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Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Linguística

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Teses e Dissertações

As teses e dissertações defendidas no PPGL podem ser acessadas diretamente do Repositório Institucional UFC, nos links abaixo:

Dissertações

Teses

Segue uma lista de teses e dissertações, em ordem alfabética pelo nome dos autores.

Para baixar ou visualizar um destes trabalhos, clique em seu link. Trabalhos que não possuem link estão disponíveis para consulta e empréstimo na Biblioteca do Centro de Humanidades, e seus números de chamada estão dispostos ao lado do título. Trabalhos com versões finais em desenvolvimento ainda estão indisponíveis.

Abniza Pontes de Barros Leal – A referencia a personagens na historia ‘chapeuzinho vermelho’ – D401.41054 L47r D (BCH)

Abniza Pontes de Barros Leal – O processo referencial da dêixis: por uma proposta de recategorização

Adriana Maria Melo de Sousa – Acronicos e efeitos de humor em Jose Simao – D469.11 S696a D (BCH)

Adriana Negreiros de Almeida Morais – A intertextualidade nas seções de leitura de livros didáticos

Adriana Paula da Silva Amorim – Aprendendo a produzir notícias na era digital

Adriana Sidralle Rolim de Moura – Letramento familiar e letramento escolar: coexistentes, complementares ou independentes?

Alcides Fernandes de Lima – Socioterminologia da indústria madeireira

Alcioneida de Meneses Costa – O léxico da moda: vestuário da década de 80 – D 746.9209048 C87l (BCH)

Alena Ciulla – A referenciação anafórica e dêitica: com atenção especial para os dêiticos discursivos – D 415 C529r (BCH)

Alena Ciulla e Silva – Os processos de referência e suas funções discursivas: o universo literário dos contos

Alexandra Maria de Castro e Santos Araújo – Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático 

Alexandra Maria de Castro e Santos Araújo – O complexo TAM (Tempo, Aspecto e Modalidade) em materiais didáticos de Francês e Português Língua Estrangeira

Alexandre Melo de Sousa – A expressão do superlativo em colunas sociais – INDISPONÍVEL

Alexandre Melo de Sousa – Desbravando a Amazônia Ocidental Brasileira: estudo toponímico dos acidentes humanos e físicos do Acre

Alexandro Teixeira Gomes – A correção de textos por professores do ensino médio : uma investigação de problemas de coesão em textos escritos – D 469.5 G612c (BCH)

Alexsandro Macedo Saraiva – Comportamento categorizacional na afasia de emissão verbal reduzida:: um estudo comparativo – D469.019 S246c (BCH) D

Aline Fabiola Freitas Mendes – A construção de uma identidade nacional a partir da metadiscursividade em sambas de 1929 a 1945

Aline Fabiola Freitas Mendes – O processo de retextualização na canção para crianças: uma abordagem discursiva

Aline Maria Freitas Bussons – Questão de gosto se discute: um olhar sobre as metáforas, o atraente é gostoso e o prazeroso é gostoso em língua portuguesa – D 469.5 B989q (BCH)

Aline Rocha Pitombeira – Retenção de itens lexicais em contexto de instrução de inglês como língua estrangeira

Aline Rodrigues Nogueira – Processos de lexicalização na interlíngua de alunos aprendizes de inglês: uma análise dos verbos de movimento

Aline Rodrigues Nogueira – A compreensão de unidades fraseológicas por crianças de 4 a 7 anos

Alisson Hudson Veras Lima – A influência da retomada e da distância sintática no processamento de pronomes plenos e nulos em português brasileiro

Alisson Hudson Veras Lima – A distribuição dos nomes repetidos, dos nomes recategorizados, dos pronomes plenos e dos pronomes nulos em função anafórica em Português Brasileiro

Altaila Maria Alves Lemos – A construção da descanção de Tom Zé – D 782.42164014 L576c (BCH)

Aluiza Alves de Araujo – A monotongacao na norma culta de Fortaleza – D469.15 A687m D (BCH)

Alyson Andrade Gonçalves – A recorrência do code-switching em narrativas de experiências nas interações de estrangeiros multilíngues falantes de português brasileiro como língua estrangeira – Versão final em desenvolvimento

Ana Angélica Lima Gondim – Desenvolvimento das capacidades de linguagem através das atividades dos livros didáticos de português língua estrangeira

Ana Angélica Lima Gondim – Formação de professor com foco na produção de material didático de Português Língua Estrangeira

Ana Catia Silva de Lemos Os processos de referenciação dêitica em livros didáticos do ensino médio

Ana Claudia Barbosa Giraud – Discursos e estilos de docentes de língua francesa face à globalização

Ana Cristina Cunha da Silva – A produção e percepção do acento em pares mínimos de língua inglesa por aprendizes brasileiros

Ana Cristina Cunha da Silva – O uso de redes neurais auto-organizáveis na análise da transferência de conhecimentos prosódico em aprendizes brasileiros de língua inglesa

Ana Cristina Lobo Souza – Hipertextualidade: uma abordagem enunciativa de hipertextos

Ana Edilza Aquino de Sousa – O discurso do professor sobre o ensino da gramática em sala de aula de português língua estrangeira

Ana Edilza Aquino de Sousa – A mobilização de saberes no ensino da gramática em sala de aula de português língua estrangeira

Ana Glaucia Jeronimo de Santiago – A metátese da consoante vibrante /r/ nos padrões silábicos CVC e CCV(C) no português falado de Russas/CE: uma abordagem sócio-dialetal – D 410.98131 S226m (BCH)

Anairan Jeronimo da Silva – O léxico do Tambor de Mina: uma proposta de glossário da linguagem afro-religiosa em São Luís

Ana Keyla Carmo Lopes – Uma colônia de gêneros anúncios

Ana Keyla Carmo Lopes – A natureza multimodal de uma constelação de gêneros cartas

Ana Lúcia Rocha Silva – Morfologia derivacional da língua portuguesa: o sufixo -vel na formação dos adjetivos

Ana Lúcia Rocha Silva – A construção da moldura argumentativa em sentenças judiciais

Ana Maria Pereira Lima – Descricao do genero carta de leitor – T410.14109 L696d T (BCH)

Ana Maria Pereira Lima – Práticas de letramentos e inclusão digital na aula de língua portuguesa

Ana Maria Sá Martins – Representações do feminino: uma análise discursiva dos perfis jornalísticos de O Estado do Maranhão

Ana Patricia Nascimento Moreira – Elementos de Semiótica Discursiva para o estudo e a prática de tradução

Ana Paula Lima de Carvalho – Sobre intertextualidades estritas e amplas

Ana Paula Martins Alves – O discurso argumentativo em cartas de reclamação produzidas por alunos do 4º ano do ensino fundamental

Ana Paula Martins Alves – A compreensão de verbos psicológicos por crianças falantes do português brasileiro com idade entre 3 e 8 anos

Ana Paula Rabelo e Silva – Os objetos diretos no português do Brasil: uma proposta de caracterização – D469.5 S578o (BCH)

Ana Paula Rabelo e Silva – Os processos de letramentos nas transformações de identidades de três gerações de mulheres escolarizadas

Ana Paula Silva Vieira Trindade – As orações pseudo-relativas modalizadoras: aspectos formais e funcionais

Ana Paula Silva Vieira Trindade – Uma análise funcionalista das orações pseudorrelativas modalizadoras

Ana Raquel Montenegro Assuncao – Estudo das unidades fraseológicas na linguagem forense dos juízes federais

Ana Silvina Ferreira Fonseca – As estratégias evidenciais no material didático impresso para EaD

Andréa Feitosa dos Santos – Movimento do verbo e categorias vazias em I e V em um fragmento de gramática computacional do português

Andréa Feitosa dos Santos – Uma gramática LFG-XLE para o processamento sintático profundo da frase do português brasileiro

Andreia Turolo da Silva – Affordances e restrições na interação interpessoal escrita online durante a aprendizagem de inglês como língua estrangeira

Andrea Michiles Lemos – As estratégias de interpretação de unidades fraseológicas do português para Libras em discursos de políticos

André Silva Oliveira – Modalidade volitiva em língua espanhola nos discursos do Papa Francisco em viagem apostólica

Angelane Faustino Firmo – A hibridização dos subsistemas atitude e gradação no gênero Memórias Literárias

Angelane Faustino Firmo – A Atitude e a Gradação em charges: uma proposta de modelo de análise avaliativa intersemiótica

Antenor Teixeira de Almeida Junior – Estratégias de compreensão leitora por alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas de Fortaleza

Antenor Teixeira de Almeida Junior – Espaços e atratores: estratégias de categorização na emergência de interferências sobre a conceitualização de violência

Antidio Barbosa de Oliveira Filho – A formação de palavras por prefixo na terminologia científica

Antonia Sergiana Tavares de Oliveira – Letramento literário e escolarização – limites e possibilidades

Antonia Suele de Souza Alves – Anáforas indiretas: uma rediscussão dos critérios classificatórios

Antonia Suele de Souza Alves Pereira – Funções discursivas dos processos anafóricos – uma rediscussão dos critérios de análise

Antonia Valdelice de Sousa – Compreensão de textos argumentativos por leitores do ensino fundamental

Antonia Valdelice de Sousa – Compreensão de textos narrativos e argumentativos dialógicos por leitores do ensino fundamental

Antonio Augusto Araújo Machado – Estudo das representações sociais do gênero feminino em piadas sobre a mulher

Antonio Bosco Luna Gomes – A emergência do gênero carta – D469.8 G612e (BCH)

Antonio Bruno Sales Dias – Discurso e poder nas denominações de bairros de Fortaleza

Antonio Duarte Fernandes Tavora – Forma, função e propósito na constituição do gênero textual mala direta – D 659.133014 T237f (BCH)

Antonio Duarte Fernandes Tavora – Construção de um conceito de suporte: a matéria, a forma e a função interativa na atualização de gêneros textuais

Antônio Felipe Aragão dos Santos – A manifestação da relação de poder na interação verbal do estagiário em sua prática docente.

