – Entre os domínios da metáfora e da metonímia: um estudo de processos de recategorização
Silvia Cristina Duailibe Costa – (In) competência lingüística: observações e constatações na prática de professores de língua inglesa em formação inicial
Socorro Claudia Tavares de Sousa – Estudo da organização textual argumentativa em editoriais de jornais – D 070.442014 S698e (BCH)
Socorro Claudia Tavares de Sousa – A ação retórica de resenhar na comunidade jornalística: um estudo dos propósitos comunicativos e da avaliação
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Suelene Silva Oliveira Nascimento – A construção multimodal dos referentes em textos verbo-audiovisuais
Susy Anne Almeida Cabral – A construção de identidades em capas de revista: uma investigação semiótica do pleito eleitoral de 2010 para presidente.
Susy Anne Almeida Cabral – A construção de identidades em inscrições urbanas: uma investigação semiótica das inscrições feitas nos campi do Centro de Humanidades da UFC
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Tatiana Maria Silva Coelho Lemson – A sínclise dos substantivos pessoais átonos no português oral culto de Fortaleza: aspectos sociolingüísticos
Tatiana Maria Silva Coelho Lemson – Aposições restritivas no português brasileiro escrito contemporâneo: análise e formalização no modelo da gramática discursivo-funcional
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Teófilo Roberto da Silva – Estudo descritivo da realização das metáforas política externa é guerra e política externa é comércio
Teófilo Roberto da Silva – Interface entre frame, metáfora conceitual e estrutura simbólica: conceitualizações de aprendizagem da língua inglesa
Tercia Montenegro Lemos – Gota d’água: um discurso retextualizador de Medéia
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Thais Yuli Nogueira Sales – Processos referenciais em charges de jornais cearenses sob o aspecto multimodal
Thatiane Paiva de Miranda – A dança dos referentes no espaço virtual da linguagem : uma análise dos processos referenciais nas comunidades do orkut – D 469.5 M646d (BCH)
Thiago Gil Lessa Alves – Elementos para o estudo do modo verbal em português – D469.5 A482e (BCH) D
Thiago Gil Lessa Alves – A Expressão da futuridade nos tipos de discurso do expor e do narrar a partir de textos de língua falada e escrita cearenses
Thiago Ribeiro Mendes – O efeito da instrução explícita de sândis externos da língua inglesa no desenvolvimento da percepção auditiva de aprendizes brasileiros
Tiago Alves Nunes – Do verbal ao imagético: o letramento visual nas abordagens de leitura no ensino de língua portuguesa, inglesa e espanhola
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Ticiane Rodrigues – Tradições discursivas em gêneros jurídicos: um estudo sobre o gênero denúncia em processos criminais dos séculos XX e XXI
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Valdecy de Oliveira Pontes – O pretérito imperfeito do indicativo e as perífrases imperfectivas de passado em contos literários escritos em espanhol: um estudo sociofuncionalista
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Valdinar Custodio Filho – Múltiplos Fatores; Distintas Interações; Esmiuçando o Caráter Heterogêneo da Referenciação
Valney Veras da Silva – O discurso político da legitimização da corrupção parlamentar nas crises políticas da era Lula
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Vanessa Lima Martins – A sequência didática da resenha acadêmica como proposta para o desenvolvimento das capacidades de linguagem na
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Veronica Maria Alves – Uma análise discursiva crítica e multimodal de cadeias intertextuais de memes políticos – Versão final em desenvolvimento
Vicente de Lima Neto – Mesclas de gêneros no Orkut: o caso do scrap
Vicente de Lima Neto – Um estudo da emergência de gêneros no Facebook
Vicente de Paula da Silva Martins – Estratégias de compreensão de expressões idiomáticas por não nativos do português brasileiro
Victor Flávio Sampaio Calabria – O agir do estagiário de docência em italiano representado nos relatórios de regência: uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo
Victor Flávio Sampaio Calabria – O ensino e a aprendizagem do gênero textual redação do ENEM: os mecanismos enunciativos na construção da autoria na argumentação
Victoria Glenda Lopes Batista – Modalidade deôntica e efeitos de sentido em língua espanhola
Vilma Maria Reis Cavalcante – A indeterminacao do sujeito no portugues oral culto de Fortaleza-CE – D469.58131 C364i D (BCH)
Vinícius Araújo Bezerra – Adversidade e resiliência em metáforas sistemáticas na fala dos índios Pitaguary
Vitória Régia Santos Ferreira – Processamento da correferência anafórica de hiperônimos e hipônimos em português brasileiro: evidências de movimentação ocular
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Wesley Linhares Vieira – A comunidade discursiva dos booktubers: percursos de análise de comunidades virtuais
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Yvantelmack Dantas Valerio – Argumentação e metáfora: uma aproximação entre a TAL e a Lingüística Cognitiva
Yvantelmack Dantas Valerio – Simulacros enunciativos e efeitos de blindagem no discurso humorístico
Zuleica de Sousa Barros – Um estudo sociolinguístico dos erros na escrita das crianças dos I e II ciclos