Pesquisas do Laboratório de Ciências Cognitivas e Psicolinguística é tema de palestra no Canadá

Data de publicação: 16 de junho de 2022. Categoria: Divulgações, Eventos, Notícias

A profa. Elisângela Teixeira (DLV/PPGL/UFC) apresentará nesta sexta, 17/06, na série de palestras ARiEAL (Advanced Research in Experimental and Applied Linguistics, Centro de pesquisas avançadas em linguística aplicada e experimental da Universidade McMaster, uma universidade pública localizada em Hamilton, Ontário, Canadá) uma palestra sobre “Estudos de aquisição e processamento de linguagem em português brasileiro”.

Nesta palestra, a profa. Elisângela apresentará um panorama dos estudos psicolinguísticos que investigaram o processamento e a aquisição das estruturas linguísticas do português brasileiro. Após breve apresentação da psicolinguística e dos métodos experimentais mais comumente usados ​​hoje, a palestrante discutirá trabalhos, baseados no português do Brasil, que investigaram aspectos como aquisição de gênero, número, afixos verbais e orações relativas e, na área de processamento de linguagem, trabalhos que tratam de processamento de correferência, concordância e orações relativas . A professora exporá ainda resultados recentes de um corpus de rastreamento ocular do português brasileiro de leitura natural que examinou diferentes parâmetros de leitura de palavras funcionais.

As pesquisas que serão tema da apresentação fazem parte do Laboratório de  Ciências Cognitivas e Psicolinguística – LCCP, que funciona no prédio do Programa de Pós-Graduação em Linguística e é coordenado pela Profa. Elisângela. O LCCP dispõe de equipamentos para pesquisa experimental e envolve alunos de PIBIC, Mestrado e Doutorado.

A palestra acontecerá dia 17/06, das 12h30 às 13h30 no Brasil e será proferida em formato híbrido. Para participar do evento gratuito de forma online, é necessário se inscrever na página do ARiEAL Zoom, disponível aqui.