Antônio Felipe Aragão dos Santos – A morfogênese do agir professoral no discurso do professor em formação sobre ensino de língua francesa

Antonio Lailton Moraes Duarte – As marcas de subjetividade na retextualização de termos de depoimentos oriundos de audiências de instrução penal – D 469.5 D87m (BCH)

Antonio Luann Ferreira Taveira – A ambivalente figura sol nas letras de canções do pessoal do Ceará

Antonio Roberto Ferreira Aragao – A árvore da vida: terminologia da cera de carnaúba no português do Brasil

Argus Romero Abreu de Morais – Língua, discurso e identidade(s): quem é o jovem excluído para o Projovem Urbano?

Ariane de Queiroz Sousa – Reparos espontaneos em producoes escritas de criancas de series iniciais – D401.41 S696r D (BCH)

Arlon Francisco Carvalho Martins – Terminologia do ciclo de produção do alumínio: bauxita, alumina e alumínio

Aucélia Vieira Ramos – (Re) Singularizações das práticas linguageiras de profissionais da educação mediadas por e-mail

Aurea Suely Zavam – Repeticao lexical em narrativas escritas infantis

Aurea Suely Zavam – Por uma abordagem diacrônica dos gêneros do discurso à luz da concepção de tradição discursiva: um estudo com editoriais de jornal

Aurenivia Ferreira da Silva – Um estudo da realização da seqüência narrativa no gênero notícia

Avanuzia Ferreira Matias – Intertextualidade e ironia na interpretação de charges

Barbara Amaral de Andrade Furtado – A concordância de número em predicativos do sujeito: variação linguística em Fortaleza

Barbara Olimpia Ramos de Melo – A apropriação dos gêneros textuais: concepções, diretrizes e expectativas na alfabetização de jovens e adultos

Barbara Olimpia Ramos de Melo – Letramento e apropriação do gênero textual carta de reclamação no contexto da educação de jovens e adultos

Beatriz Furtado Alencar Lima – Múltiplos letramentos de pessoas com deficiência visual: uma pesquisa discursiva de caráter etnográfico

Benedita Maria do Socorro Campo de Sousa – A Polidez em entrevistas de falantes de língua portuguesa de Cabo-Verde e Timor Leste

Benigna Soares Lessa Neta – Estudo das propostas de produção textual escrita dos livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental anos finais de 1960 a 2020

Benedito Gomes Bezerra – A distribuição das informações em resenhas acadêmicas

Betânia Maria Gomes Raquel – Sociolingüística, política educacional e a escola pública estadual de Fortaleza/CE: correlações teórico-metodológicas e político-pedagógicas

Betânia Maria Gomes Raquel – Competências sociolinguísticas na escola pública cearense: saberes, atitudes linguísticas e práticas pedagógicas de docentes no 5º ano do Ensino Fundamental

Bianca Neves Acevedo Carvalho Gonzalez – Posicionamentos discursivos na música popular brasileira para crianças

Brenda Kessia Arruda de Souza – Estudo sobre a aprendizagem de pseudopalavras por sinestetas dias da semana, meses do ano e grafema-cor

Bruno Diego de Resende Castro – Relação entre organização retórica e cultura acadêmica em pré-projetos de pesquisa em linguística e literatura

Camila Maria Marques Peixoto – Análise da proposta de planejamento de aulas de leitura do material didático do Projovem

Camila Maria Marques Peixoto – Representações do agir docente: análises de re-configurações do agir no discurso do professor

Camila Stephane Cardoso Sousa – A gradação em narrativas infantis

Camila Stephane Cardoso Sousa – Critérios para a descrição de textos orais sob a concepção da Linguística Sistêmico-Funcional

Carla Rafaela Gaede – A comunidade discursiva virtual sociedade Senhor dos Anéis: caracterização e condições de participação – D 469.5 G121c (BCH)

Carlos Alberto de Souza – A linguagem regional-popular nos romances de Rachel de Queiroz

Carlos Alberto Moreira Saraiva – Atlas Fonético e Léxico-Semântico da Região do Cariri cearense (Alicace)

Carlos Magno Viana Fonseca – Escavando o discurso e encontrando o sujeito: uma arqueologia das heterogeneidades enunciativas

Carmem Silvia de Carvalho Rêgo – Tendências do pop nacional: o discurso tribalista na canção de Arnaldo Antunes

Carolina Morais Ribeiro da Silva – Processamento do texto escrito em inglês, com e sem inserção de glossários multimidiáticos

Cellina Rodrigues MunizVersão final em desenvolvimento

Cesar Nilton Maia Chaves – Metáfora e humor: humorísticas peripécias de um macaco sabido – D 401.9 C438m (BCH)

Cibele Gadelha Bernardino – Depoimento dos alcoólicos anônimos: um estudo do gênero textual

Cibelle Correa Beliche Alves – O uso do Tu e do Você no português falado no Maranhão

Cicero Anastacio Araujo de Miranda – Abordagem ideológica da representação social de professores universitários sobre a formação de docentes de E/LE

Cicero Anastacio Araujo de Miranda – Análise ideológica do discurso sobre formação de professores de Língua Espanhola no Brasil

Cid Ivan da Costa Carvalho – Transdutor de estados finitos para conversão de grafema para a pronúncia da variedade linguística potiguar

Claudenia de Paula Lemos – Multimodalidade no discurso preventivo de cartazes do Programa Saúde da Família

Claudia Ramos Carioca – A manifestação da evidencialidade nas dissertações acadêmicas do português brasileiro contemporâneo

Claudia Ramos Carioca – A evidencialidade em textos acadêmicos de grau do português brasileiro contemporâneo

Clealdo Pinto Júnior – O preenchimento e o apagamento do pronome sujeito de 1ª pessoa do singular: uma análise variacionista no falar fortalezense

Cleide Bezerra Ribeiro – Articulação hipotálica adverbial e argumentação: uma análise do uso das orações concessivas em artigos de opinião e editoriais

Cleide Bezerra Ribeiro – A expressão da concessividade no gênero notícia: uma estratégia argumentativa

Clemilton Lopes Pinheiro – A relativizacao no portugues oral culto de Fortaleza – D469.58131 P718r (BCH)

Clerton Luiz Felix Barboza – Efeitos da palatização das oclusivas alveolares do português brasileiro no percurso de construção do inglês língua estrangeira

Cristiana Dantas da Rocha Lima – Análise de relatórios de observação de aula: uma abordagem interacionista sociodiscursiva

Cristiana Gomes de Freitas Menezes Martins – Avaliação de softwares educativos para desenvolvimento da pronúncia do inglês como língua estrangeira e/ou segunda língua

Cristiane Alves Silva – A ruptura da narratividade tradicional nas cenas enunciativas das canções do tropicalismo

Cristiane da Silva Baltor – Os impactos do PIBID na formação inicial de professores de Língua Portuguesa

Cristiane Rodrigues Vieira – Recursos Avaliativos nas crenças de professores de língua inglesa sobre aspectos de sua atuação pedagógica

Cristina Marcia Maia de Oliveira – A organização retórica de artigos de opinião na imprensa e no jornal escolar – D 808.8023 O46o (BCH)

Damiao Carlos Nobre Juca – A organização retórico-argumentativa da seção de justificativa no gênero textual projeto de dissertação

Daniel de Franca Brasil Soares – Adjetivos adverbializados: análise léxico-funcional e implementação computacional

Dannytza Serra Gomes – Língua Brasileira de Sinais: escolhas lexicais e desenvolvimento do tópico discursivo

Dannytza Serra Gomes – Língua brasileira de sinais: fala-em-interação entre surdos

Débora Maria Rodrigues – A interação em anúncios publicitários

Deline Maria Fonseca Assuncao – Organização discursiva da festa do bumba-meu-boi do Maranhão – D781.620098121 A873o (BCH)

Diana Paula Farias Tavares – Processos de recategorização: uma proposta classificatória – D 469.5 T229p (BCH)

Djavam Damasceno da Frota – Do verso ao ideograma: percurso de uma forma semiótica na enunciação do Grupo Noigandres

Dulcilene Rodrigues da Silva Barreto – A conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados: percorrendo veredas entre mente e linguagem dos alunos da Educação Básica.

Edelyne Nunes Diniz de Oliveira – Intergenericidade e encenação argumentativa na construção de sentidos em anúncios publicitários

Eder Gomes Pessoa – Potencialidades de objetos de aprendizagem em repositório digital para o ensino da língua inglesa

Ediene Pena Ferreira – Gramaticalização e auxiliaridade: um estudo pancrônico do verbo chegar

Ednardo Luiz da Costa – A formação de palavras no português do brasil: um estudo dos sufixos -eir e -ud numa abordagem computacional

Ednusia Pinto de Carvalho – A atenuação retórica em artigos de pesquisa: um estudo contrastivo com base em corpora

Edson Souza Silva – A reelaboração do meme nas redes sociais da internet: uma análise dos processos de produção do gênero

Eduardo Jorge Tabosa Batista – A interlíngua de surdos falantes de Libras: uma análise de erros em produções textuais escritas em português como L2

Elaine Carvalho Chaves Hodgson – Breaking down and building up: metáforas conceituais e ensino/aprendizagem de verbos de duas ou mais palavras

Elaine Cristina Forte Ferreira – O espetáculo vai começar… estudo da oralidade através de improvisações teatrais

Elaine Cristina Forte Ferreira – A oralidade como objeto de ensino: por uma perspectiva de desenvolvimento da língua oral a partir do gênero debate

Elaine de Lima OliveiraVersão final em desenvolvimento

Eleonora Soares Godinho – A Compreensão leitora nos livros didáticos destinados ao ensino médio – D 373.1320981 G53c (BCH)

Eliabe dos Santos Procopio – A expressão da modalidade deôntica no corpus brasileiro de língua espanhola (séculos XVI- XVII)

Eliane Pereira Machado Soares – As palatais lateral e nasal no falar paraense: uma análise variacionista e fonológica

Elias Maurício da Silva Rodrigues – Glossário eletrônico da terminologia da farinha de mandioca na Amazônia paraense

Elisangela Oliveira Viana – Estratégia de construção do ethos gay masculino no blog katylene.com: um estudo da multimodalidade e das gírias gay – Versão final em desenvolvimento

