Retrato da expressão variável do modo subjuntivo na fala de Fortaleza dos anos 1980

Coordenação: Hebe Macedo de Carvalho

Descrição:

Este projeto, vinculado ao Departamento de Letras Vernáculas e ao Grupo de Pesquisas Sociolinguísticas do Ceará (Sociolin-CE), põe em relevo o uso das formas do subjuntivo/ indicativo em orações completivas com o objetivo de: (i) analisar e descrever a alternância dos modos indicativo e subjuntivo em orações complexas na fala de Fortaleza em uma sincronia dos anos 1980; (ii) investigar a atuação de variáveis linguísticas (verbo da oração matriz, verbo da oração encaixada, carga semântica do verbo matriz, assertividade da oração ? orações afirmativas e orações negativas, tempo verbal, modalidade epistêmica, modalidade deôntica, projeção temporal com futuridade, projeção temporal sem futuridade) na seleção do subjuntivo em orações encaixadas; (iii) analisar em que medida o fenômeno é sensível às variáveis extralinguísticas sexo, escolaridade e faixa etária do falante; (iv) mensurar a variação por informantes da amostra, a fim de analisar o efeito da variação individual refletida na variação da comunidade de fala em estudo; (v) mensurar a frequência de uso das formas subjuntivas, na fala de Fortaleza, indica processo de mudança cedendo espaço para a entrada do indicativo, a fim de flagrar se variação estável ou mudança em progresso; (vi) mapear os contextos sintático-semânticos em que o subjuntivo permanece resistente à entrada do modo indicativo; (vii) realizar análise quantitativa dos dados linguísticos usando técnicas estatísticas. O projeto adota os pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista (WEINREICH, LABOV, HERZOG, 2006 [1968]; LABOV, 2008 [1972]; 2001) por considerar variação e mudança processos constitutivos da heterogeneidade linguística, bem como por conceber a variação um fato linguístico passível de investigação. A base de dados de fala é do projeto Dialetos Sociais Cearenses (DSC), coletado nos anos 1980, sediado na Universidade Federal do Ceará, disponível no sítio do Grupo Profala UFC – https://profala.ufc.br/pt/projeto-dialetos-sociais-cearenses/. A amostra será composta por 18 informantes estratificados por sexo, faixa etária e escolaridade. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para a descrição e o mapeamento dos modos verbais do português falado no Brasil.

Integrantes:

• Hebe Macedo de Carvalho – Coordenador
  • Hugo Leonardo Gomes dos Santos – Integrante
  • Juan Pablo de Oliveira Dantas – Integrante
  • Kelmy Vânia Camurça da Silva – Integrante.