A produção do discurso literomusical brasileiro para crianças
Programa:
LINGUÍSTICA (22001018024P9)
Data de Início:
01/10/2013
Natureza do Projeto:
PESQUISA
Situação do Projeto:
EM ANDAMENTO
Descrição:
Este projeto representa um prolongamento das investigações do grupo de pesquisa Discurso,Cotidiano e Práticas Culturais (Grupo Discuta), sob nossa coordenação, acerca dos posicionamentos no campo discursivo literomusical brasileiro. Os pressupostos teóricos resultam da conjugação entre a Análise do Discurso (AD) na orientação de Dominique Maingueneau (1995,1996, 2000), os estudos sobre a cultura lúdica e infantil desenvolvidos por Brougère (2003, 2006) e Sarmento (2004), e nossos próprios trabalhos de aplicação da AD à canção popular (COSTA: 2001,2005, 2007, 2012). A pesquisa tem como objetivo geral investigar o lugar da canção popular brasileira para crianças no âmbito da cultura lúdica infantil. Como objetivos específicos,pretendemos estabelecer comparativos entre a canção para crianças e os elementos da cultura lúdica, quais sejam, o jogo, o brinquedo e a brincadeira; descrever os posicionamentos presentes na canção popular brasileira para crianças; e investigar a relação entre gestos enunciativos(investimento vocal, performance audiovisual, organização camerística, etc.) e a constituição de posicionamentos no discurso literomusical para crianças. Para cada objetivo particular, pretende-se adotar os seguintes procedimentos gerais: leituras de fundamentação teórica para a pesquisa (AD,estudos sobre a cultura lúdica e infantil); revisão bibliográfica sobre os posicionamentos e autores da MPB a serem cotejados com os da música para criança; constituição de um corpus de análise:as atividades desenvolvidas nessa etapa são de coleta, digitação e gravação das amostras literomusicais; delimitação do corpus, observando uma quantidade de canções representativas do universo de canções populares brasileiras para crianças; análise das canções: leitura e audição atentas das canções para a identificação das ocorrências e confecção de fichas de análise em queconstem informações relativas aos aspectos visados; sistematização dos resultados; redação do relatório final.
Histórico de Situações do Projeto
Situação | Data de Alteração da Situação |
---|---|
EM ANDAMENTO | 01/10/2013 |
Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa | Área de Concentração | Data de Início |
---|---|---|
PRÁTICAS DISCURSIVAS E ESTRATÉGIAS DE TEXTUALIZAÇÃO | LINGUÍSTICA | 01/10/2013 |
Equipe – 2019
Nome | Categoria | Início do Vínculo | Fim do Vínculo |
---|---|---|---|
ALINE FABIOLA FREITAS MENDES | Participante Externo | 31/05/2017 | – |
GEANIA NOGUEIRA DE FARIAS PINHEIRO | Participante Externo | 31/05/2017 | – |
MARIA LUCIA DE SOUZA AGRA | Discente – Doutorado | 16/10/2015 | – |
NELSON BARROS DA COSTA (Responsável pelo Projeto) | Docente | 02/10/2013 | – |
Financiadores
Não existem financiadores associados ao projeto de pesquisa.
Produções Intelectuais Associadas
Título | Tipo da Produção | Subtipo da Produção | Ano da Publicação |
---|---|---|---|
A PRODUÇÃO DO DISCURSO LITEROMUSICAL BRASILEIRO PARA CRIANÇAS UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO DISCURSIVA | BIBLIOGRÁFICA | TRABALHO EM ANAIS | 2014 |
A PRODUÇÃO DO DISCURSO LITEROMUSICAL BRASILEIRO PARA CRIANÇAS ? UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO DISCURSIVA | BIBLIOGRÁFICA | TRABALHO EM ANAIS | 2014 |
CONHEÇA O PROJETO OUVINDO LETRAS DA UFC | TÉCNICA | PROGRAMA DE RÁDIO OU TV | 2018 |
GÊNERO CANÇÃO E DISCURSO LÚDICO – O LUGAR DA CANÇÃO POPULAR EM TIPOLOGIAS DISCURSIVAS | BIBLIOGRÁFICA | TRABALHO EM ANAIS | 2015 |
MEMORIAL ACADÊMICO DESCRITIVO PARA PROMOÇÃO DA CLASSE DE PROFESSOR ASSOCIADO IV PARA A CLASSE DE PROFESSOR TITULAR | BIBLIOGRÁFICA | OUTRO | 2018 |
OS 50 ANOS DA TROPICÁLIA NO BRASIL | TÉCNICA | PROGRAMA DE RÁDIO OU TV | 2018 |
Trabalhos de Conclusão Associados
Título | Autor | Tipo de Trabalho | Data da Defesa |
---|---|---|---|
Ludicidade e Infância na Constituição do Discurso Literomusical Brasileiro para Crianças | GEANIA NOGUEIRA DE FARIAS PINHEIRO | TESE | 28/03/2017 |
O discurso do Movimento Música Popular Maranhense (MPM) da década de 70 | NILCE HELENA MARQUES DOS SANTOS | TESE | 24/07/2015 |
O processo de retextualização na canção para crianças: uma abordagem discursiva | ALINE FABIOLA FREITAS MENDES | TESE | 12/05/2017 |