Elinaldo Soares Silva – Formação do professor de produção escrita em língua materna: da idealização à concretização

Elisabeth Linhares Catunda – Um estudo do gênero jurídico acórdão

Elisabeth Linhares Catunda – Polifonia e discurso jurídico: um estudo das vozes nas sentenças

Elisangela Nogueira Teixeira – Preferências sintáticas e semânticas no processamento da correferência anafórica: evidências de movimentação ocular

Elisbeth Nozoza de Alencar – O tópico discursivo nas dissertações de alunos do ensino médio

Eliúde Costa Pereira – Interação em ambientes virtuais de aprendizagem: footings e preservação de faces em e-fóruns educacionais

Eliúde Costa Pereira – Tecnologia educacional e letramento digital: um estudo de caso de vários contextos de uma escola pública

Emanoel Barbosa de Sousa – A ciência linguística e as várias culturas disciplinares no gênero projeto de pesquisa na graduação em letras

Emanuela Monteiro Gondim – Os processos de gramaticalização e de lexicalização dos advérbios em -mente no português dos séculos XIV, XVI e XX

Emanuela Monteiro Gondim – Flutuação categorial entre advérbios e adjetivos com função adverbial

Emanuelle Sales Cavalcante – Atividades de produção oral em língua inglesa na EaD: um estudo na licenciatura à distância de letras inglês da Universidade Federal do Ceará

Emerson Gonzaga dos Santos – Leitura de textos eletrônicos em inglês/LE: um estudo exploratório via rastreamento ocular

Erasmo de Oliveira Freitas – Modalidade no gênero webcomentário do jornal O Povo: efeitos de sentido e relação com o mídium digital

Erasmo de Oliveira Freitas – Uma proposta de descrição para gêneros multimodais animados

Erica Pires Conde – Análise dos critérios de avaliação e tipos de correção da produção escrita na escola pública e particular – D469.8 C749a (BCH)

Érica Nailde Nunes Barroso – Modos escalares e tensividade semiótica na canção popular brasileira

Eveline Tomaz Souza – Uso dos pronomes pessoais e possessivos da língua inglesa na produção escrita de brasileiros aprendizes de inglês como primeira e segunda língua estrangeira

Evilásio do Nascimento Silva – Do destacamento de enunciados à produção de discursos sobre língua: as dimensões de uma polêmica midiática – Versão final em desenvolvimento

Expedito Eloisio Ximenes – Os clíticos nos autos de querella do século XIX, no Ceará. Edição filológica e análise lingüística, volume I : análise linguistica

Expedito Eloisio Ximenes – Estudo filológico e linguístico das unidades fraseológicas do judiciário colonial brasileiro

Fabiana dos Santos Lima – Atlas Linguístico Léxico-Semântico de Iguatu (ALIg)

Fabiana dos Santos Lima – Atlas Linguístico dos Sertões Cearenses (ALSCE)

Fabio Delano Vidal Carneiro – A argumentação nos textos de opinião do jornal escolar: composições e operações discursivo-enunciativas

Fábio Fernandes Torres – O gerúndio na expressão de tempo futuro: um estudo sociofuncionalista

Fábio Fernandes Torres – Os domínios funcionais do gerúndio em Língua Portuguesa

Fábio Rodrigo Bezerra de Lima – Incorporação das tecnologias digitais no ensino de inglês na escola pública por graduados nas modalidades a distância e presencial da UFC

Felipe de Almeida e Silva Pinheiro – As consignas de ensino em livros de francês destinados a adultos migrantes – Versão final em desenvolvimento

Felipe Saraiva Nunes de Pinho – O pop não poupa ninguém: relações discursivas entre o pop rock e a pós-modernidade.

Felipe Sousa Sampaio – Análise acústica do schwa na produção oral de aprendizes brasileiros de Francês Língua Estrangeira em diferentes níveis de aprendizagem

Fellyp Gabriel de Sousa Pereira – Os processos de (re)elaboração de gêneros no Facebook : um estudo sobre as práticas discursivas na fanpage do Sensacionalista

Fernanda Carneiro Cavalcanti – A análise da expressão convencional cabra sob a perspectiva da teoria dos modelos cognitivos idealizados

Flávia Campos Lima – A construção do ethos docente na perspectiva da autoconfrontação: um estudo de caso

Flávia Cristina Candido de Oliveira – Sequência narrativa: narrativa ou script? um estudo da infraestrutura em produções textuais de 6º ano

Flávia Cristina Candido de Oliveira – Um estudo sobre a caracterização do gênero redação do Enem

Flavia Mauricia Pereira de Carvalho – Variação e funcionalidade modo-temporal no português oral de Fortaleza/CE: futuro do pretérito versus pretérito imperfeito na codificação da eventualidade em construções condicionais

Flavia Mauricia Pereira de Carvalho – A multifuncionalidade do futuro do pretérito nos séculos XVIII, XIX e XX: uma análise (socio)funcionalista em revistas históricas do Instituto do Ceará

Franciclé Fortaleza Bento – Escrita acadêmica em contexto colaborativo online: a prática da resenha em ambiente wiki

Francimary Macêdo Martins – Compilação, anotação e análise linguístico-computacional de um corpus de textos literários dos séculos XIX e XX: corpus Coelho Neto

Francisca Jocineide de Alencar Silva – A variação pronominal nós e a gente na fala de Fortaleza

Francisca Liliane da Costa Domingos – Aprendizagem formal de fonologia e seus efeitos na pronúncia dos sons vocálicos do inglês de aprendizes brasileiros

Francisca Monica da Silva – Chats e e-fóruns na Ead virtual: links entre mediação pedagógica e hipertextualidade

Francisca Natalia Sampaio Pinheiro Monteiro – Fala, professor! Um estudo variacionista de atos de comandos proferidos por professores de Fortaleza/CE

Francisca Nildene Nogueira – Mecanismos de referenciação nos textos escritos de alunos no Ciclo de Alfabetização

Francisca Tarciclê Pontes Rodrigues – Concepção de leitura das orientações curriculares para o ensino médio

Francisca Tarciclê Pontes Rodrigues – A argumentação no discurso científico de pesquisadores da linguística

Francisco Alerrandro da Silva Araújo – Produção das vogais altas /i/ e /u/ em sílabas postônicas finais no falar popular de fortalezenses

Francisco Edmar Cialdine Arruda – Microestrutura de um dicionário de latim para alunos iniciantes

Francisco Ednardo Pinho dos Santos – Restrições à atribuição de funções semânticas e sintáticas: um estudo funcionalista sobre inadequações na construção do enunciado em redações escolares

Francisco Elton Martins de Souza – Abordagens de ensino de gramática em exercícios de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio

Francisco Elton Martins de Souza – Abordagens de ensino de gramática em exercícios morfológicos e morfossintáticos de gramáticas didáticas da Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio

Francisco Jardes Nobre de Araújo – A variação do TE/LHE em cartas pessoais de cearenses no século XX

Francisco Jardes Nobre de Araújo – Formas de tratamento no português brasileiro do século XX: conservação e variação em cartas pessoais do Norte e Nordeste

Francisco Gleiberson dos Santos Nogueira – Voz passiva analítica: análise léxico-funcional com implementação computacional no XLE

Francisco Marques Sampaio – Funções discursivas do Infográfico da webnotícia do G1

Francisco Rafael Mota de Sousa – Abordagens de ensino das classes de palavras invariáveis em livros didáticos de Língua Portuguesa entre 1999-2020 – Versão final em desenvolvimento

Francisco Rogiellyson da Silva Andrade – Autoconceitos de leitura erigidos a partir de narrativas de vida de professores alfabetizadores

Francisco Roterdan Fernandes Damasceno – Os processos de referenciação e recategorização em tomadas de depoimento de acusados

Francisco Roterdan Fernandes Damasceno – A argumentação sob o prisma da problemática da influência no processo de extradição de Cesare Battisti

Francisco Sandro Martins – A tomada de perspectiva e mudança do frame de referência em descrições especiais – 401.9 M343t D (BCH)

Francisco Talvanes Sales Rocha – Manguebit: uma discursividade literomusical guerrilheira

Francisco Tarcizio Cavalcante Benevides Junior – Estratégias de aprendizagem de anglês como língua estrangeira em EaD

Francisco Walisson Ferreira Dodó – A coesão nominal em livros didáticos do Ensino Médio: uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo

Francisco Walisson Ferreira Dodó – A coesão nominal e a conexão no gênero textual redação do ENEM produzido por alunos ingressantes no Ensino Médio

Franklin Oliveira Silva – Processos de referenciação no gênero notícia – D 070.43014 S58p (BCH)

Franklin Oliveira Silva – Formas e funções das introduções referenciais

Geania Nogueira de Farias – As imagens discursivas do brasileiro nas canções de Gonzaguinha

Geania Nogueira de Faria – Ludicidade e infância na constituição do discurso literomusical brasileiro para crianças

Genesson Johnny Lima Santos – Para um bom entendedor certas palavras bastam: uma análise léxico-discursiva das representações sobre o espanhol por alunos da rede pública cearense de ensino

Geórgia Maria Feitosa e Paiva – A polidez lingüística em sala de bate-papo na internet

Geórgia Maria Feitosa e Paiva – A influência da terceira parte na mudança de footing em chats educacionais

Georgiana Márcia Oliveira Santos – A terminologia do reggae ludovicense: uma abordagem socioterminológica

Georgiana Márcia Oliveira Santos – Um saber semioticamente construído: a visão de mundo no léxico do Quilombo Jamary dos Pretos – Turiaçu/MA

Georgyana Patricia Rodrigues Melo – Do bebedor-problema ao cidadão: uma análise do ethos discursivo do alcoólico anônimo.

Geraldo Tacidalio Fernandes – Elementos para uma sistematizacao dos termos da Farmacia: uma abordagem terminologica – D615.1 F398e D (BCH)

Gerlylson Rubens dos Santos Silva – Manifestações avaliativas de engajamento no gênero relatório de pesquisa produzido por alunos do ensino médio

Germana da Cruz Pereira – As representações do gênero feminino no seriado televisivo A grande família: uma análise crítica do discurso imagético-verbal

Gezenira Rodrigues da Silva – Aspecto verbal: uma abordagem semântico-discursiva

Gezenira Rodrigues da Silva – O luto materno em narrativas de vida e de morte: uma abordagem sociológico-discursiva da perda

Giselli Freitas Neves – Aposições não restritivas nominais em artigos de opinião

Gislene Lima Carvalho – As unidades fraseológicas no ensino de português língua estrangeira: os últimos serão os primeiros

Glenda Miranda Moura – Cantar A palo seco: o papel do intérprete na geração do sentido na canção

Gustavo Cândido Pinheiro – A (re)produção e a interpretação de ideologias linguísticas no contexto da UNILAB

Gustavo Maciel de Oliveira – O percurso semiótico do desespero no romance Angústia, de Graciliano Ramos

Halysson Oliveira Dantas – Estudo da rede de remissivas em dicionários escolares

Halysson Oliveira Dantas – Interfaces entre links e remissivas na construção das redes medioestruturais de dicionários online e impressos de língua materna

Hans Peter Wieser – A produção discursiva da moral no gênero fofoca: elementos para uma descrição micro e macrossocial da conversação cotidiana

Hélio Leonam Barroso Silva – Expansão do MorphoBr através da modelagem computacional de processos de formação de palavras em português

Heloísa Reis Curvelo – Topônimos maranhenses: testemunhos de um passado ainda presente

Heloísa Reis Curvelo Matos – Análise toponímica de 81 nomes de bairros de São Luís/MA

Hermínia Maria Lima da Silva – As práticas intertextuais hiperestéticas em obras de conteúdo bíblico

Hildenize Andrade Laurindo – O contraste definido/indefinido em narrativas orais de criancas e adultos – D401.41 L418c D (BCH)

Hildenize Andrade Laurindo – O percurso histórico-discursivo do gênero anúncio publicitário em jornais de Fortaleza dos séculos XIX e XX: entre recorrências, variações e transgressões

Hugo Leonardo Pereira Magalhães – Análise sociofuncionalista da variação de concordância verbal em construções de voz passiva sintética em textos jornalísticos cearenses

Ieda Carvalhedo Barbosa – A referência espacial em narrativas escritas infantis – D 401.9 B195r (BCH)

Ingrid dos Santos Rocha – Para uma abordagem semiótica dos gêneros do discurso

Iray Almeida Bezerra – As teorias argumentativas subjacentes em propostas de produção de textos em livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio

Irlana Policarpo Moita Sousa – Construção da referência anafórica a personagens em narrativas escritas – D 372.634 S696c (BCH)

Isabel Muniz Lima – A interação escrita professor-aluno em contexto de uso da metodologia da aprendizagem cooperativa a partir de um estudo sistêmico-funcional do gênero processamento de grupo

Isabel Roque Viana – A organização narrativa nos récits de vie

Izabel Larissa Lucena Silva – A expressão da evidencialidade no discurso político: uma análise da oratória política da Assembléia Legislativa do Ceará

Izabel Larissa Lucena Silva – A expressão da evidencialidade no português escrito do século XX no contexto dos gêneros textuais

Jaciara Lemos Botelho – A organização textual de relatórios de estágio escritos por professores de Língua Portuguesa em formação inicial

Jader Martins Rodrigues Junior – Letramento de professores de inglês em formação: novas perspectivas?

Jamille Sainne Malveira Forte – Funções textual-discursivas de processos intertextuais

Jammara Oliveira Vasconcelos de Sá – As funções cognitivo-discursivas das anáforas encapsuladoras

Jammara Oliveira Vasconcelos de Sá – Argumentação e processo referencial anafórico no anúncio publicitário de cosmético

Jamyle Sales de Azevedo – Análise das Representações Discursivas acerca do Conceito de Leitura na Voz de Professores do 3º ano do Ensino Fundamental – Versão final em desenvolvimento

Janaica Gomes Matos – As funções discursivas das recategorizações

Janaica Gomes Matos – As redes referenciais na construção de notas jornalísticas

Janicleide Vidal Maia – A leitura crítica a partir da interpretação de charges jornalísticas

Janicleide Vidal Maia – Ethos docente na narrativa tecnoautobiográfica: corporificação, ressignificação e autorreflexão da imagem de si em récits de vie de professores

Jean Carlos Silva Lacerda – O uso variável do modo imperativo na fala de Fortaleza

Jeane Maria Alves de Mendonça – A expressão de obrigação em Fortaleza/CE: Ter, Dever e Precisar em variação

Jéssika de Oliveira Brasil – As formas de tratamento tú, vos e usted nos livros didáticos de espanhol do PNLD (2012 – 2018): uma análise sociolinguística

Joana D Arc Oliveira Cruz Pinheiro – Os processos dêiticos no discurso literário

Joao Batista Costa Goncalves – Para uma abordagem da chamada derivacao regressiva em portugues – D415 G626p D (BCH)

Joao Batista Costa Goncalves – Poder e afeto nas narrativas bíblicas: uma análise da construção do Ethos discursivo nas parábolas contadas por Jesus

Joao Bosco Figueiredo Gomes – Item lexical ser: a trajetoria para a afirmacao no dialetode Fortaleza – D413.028 F488i D (BCH)

Joao Bosco Figueiredo Gomes – O percurso de gramaticalização de é que: um estudo pancrônico

João Carlos Rodrigues da Silva – A construção da argumentação na crônica ‘Doa a quem doer’ – D 070.442014 S58c (BCH)

Joao Da Silva Araujo Junior – Tecnologias digitais e autonomia: a aquisição de segunda língua sob a ótica da complexidade

João Marcos Munguba Vieira – The Brazilian Portuguese eye tracking corpus with a predictability study focusing on lexical and partial prediction

João Paulo Eufrazio de Lima – Blog(ueiros): critérios para o estudo de comunidades discursivas globais e locais

João Paulo Eufrazio de Lima – A ação de blogagem: uma constelação de gêneros na web

João Paulo Ferreira Maia – Variação na concordância verbal com nomes coletivos em Fortaleza-CE

Joao Paulo Rodrigues de Lima – A emergência de metáforas na fala sobre violência urbana: uma análise cognitivo-discursiva

João Tobias Lima Sales – Desenvolvimento das habilidades orais e escritas em língua estrangeira por professores de inglês em formação nas modalidades presencial e à distância

Jonildo Eufrazio de Lima – Aquisição da escrita na alfabetização de adultos – D374.012 L698a (BCH) D

Jordane Fernandes Alves – A alternância subjuntivo/indicativo em orações independentes na fala do Cariri

Jorge Luis Queiroz Carvalho – Tradições discursivas em resenhas acadêmicas: mudanças e permanências entre os séculos XX e XXI

Jose Albert Campos Uchoa – A sinalizacao de limites e conexoes sintagmaticos por elementos prosodicos no dialeto de Fortaleza – D469.15 U19s D (BCH)

Jose Alber Campos Uchoa – Os modificadores lexicais do sintagma nominal no português brasileiro contemporâneo: uma análise baseada na Gramática Discursivo-Funcional

Jose Americo Bezerra Saraiva – A seleção lexical à luz da função poética em textos de Caetano Veloso

Jose Americo Bezerra Saraiva – Pessoal do Ceará: A identidade de um percurso e o percurso de uma identidade

José Araújo Chaves Júnior – Funções discursivas dos processos intertextuais por copresença em gênero resenha acadêmico-crítica – Versão final em desenvolvimento

Jose Bento da Silva – Vocabulario da construcao civil na linguagem dos pedreiros,em Limoeiro-CE – D693 S58v D (BCH)

Jose de Ribamar Dias Carneiro – A paráfrase linguística em textos orais – D 410 C289p (BCH)

Jose Edvaldo Ferreira Alves Neto – Compreensão leitora de alunos do terceiro ano do ensino médio da rede estadual

José Elderson de Souza Santos – Plágio, sanções sociais e marcas intertextuais

José Roberto Amaya Valencia – Os caminhos do leitor crítico na internet: um olhar à luz da Teoria da Complexidade

Josely Teixeira Carlos – Muito além de “apenas um rapaz latino-americano vindo do interior”: investimentos interdiscursivos das canções de Belchior

José Olavo da Silva Garantizado Júnior – Preliminares para a definição da coerência/coesão

José Olavo da Silva Garantizado Júnior – Estudo da argumentação sob uma perspectiva textual e retórica

Jose Roberto Alves Barbosa – Abordagem do professor de inglês em relação aos “erros” de pronúncia dos aprendizes

Jose Roberto de Souza Brito – Análise variacionista do clítico das estruturas de-transitivas mediais no português oral popular de Fortaleza

José Társio Menezes Pinheiro – Estratégias de comunicação na interlíngua de aprendizes de inglês como língua estrangeira

Josete Marinho de Lucena – Uma palmeira em muitos termos: a terminologia da cultura agroextrativista, industrial e comercial do coco babaçu

Jose Vanderlei Carneiro – Por uma redefinição da narrativa à luz da narratologia contemporânea

José Victor Melo de Lima – Análise socioestilística da variação entre as formas de tratamento tú e usted no espanhol oral de Valência

Jose William da Silva Netto – Desenvolvimento da competência colocacional na produção escrita dos assistentes de professores de inglês em universidades brasileiras

José William da Silva Netto – Análise das estratégias de compreensão idiomática do 1º ao 5º ano escolar

Juliana de Brito Marques dos Santos – Era uma vez… um chapeuzinho, seis surdos, seis histórias

Juliana Geórgia Gonçalves de Araújo – As construções com o verbo botar: aspectos relativos à gramatização

Juliana Geórgia Gonçalves de Araújo – Análise das construções com verbo suporte botar: propriedades gramaticais e discursivas

Juliana Liberato Nobre – Análise sociofuncionalista das formas verbais imperfectivas de passado no espanhol oral de Granada

Juliana Paiva Santiago – O culturema Amélia: uma unidade linguística, ideológica e cultural do português brasileiro

Julianne Larens Lopes – Heterogeneidade marcada e referenciação

Julianne Larens Lopes – Colocações do português brasileiro: tipologia, categorização e construção de uma base de dados

Julio Cesar Dinoa do Nascimento – Marcadores discursivos na norma oral popular de Fortaleza

Julio Cesar Lima Moreira – Alternância subjuntivo/indicativo em orações declarativas independentes sob escopo de modalizadores epistêmicos de dúvida no espanhol na Cidade do México

Julio Cesar Rosa de Araujo – Chat na web: um estudo de gênero hipertextual

Julio Cesar Rosa de Araujo – Os chats: uma constelação de gêneros na internet

Kaline Araújo Mendes de Souza – O trabalho do professor de português língua estrangeira: o agir no discurso

Kaline Girão Jamison – Movimentos de empatia no discurso da violência conjugal: uma análise linguístico-cognitiva no enquadre comunicativo dos boletins de ocorrência

Karina Aragão de Siqueira – A construção da polêmica racial no fórum virtual – D 305.896081014 S63c (BCH)

Karina Aragão de Siqueira – Ortodoxia e heterodoxia nos relatos do sujeito coletivo mulher vítima de violência doméstica: amar a si mesmo como ao próximo

Karina Gomes de Sena – Anúncios publicitários femininos dos séculos XX e XXI: um olhar à luz do paradigma das tradições discursivas

Karine Alves David – Sintaxe das expressões nominais no português do Brasil: uma abordagem computacional

Karla Maria Marques Peixoto – Atividades de linguagem de professores de língua materna em formação inicial

Karla Maria Marques Peixoto – Capacidades de linguagem e modelos de leitura mobilizados em livros didáticos de português das décadas de 1970 a 2010

Karoline Torres Ferreira Sabry Monroe – O trabalho prescrito em documentos norteadores do trabalho de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental – Anos Finais – do município de Fortaleza

Katia Cilene David da Silva – Ensino-aprendizagem do espanhol: o uso interlingüístico das vibrantes

Katia Cilene David da Silva – A produção das vogais médias do espanhol na interlíngua de aprendizes cearenses

Katia Cristina Cavalcante de Oliveira – Uso de estratégias de compreensão de anáforas em artigos de opinião – D 469.5 O47u (BCH)

Katiuscia de Moraes Andrade – Astrolábio: um corpus de redações escolares do Ceará anotado multidimensionalmente conforme a TEI P5

Kelcilene Virgino Silva de Mesquita – Formação conceitual à luz das teorias de Vygotsky e Nelson

Kélvya Freitas Abreu – Concepções de leitura e de texto subjacentes às provas de vestibular: constatações e implicações para o ensino da língua espanhola

Kennedy Cabral Nobre – Para uma concepção ampliada de cadeia de gêneros

Kennedy Cabral Nobre – Critérios classificatórios para processos intertextuais

Kevyn de Araújo Silva – A variação dos pretéritos perfectos no espanhol oral de Montevidéu: uma análise sociolinguística

Kilpatrick Muller Bernardo Campelo – As criacoes lexicais prefixais em Manuelzao & Miguilim, noites do sertao e primeiras estorias de Guimaraes Rosa – D 469.5 C196c (BCH)

Kilpatrick Muller Bernardo Campelo – O estatuto conceitual e funcional das proformas. Pronome: protótipo das proformas

Klébia Enislaine do Nascimento e Silva – A explicação definidora nos discursos científicos e políticos

Klébia Enislaine do Nascimento e Silva – Colaboração intraturno na construção dos enunciados da norma oral do português popular da cidade de Fortaleza

Kleiane Bezerra de Sá – Emergência de metáforas sistemáticas na conceitualização de violência escolar por professores da Educação Básica em Fortaleza- CE

Kleiane Bezerra de Sá – Coerência e articulação tópica: uma análise a partir de redações do ENEM

Languisner Gomes – Expressões idiomáticas: explorando as trilhas da geração do sentido

Larissa Maria Ferreira da Silva Rodrigues – Atividade de tradução fílmica como instrumento de interação na formação de professores de FLE.

Larissa Maria Ferreira da Silva Rodrigues – O agir do estagiário de Francês Língua Estrangeira

Larissa Pereira de Almeida – Gênero carta-corrente digital: estudo dos aspectos formais e funcionais

Larisse Carvalho de Oliveira – A modalidade deôntica em discurso profissional na mídia televisiva

Laura Angelica Godoi de Melo – Os mecanismos de persuasão na preservação das faces em interações verbais nos anúncios publicitários de alimentos

Laurenci Barros Esteves – Funções discursivas dos processos referenciais de encapsulamento em artigos de opinião

Lavínia Rodrigues de Jesus – O uso do verbo tomar no português escrito dos séculos XIV, XVII e XX

Laysi Araújo da Silva – O papel da instrução com foco na forma (iff) para correção de erros gramaticais na interlíngua de aprendizes de espanhol/le

Lee Jefferson Pontes da Silva – O discurso violento em comentários online: interações no jornal Folha de São Paulo no Facebook

Leia Cruz de Menezes – A modalidade deôntica na construção da persuasão em discursos políticos

Leia Cruz de Menezes – Expressões linguísticas modalizadoras deônticas em função argumentativa: um exercício de análise retórico-funcional

Lena Lucia Espindola Rodrigues Figueiredo – Representações do papel docente em Projetos Político-Pedagógicos de Cursos de Letras: análise da arquitetura textual e de papéis semânticos do agir

Leonel Figueiredo de Alencar Araripe – Significado, valencia semantica e sintatica de um grupo de verbos de mudanca de posse do portugues do Brasil – D469.5 A685s D (BCH)

Leonildo Lima de Farias – A metafunção composicional e a informatividade em questões de compreensão leitora de textos imagéticos do ENEM

Leticia Adriana Pires Ferreira dos Santos – A conversação de pessoas com transtornos mentais: um estudo dos turnos conversacionais, dos marcadores e do fenômeno da relevância

Leticia Adriana Pires Teixeira – A polidez na conversa de pessoas esquizofrênicas figuratividade, estratégias e faces

Leticia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza – A funcionalidade dos gêneros textuais híbridos para o tratamento da leitura em língua espanhola

Lia Raquel Vieira de Andrade – A constituição paratópica do discurso literomusical de Elomar Figueira de Mello

Lidia Amelia de Barros Cardoso – Diversidade lexical e níveis de proficiência (B2 e C1) em português como língua adicional

Lidianeiza de Moura Timoteo – As manifestações epistêmicas e evidenciais como marcas de (des)comprometimento em artigos científicos

Ligia Cristine de Morais Bezerra – Tropicalismos na música popular brasileira: um olhar interdiscursivo sobre a tropicália e a geração de 90 – D 782.42164014 B469t (BCH)

Liliane Viana Lima – A modalidade facultativa no português falado no Ceará: uma análise baseada na gramática discursivo-funcional

Lilian Pereira Palacio – Produção e interpretação de títulos como indicadores de proficiência em leitura – D418.4 P176p (BCH)

Lindalva Fragoso da Silva – Um estudo sobre o uso das estratégias de hipótese fixa e não acomodativa na leitura de alunos do ensino supletivo – D469.840715 S581e BH (BCH)

Lindalva Soares do Nascimento – A aposição circunstancial em reportagem impressa: aspectos sintáticos, textual-semânticos e textual-discursivos – D 469.5 N196a (BCH)

Lissa Mara Saraiva Fontenele – O novo contexto da educação especial: uma pesquisa etnográfico-discursiva sobre identidades profissionais e maternas

Livia de Lima Mesquita – Relações argumentativas entre topoi e lei de inferência

Livia de Lima Mesquita – Argumentação/polifonia nas anáforas encapsuladoras

Livia Pereira Chaves – Mecanismos enunciativos de temporalização em Memórias Póstumas de Brás Cubas

Lorena da Silva Rodrigues – E tenho dito: a gramaticalização e a variação do pretérito perfeito composto em narrativas dos séculos XV a XVII.

Lorena da Silva Rodrigues – O caso acusativo nos pronomes pessoais de terceira pessoa do português brasileiro e europeu

Lorena Lima Barbosa – Análise dos tipos de feedback fornecidos por tutores e das respostas dos alunos

Lorena Lima Barbosa – Há negociação de sentidos nas interações em fóruns educacionais online?

Lucelane Cordeiro Nojosa de Freitas – Representações e metáforas no discurso do professor: uma análise do gênero relatório

Lucia Mizue Hosokawa Igarashi – Representacao da sibilante [s] em textos infantis: efeitos da familiaridade com as palavras – D412 I26r (BCH)

Luciana Costa Rodrigues de Paula Duarte – O gênero anúncio: uma análise multimodal e semiolinguística da construção argumentativa.

Luciene Helena da Silva – A construção discursiva da noção de amor pelo posicionamento romântico em canções brasileiras na década de 1970

Luciene Helena da Silva – A construção verbo-imagética do referente em anúncios publicitários de veículos

Lucimar Bezerra Dantas da Silva – Carta-crônica: uma tradição discursiva no jornalismo potiguar

Lucineide Matos Lopes – A construção do ethos masculino em anúncios publicitários de perfume à luz de uma análise semiolinguística

Lucineudo Machado Irineu – Representações sociais sobre a latinidade em sites de redes sociais contemporâneas: uma investigação discursivo-ideológica situada no Orkut

Lucineudo Machado Irineu – Latinidade e imagens de si na tradição editorialística do Jornal do Brasil e no Clarín nos séculos XX e XXI: vestígios de mudança e traços de permanência

Luiza de Marilac Veras Uchoa – A interferência da língua materna na produção textual em francês língua estrangeira – D 448.0071 U19i (BCH)

Lyssandra Maria Costa Torres – A persuasão em textos sincréticos: uma leitura semiótica de anúncios do Ministério da Saúde

Lyssandra Maria Costa Torres – A persuasão entre o fazer fazer e o fazer sentir: os regimes de sentido em peças de catálogos de produtos Avon e Natura

Magna Maricelle Fernandes Moraes – Humor, machismo e linguagem: o cruzamento interdiscursivo entre os discursos lúdico e autoritário em piadas ‘machistas’ – D808.882 M822h (BCH)

Maiara Sousa Soares – Processos referenciais por nome próprio como estratégias argumentativas

Manoelito Costa Gurgel – Representações sociais de professores de língua materna em formação inicial sobre o estágio de regência

Manoelito Costa Gurgel – A figuração do agir e os seus efeitos formativos: linguagem, subjetividade, ação e desenvolvimento profissional nas atividades de formação inicial de professores

Marcia Teixeira Nogueira – A aposicao em Lingua Portuguesa – D415 N713a D (BCH)

Marcilene Gaspar Barros – Reescrita e argumentação do(no) texto: intersecções

Marcilene Gaspar Barros – A refutação em introduções de teses de doutorado da área de linguística

Maria Aurora Rocha Costa – Aspectos da complexidade gramatical: uma contribuição para o ensino

Maria Cilania de Sousa Caldas – A inter-relação entre a metafunção composicional e o dispositivo argumentativo na construção da persuasão em e-mails promocionais

Maria Claudete Lima – Elementos para um estudo da voz e, em especial, da voz media em portugues – D469.5 L699e D (BCH)

Maria Claudete Lima – A não-atribuição de causalidade na Crônica Geral da Espanha de 1344

Maria Coeli Saraiva Rodrigues – Multimodalidade e tradição discursiva: um estudo sobre gênero anúncio publicitário

Maria Coeli Saraiva Rodrigues – Tradição discursiva no anúncio publicitário de automóveis: permanências e mudanças do impresso ao digital

Maria da Graça dos Santos Faria – A metadiscursividade em redações dissertativas de vestibulandos

Maria da Graça dos Santos Faria – Alusão e citação como estratégias na construção de paródias e paráfrases em textos verbo-visuais

Maria das Dores Nogueira Mendes – A construção identitária regional pelas topografias discursivas das canções do pessoal do Ceará

Maria das Dores Nogueira Mendes – O duro aço da voz: investimento vocal, cenografia e ethos em canções do Pessoal do Ceará

Maria das Doris Moreira de Araujo – O ensino-aprendizagem da consciência fonológica em materiais didáticos de educação infantil e de séries iniciais do ensino fundamental

Maria das Doris Moreira de Araujo – O desenvolvimento de habilidades metafonológicas em crianças de Educação Infantil ao final do ciclo da alfabetização

Maria das Gracas Rodrigues de Carvalho Musy – Coerencia textual e o processo de revisao: estrategias de alunos universitarios – D401.41 M983c D (BCH)

Maria de Fátima De Sousa Lopes – Análise funcionalista da modalidade deôntica na coluna Confronto das Ideias do jornal “O Povo”

Maria de Fátima Sopas Rocha – A festa do Divino Espírito Santo no Maranhão: uma proposta de glossário

Maria de Fátima Sopas Rocha – “A cada canto seu esprito santo” – diversidade e unidade na terminologia da festa do Divino Espírito Santo

Maria do Livramento Rios Osterno – A canção engajada nos anos 80: o rock não errou

Maria do Socorro Borges de OliveiraVersão final em desenvolvimento

Maria do Socorro Cardoso de Abreu – Referencia temporal em narrativas escritas infantis – D028.5 A146r D (BCH)

Maria Ednilza Oliveira Moreira – O processo de revisão da escrita: um estudo do que o docente privilegia no trabalho com o texto

Maria Elisaudia de Almeida Pereira – A construção da argumentatividade em artigos de opinião produzidos por alunos do ensino médio

Maria Elisaudia de Almeida Pereira – Caracterização de fóruns do Ambiente Virtual de Aprendizagem Solar em disciplinas do curso Letras-Português – Versão final em desenvolvimento

Maria Erilan Costa Silva – Proposta de microestrutura para dicionários fraseológicos monolíngues do português brasileiro

Maria Erotildes Moreira e Silva – Estratégias utilizadas por adultos na fase inicial do processo de apropriação da língua escrita

Maria Erotildes Moreira e Silva – Interfaces entre as ações oficiais e as políticas linguísticas para a promoção internacional do português

Maria Fabiola Vasconcelos Lopes – A modalidade deôntica na aula de inglês ministrada em português

Maria Helena Mendonça Sampaio – Digressões avaliativas nas fábulas de Millôr Fernandes: uma questão de estilo

Maria Helena Mendonça Sampaio – Argumentação e diálogo: por uma abordagem pragmático-discursiva das fábulas millorianas

Maria Helenice Araujo Costa – De quadrinhos a narrativas : a recontextualizacao do discurso na escrita infantil – D 401.41 C874d (BCH)

Maria Hermínia Cordeiro Vieira – Variação entre futuro do presente, futuro perifrástico e presente com valor de futuro na mídia cearense impressa

Maria Iesse dos Santos – A construção argumentativa em artigos de opinião – D 070.442014 S236c (BCH)

Maria Irene Lima Mariano – INDISPONÍVEL

Maria Leidiane Tavares Freitas – Constituição de autoria em narrativas de viajantes: entre o sujeito e a designação.

Maria Leidiane Tavares Freitas – Narrativas de si no Facebook: a relação discursiva na vivência de situação traumática

Maria Lucas da Silva – Oralidade e escrita: uma análise sociolinguística em textos escritos de alunos do ensino fundamental

Maria Lucia de Souza Agra – As mulheres no cordel: a construção do ethos na disputa por um posicionamento na peleja

Maria Lucidalva Mota de Oliveira – O uso do computador como mediador da produção textual do deficiente mental

Maria Margarete Fernandes de Sousa – O aspecto verbal nas formas perifrásticas do Português oral culto de Fortaleza

Maria Neile Alves da Silva – Os forrozeiros e seu outro feminino: a constituição discursiva de estereótipos da mulher em canções de Luiz Gonzaga, Jakson do Pandeiro e Dominguinhos

Maria Neurielli Figueiredo Cardoso – Responsabilidade enunciativa e a assunção do ponto de vista do autor em teses de doutoramento

Maria Polyanne Andrade de Alcantara – O livro didático de língua portuguesa e o tratamento dado ás categorias tempo, aspecto e modalidade: uma análise histórico-comparativa entre as décadas de 1970, 1980, 1990 e 2000

Maria Silane Sousa e Silva – Memória e Identidade: o (s) sentido (s) da humanização da saúde no discurso de professores de psicologia

Maria Silvana Militao Alencar – A linguagem regional popular na obra de Patativa do Assare: aspectos fonetico-lexicais – D B869.1 A354l (BCH)

Maria Silvana Militao de Alencar – Aspectos sócio-dialetais da língua falada em Fortaleza: as realizações dos fonemas /r/ e /rr/

Maria Teresa Sousa Serpa – Ensino e aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira: análise de crenças no contexto público escolar

Maria Valdenia Falcao do Nascimento – Autoria e posicionamento na produção textual escrita de futuros professores de espanhol como língua estrangeira

Maria Valdenia Falcao do Nascimento – Representação social, avaliação e léxico: um olhar sobre o discurso de professores e tutores do Curso de Licenciatura Letras/ Espanhol da Universidade Federal do Ceará

Maria Vanderlúcia Sousa Tabosa – A variação na concordância nominal de número no falar do Cariri cearense

Maria Vieira Monte Filha – O agir do professor no ensino de gêneros textuais em sala de língua materna.

Maria Vieira Monte Filha – A (re)significação do agir do estagiário de Língua Portuguesa

Maria Vilaní Soares – A tarefa de reformulação de textos – D 469.8 S655t (BCH)

Maria Vilaní Soares – As representações da escrita e do ensino da escrita na perspectiva dos relatos de vida do professor

Maria Viviane Matos de Lima – O sagrado e o profano nos fraseologismos do português do Brasil

Marilde Alves da Silva – A tensividade na tradução intersemiótica de contos de Moreira Campos para quadrinhos

Marilene Barbosa Pinheiro – O domínio da ortografia por alunos oriundos da Educação de Jovens e Adultos

Marilene Barbosa Pinheiro – Por um dicionário eletrônico de pragmatemas do português brasileiro: levantamento, descrição e categorização

Marília de Carvalho Cerveira – Intergenericidade em anúncios publicitários: uma abordagem semiolinguística

Marílio Salgado Nogueira – O uso da multimodalidade em materiais didáticos virtuais dos cursos de graduação de Ensino a Distância- EaD

Marina Kataoka Barros – Relações de poder em sala de aula de língua portuguesa de Estágio Supervisionado

Mario Junglas Muniz – Uma análise de verbos frasais em on e off, à luz da lingüística cognitiva

Mario Junglas Muniz – Da mandioca a farinha – termos do vocabulário dos agricultores do noroeste cearense

Mariza Angelica Paiva Brito – Reflexões sobre a (in)coerência na fala do esquizofrênico

Mariza Angelica Paiva Brito – Marcas linguísticas da interpretação psicanalítica: heterogeneidades enunciativas e construção da referência

Maurício Moreira Cardoso – A responsividade ativa em cartas ao editor em newsweek

Mayara Arruda Martins – A caracterização dos tipos de dêixis como processos referenciais

Meire Celedônio da Silva – Mecanismos de coesão nominal em produções escritas de estudantes de português língua estrangeira

Meire Celedônio da Silva – Letramentos acadêmicos em situação de ensino e aprendizagem de Português Língua Adicional

Meire Virginia Cabral Gondim – Modelos Cognitivos: um estudo intercultural das concepções de violência em jovens brasileiros e franceses

Michael Viana Peixoto – O tropicalismo e a cultura pop – um encontro interdiscursivo em Adriana Calcanhotto

Michael Viana Peixoto – Prática intersemiótica no discurso imagético-cancional de Adriana Calcanhotto: uma proposta de análise.

Micheline Guelry Silva Albuquerque – Uso do imperfeito do indicativo e de perífrases imperfectivas de passado em memórias literárias produzidas por alunos de escolas públicas brasileiras

Michelle Girão Pinheiro – Descrição e análise dos culturemas do português brasileiro

Mirna Gurgel Carlos da Silva – Notícia e reportagem : uma proposta de distinção – D 070.43014 S581n (BCH)

Mirna Gurgel Carlos da Silva – A aprendizagem da escrita em textos narrativos de gêneros jornalísticos em sala de aula

Moisés Batista da Silva – A terminologia do sal no RN: uma abordagem socioterminológica

Moisés Batista da Silva – Atlas Linguístico do centro-oeste Potiguar

Monica de Souza Serafim – A expressão da futuridade em narrativos infantis: um estudo longitudinal

Monica de Souza Serafim – A construção da imaginação da criança: do desenho à escrita

Monica Dourado Furtado Block – Caracterização discursiva da Bossa Nova no discurso literomusical brasileiro

Monica Fontenelle Carneiro – Dos manuais didáticos à compreensão do aprendiz: a relevância da metáfora no ensino-aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira (ILE)

Monica Fontenelle Carneiro – Emergência de metáforas sistemáticas na fala de mulheres vítimas diretas de violência doméstica: uma análise cognitivo-discursiva

Monica Magalhaes Cavalcante – A omissao de complementos verbais no portugues do Brasil: uma justificativa pragmatica, semantica e sintatica – T469.5 C364o T (BCH)

Monica Maria Vieira Evangelista – Gêneros textuais e ensino de língua materna : do dizer teórico às propostas de atividades de linguagem – D 469.80071281 E92g (BCH)

Monique de Mesquita Lessa – A relação entre discurso e identidade na revista vogue Brasil

Morgana Ferreira de Lima – O mundo negro que viemo mostrar pra você: as imagens discursivas do negro nas canções de Gilberto Gil

Nádia Marques Gadelha – A hibridização do discurso médico-paciente no evento discursivo parto

Nadja Paulino Pessoa Prata – Modalidade deôntica e persuasão no discurso publicitário

Nadja Paulino Pessoa Prata – Modalidade deôntica e discurso midiático: uma análise baseada na Gramática Discursivo-Funcional

Naéliton Souza Freitas – Implicações da prosódia no gênero palestra motivacional

Natália Silva Athayde – Luzia-Homem: a construção de simulacros identitários

Nilce Helena Marques dos Santos – Identidade discursiva das toadas do bumba-meu-boi da maioba

Nilce Helena Marques dos Santos – O discurso do Movimento Música Popular Maranhense (MPM) da década de 70

Nukácia Meyre Araújo de Almeida – A composicao em lingua portuguesa – D413.028 A449c D (BCH)

Orleane de Santana Sá – Análise das técnicas argumentativas da fundamentação do acórdão de cassação do governador e do vice-governador do Maranhão eleitos em 2006

Otavia Marques de Farias – Refutação em perspectiva discursiva: a polêmica como interincompreensão em artigos de opinião acerca do Estatuto da Igualdade Racial

Otavia Marques de Farias – A interincompreensão mostrada: uma proposta de sistematização

Patrícia de Oliveira Batista – A toponímia cearense em documentos do século XIX

Patrícia de Oliveira Batista – Glossário Toponímico dos Municípios do Estado do Ceará – Versão final em desenvolvimento

Patricia Lana Pinheiro – Representações sociais de alunas do Projeto SESC Ler de Fortaleza sobre seu processo de aprendizagem inicial e formal da lectoescrita: uma análise intertextual e interdiscursiva

Patrícia Sousa Almeida de Macedo – Análise da argumentação no discurso: uma perspectiva textual

Paula Francineti Ribeiro de Araujo – O gerenciamento das vozes enunciativas no gênero fatia de vida da ordem do relatar

Paula Francineti Ribeiro de Araujo – Cenas do estágio curricular supervisionado: descrição, interpretação e análise discursivo-enunciativas de práticas dos professores em formação

Paula Perin dos Santos – Se o senhor não tá lembrado, dá licença de contá: uma abordagem discursiva da experiência de desapropriação

Paulo Jefferson Pereira Barreto – O discurso da crise: análise semiótica de estratégias persuasivas em capas de jornais publicadas durante o governo Dilma Rousseff

Pedro Henrique Sousa da Silva – O discurso de torcedores vítimas da violência no futebol à luz da teoria dos sistemas adaptativos complexos e da teoria da integração conceitual: em busca da emergência de metáforas e ou metonímias sistemáticas

Pedro Henrique Sousa da Silva – Análise acústica de clusters com tap na fala de crianças com e sem desvio fonológico

Pedro Jorge da Silva Marques – A metáfora e a metonímia sob a perspectiva dos sistemas dinâmicos complexos e da teoria fractal no processo de conceitualização da violência urbana na cidade de Fortaleza-CE

Priscila Alves e Silva Siqueira – Relações de poder e intergeracionalidade nas narrativas de vida de mulheres abusadas na infância: um estudo a partir de relatos publicados na página do Facebook Movimento Girassol

Priscila Caxilé Soares – O discurso argumentativo em artigos de opinião produzidos por alunos finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa: uma análise à luz da Teoria dos Blocos Semânticos

Priscila Sandra Ramos de Lima – Práticas de leitura de alunos do curso de letras da UFC reveladas em suas narrativas de vida em seu memorial de formação

Priscila Urano de Carvalho Ferreira Versão final em desenvolvimento

Rachel de Morais D’ippolito – Des investimento figurativo e efeito de realidade no filme Dogville

Rafael Lima de Oliveira – Uma análise textual do pathos em polêmicas

Rafael Lira Gomes Bastos – As vozes (re)veladoras das representações identitárias dos professores universitários do Curso de Letras Inglês

Rachel Uchôa Batista – A modalidade deôntica como expressão de valores vitorianos na peça Lady Windermere’s fan

Rafael Rodrigues da Costa – A TV na web: percursos da reelaboração de gêneros audiovisuais na era da transmídia

Rafael Rodrigues da Costa – A interface como prática discursiva em redes sociotécnicas: um estudo no YouTube

Raimunda Gomes de Carvalho Belini – Multimodalidade e propósitos comunicativos no gênero homepage institucional

Raimundo Luiz do Nascimento – O gênero carta de romeiros escrita pelos devotos do padre Cícero: da estrutura e do uso à conceituação

Raimundo Nonato de Lima – Dialogismo, polifonia e argumentação : efeitos de objetividade/impacialidade na notícia radiofônica – D 070.43014 L71d (BCH)

Raimundo Nonato Moura Furtado – Letramentos e práticas letradas: impactos na formação do professor de espanhol em um polo de educação a distância no interior do Ceará

Raimundo Ruberval Ferreira – Para um vocabulario semi-sistematico da cultura e da industria da rede de dormire um estudo dos movimentos signicos constitutivos de sua linguagem – D745.5 F443p D (BCH)

Raquel Maria da Silva Costa – A alternância das formas pronominais tu, você e o (a) senhor (a) na função de sujeito no português falado em Cametá – PA

Raquel Vieira Sobrinho – Sobre a transgressão: uma análise semiótica da obra lavoura arcaica, de Raduan Nassar

Raudete Cunha Feitosa – Reelaboração de gêneros: uma questão para a sala de aula

Rebeca Sales Pereira – Estratégias discursivas na construção das identidades de profissionais de saúde e usuários do Programa Saúde da Família: uma perspectiva etnográfico-discursiva

Regina Claudia Figueiredo – A interferencia de fatores afetivos na leitura: atitudes do professor e do aluno – D418.4 F492i D (BCH)

Regina Cláudia Pinheiro – Leitura de hipertexto: estratégias metacognitivas usadas por leitores proficientes

Regina Cláudia Pinheiro – Letramentos demandados em cursos on-line: por uma redefinição do conceito de letramentos hipertextuais

Reginaldo da Silva Domingos – Formas de expressao do futuro no portugues oral culto de Fortaleza – D469.5 D716f D (BCH)

Renata Jorge Leitao – A oração substantiva apositiva: aspectos textual-discursivos

Renata Jorge Leitao – Relativas explicativas: aspectos sintáticosemânticos e textual-discursivos

Renata Saraiva de Albuquerque Monteiro Thé – As representações do agir professoral: um estudo à luz do interacionismo sociodiscursivo

Ricardo Lopes Leite – A aquisição das regularidades ortográficas na escrita infantil – D469.152 L555a (BCH) D

Ricardo Lopes Leite – Metaforização textual: a construção discursiva do sentido metafórico no texto

Richarson Lobo de Andrade – A personalização em e-mails promocionais

Rita de Cassia de Oliveira – A mulher na literatura de cordel : uma abordagem léxico-semântica – D 469.3028 O51m (BCH)

Roberta Gleyciângela Souza Lopes – Mudanças no letramento acadêmico de cursistas do ProfLetras: questões de linguagem e identidade

Rogeria Costa Pereira – Recursos de segmentacao de enunciados emnarrativas de criancas – D469.5 P495r D (BCH)

Rogeria Costa Pereira – Estratégias de reformulação da estrutura silábica complexa na interlíngua de aprendizes brasileiros do alemão como língua estrangeira

Roger Romulo Monteiro de Medeiros – A espacialização e a construção da subjetividade em textos literários

Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa – A aposição encapsuladora em artigos de opinião no português brasileiro: aspectos formais e funcionais

Rosa Virginia Vieira Cintra Grippon – Interferência do português do Brasil na produção das vogais compostas do francês língua estrangeira – D 448.15 G885i (BCH)

Rose Maria Leite de Oliveira – A retificações em textos infantis – D 469.8 O51r (BCH)

Rose Maria Leite de Oliveira – O que revelam os textos das crianças: atividades metalinguísticas na escrita infantil

Rosilene Moreira Baracho – A manifestação da modalidade epistêmica no discurso do professor de ensino fundamental I e médio

Rubens Lacerda Loiola – Metáfora conceitual na construção dos sentidos de textos poéticos – D 469.5 L826m (BCH)

Samantha de Moura Maranhão – O registro de arabismos nos dicionários Novo Aurélio Século XXI, Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e Dicmaxi Michaëlis: moderno dicionário da língua portuguesa

Samela Rocha Barros Pereira – Produção de textos escritos em inglês (l2/le) em celular, tablet e computador

Sâmia Araújo dos Santos – Recursos metadiscursivos de interação em sequência narrativa

Samuel de Carvalho Lima – Letramentos e atividades on-line em Ambiente Virtual de Aprendizagem

Samuel de Carvalho Lima – Ensino de línguas mediado por computador: um estudo das propostas de atividades online para o ensino da compreensão e produção oral em língua inglesa

Samuel Freitas Holanda – A construção biográfica nos evangelhos como fiadora da imagem soteriológica de Jesus

Samuel Freitas Holanda – O discurso em narrativas hierofânicas: construção do ethos em testemunhos de evangélicos pentecostais

Sandra Helena Nunes Sales – Norma e usos na linguagem falada em Fortaleza

Sara de Paula Lima – Avaliação formativa como input para aprendizagem do processo de produção escrita em espanhol de professores em formação

Sara de Paula Lima – Processamento cognitivo da escrita de texto multimodal em espanhol/LE

Sávio André de Souza Cavalcante – Análise sociofuncionalista da ordenação de cláusulas hipotáticas adverbais temporais no Espanhol mexicano oral

Sávio André de Souza Cavalcante – Efeitos prototípicos da intercalação de Cláusulas Hipotáticas Circunstanciais Temporais no Espanhol mexicano oral

Sayonara Melo Costa – Tweet: reelaboração de gêneros em 140 caracteres

Sayonara Melo Costa Self nas redes sociais da Internet: a construção do eu virtual nas práticas de linguagem

Sayuri Grigorio Matsuoka – A metadiscursividade de processos referenciais

Sebastiana Sousa Reis Fernandes – Mínimo paremiológico brasileiro: fundamentos teórico-metodológicos – Versão final em desenvolvimento

Sergiana Cortez de Abreu – O contradiscurso de resistência feminista em interações online: estratégias no combate ao antifeminismo

Sérgina Araújo de Alencar – Compreensão da situação-problema, do enunciado e das opções de resposta nas questões do ENEM

Shara Lylian de Castro Lopes – As relações interdiscursivas entre o discurso religioso e o literomusical em canções interpretadas por Luiz Gonzaga

Sheyla Vieira de Lima Lapa – Modalidade deôntica nas explicações e nos exercícios nas gramáticas de língua inglesa

Shirlei Marly Alves – A abordagem teórico-metodológica dos gêneros textuais em livros didáticos destinados ao ensino médio – D 469.80071281 A482a (BCH)

Silmara Ferreira da Rocha – Funções discursivas dos marcadores metadiscursivos no gênero carta ao leitor

Silvana da Silva Ribeiro – Um estudo das representações da velhice por parte de idosas de uma casa de repouso em Fortaleza-CE: a emergência de vozes silenciosas e silenciadas

Silvana Maria Calixto de Lima – (Re)categorização metafórica e humor: trabalhando a construção dos sentidos

Silvana Maria Calixto de Lima – Entre os domínios da metáfora e da metonímia: um estudo de processos de recategorização

Silvia Cristina Duailibe Costa – (In) competência lingüística: observações e constatações na prática de professores de língua inglesa em formação inicial

Socorro Claudia Tavares de Sousa – Estudo da organização textual argumentativa em editoriais de jornais – D 070.442014 S698e (BCH)

Socorro Claudia Tavares de Sousa – A ação retórica de resenhar na comunidade jornalística: um estudo dos propósitos comunicativos e da avaliação

Suelene Silva Oliveira – Estratégias de referenciação a personagens em narrativas infantis – D 372.47 O51e (BCH)

Suelene Silva Oliveira Nascimento – A construção multimodal dos referentes em textos verbo-audiovisuais

Susy Anne Almeida Cabral – A construção de identidades em capas de revista: uma investigação semiótica do pleito eleitoral de 2010 para presidente.

Susy Anne Almeida Cabral – A construção de identidades em inscrições urbanas: uma investigação semiótica das inscrições feitas nos campi do Centro de Humanidades da UFC

Suziane Brasil Coelho Versão final em desenvolvimento

Tatiana Maria Silva Coelho Lemson – A sínclise dos substantivos pessoais átonos no português oral culto de Fortaleza: aspectos sociolingüísticos

Tatiana Maria Silva Coelho Lemson – Aposições restritivas no português brasileiro escrito contemporâneo: análise e formalização no modelo da gramática discursivo-funcional

Tatiana Vieira Almeida – As concepções de linguagem no discurso do professor alfabetizador nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I

Telde Soares Leal Melo Lima – A criação lexical na linguagem jornalística – D 079.812203 L711c (BCH)

Teófilo Roberto da Silva – Estudo descritivo da realização das metáforas política externa é guerra e política externa é comércio

Teófilo Roberto da Silva – Interface entre frame, metáfora conceitual e estrutura simbólica: conceitualizações de aprendizagem da língua inglesa

Tercia Montenegro Lemos – Gota d’água: um discurso retextualizador de Medéia

Teresinha de Jesus Ferreira – Processos referenciais de avaliação em artigos de opinião e reportagens – D 469.5 F444p (BCH)

Thais Yuli Nogueira Sales – Processos referenciais em charges de jornais cearenses sob o aspecto multimodal

Thatiane Paiva de Miranda – A dança dos referentes no espaço virtual da linguagem : uma análise dos processos referenciais nas comunidades do orkut – D 469.5 M646d (BCH)

Thiago Gil Lessa Alves – Elementos para o estudo do modo verbal em português – D469.5 A482e (BCH) D

Thiago Gil Lessa Alves – A Expressão da futuridade nos tipos de discurso do expor e do narrar a partir de textos de língua falada e escrita cearenses

Thiago Ribeiro Mendes – O efeito da instrução explícita de sândis externos da língua inglesa no desenvolvimento da percepção auditiva de aprendizes brasileiros

Tiago Alves Nunes – Do verbal ao imagético: o letramento visual nas abordagens de leitura no ensino de língua portuguesa, inglesa e espanhola

Tiago Martins da Cunha – A criação de um sistema híbrido de tradução automática para a conversão de expressões nominais da língua inglesa

Ticiane Rodrigues – Tradições discursivas em gêneros jurídicos: um estudo sobre o gênero denúncia em processos criminais dos séculos XX e XXI

Triciane Rabelo dos Santos – Análise de erros em relatórios de estágio de futuros professores de espanhol

Ursula Maria Pereira Viana – Gêneros textuais e a produção escrita na escola – D 372.623 V668g (BCH)

Valdecy de Oliveira Pontes – O pretérito imperfeito do indicativo e as perífrases imperfectivas de passado em contos literários escritos em espanhol: um estudo sociofuncionalista

Valdinar Custodio Filho – Expressões referenciais em textos escolares: a questão da (in)adequação

Valdinar Custodio Filho – Múltiplos Fatores; Distintas Interações; Esmiuçando o Caráter Heterogêneo da Referenciação

Valney Veras da Silva – O discurso político da legitimização da corrupção parlamentar nas crises políticas da era Lula

Valney Veras da Silva – Argumentação no discurso parlamentar de legitimação da corrupção política

Vanessa Lima Martins – A sequência didática da resenha acadêmica como proposta para o desenvolvimento das capacidades de linguagem na
formação de professores de língua portuguesa – Versão final em desenvolvimento

Verbena Lucia de Medeiros Costa – O mal-entendido em entrevistas de televisao – D401.41 C876m D (BCH)

Veronica Maria Alves – Uma análise discursiva crítica e multimodal de cadeias intertextuais de memes políticos – Versão final em desenvolvimento

Vicente de Lima Neto – Mesclas de gêneros no Orkut: o caso do scrap

Vicente de Lima Neto – Um estudo da emergência de gêneros no Facebook

Vicente de Paula da Silva Martins – Estratégias de compreensão de expressões idiomáticas por não nativos do português brasileiro

Victor Flávio Sampaio Calabria – O agir do estagiário de docência em italiano representado nos relatórios de regência: uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo

Victor Flávio Sampaio Calabria – O ensino e a aprendizagem do gênero textual redação do ENEM: os mecanismos enunciativos na construção da autoria na argumentação

Victoria Glenda Lopes Batista – Modalidade deôntica e efeitos de sentido em língua espanhola

Vilma Maria Reis Cavalcante – A indeterminacao do sujeito no portugues oral culto de Fortaleza-CE – D469.58131 C364i D (BCH)

Vinícius Araújo Bezerra – Adversidade e resiliência em metáforas sistemáticas na fala dos índios Pitaguary

Vitória Régia Santos Ferreira – Processamento da correferência anafórica de hiperônimos e hipônimos em português brasileiro: evidências de movimentação ocular

Viviane Batista de Oliveira – A distribuição das informações em notícias: um estudo comparativo

Viviane Vieira de Sobrinho – Indícios de autoria em textos dissertativo-argumentativos do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – Versão final em desenvolvimento

Waltersar Jose de Mesquita Carneiro – O encadeamento argumentativo na teoria da argumentação na língua

Waltersar Jose de Mesquita Carneiro – Discursos contraditório e a construção das identidades dos profissionais docentes

Wanessa Monte Ferreira – Análise dos syllabi de Português Língua Estrangeira em universidades estadunidenses

Washington Mota Menezes – As máscaras enunciativas do discurso dramático-musical de Chico Buarque – D B869.24014 M513m (BCH)

Washington Silva de Farias – Compreensão de textos argumentativos por bons e maus leitores universitários

Wesley Linhares Vieira – A comunidade discursiva dos booktubers: percursos de análise de comunidades virtuais

Wilson Junior de Araujo Carvalho – O uso de pares minimos para avaliacao deconsciencia fonemica – D372.622 C329u D (BCH)

Yvanowik Dantas Valerio – A passagem do nome próprio para comum em língua portuguesa – D 469.5 V256p (BCH)

Yvantelmack Dantas Valerio – Argumentação e metáfora: uma aproximação entre a TAL e a Lingüística Cognitiva

Yvantelmack Dantas Valerio – Simulacros enunciativos e efeitos de blindagem no discurso humorístico

Zuleica de Sousa Barros – Um estudo sociolinguístico dos erros na escrita das crianças dos I e II ciclos

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