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Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Linguística

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A produção do discurso literomusical brasileiro para crianças

Programa:
LINGUÍSTICA (22001018024P9)
Data de Início:
01/10/2013
Natureza do Projeto:
PESQUISA
Situação do Projeto:
EM ANDAMENTO
Descrição:
Este projeto representa um prolongamento das investigações do grupo de pesquisa Discurso,Cotidiano e Práticas Culturais (Grupo Discuta), sob nossa coordenação, acerca dos posicionamentos no campo discursivo literomusical brasileiro. Os pressupostos teóricos resultam da conjugação entre a Análise do Discurso (AD) na orientação de Dominique Maingueneau (1995,1996, 2000), os estudos sobre a cultura lúdica e infantil desenvolvidos por Brougère (2003, 2006) e Sarmento (2004), e nossos próprios trabalhos de aplicação da AD à canção popular (COSTA: 2001,2005, 2007, 2012). A pesquisa tem como objetivo geral investigar o lugar da canção popular brasileira para crianças no âmbito da cultura lúdica infantil. Como objetivos específicos,pretendemos estabelecer comparativos entre a canção para crianças e os elementos da cultura lúdica, quais sejam, o jogo, o brinquedo e a brincadeira; descrever os posicionamentos presentes na canção popular brasileira para crianças; e investigar a relação entre gestos enunciativos(investimento vocal, performance audiovisual, organização camerística, etc.) e a constituição de posicionamentos no discurso literomusical para crianças. Para cada objetivo particular, pretende-se adotar os seguintes procedimentos gerais: leituras de fundamentação teórica para a pesquisa (AD,estudos sobre a cultura lúdica e infantil); revisão bibliográfica sobre os posicionamentos e autores da MPB a serem cotejados com os da música para criança; constituição de um corpus de análise:as atividades desenvolvidas nessa etapa são de coleta, digitação e gravação das amostras literomusicais; delimitação do corpus, observando uma quantidade de canções representativas do universo de canções populares brasileiras para crianças; análise das canções: leitura e audição atentas das canções para a identificação das ocorrências e confecção de fichas de análise em queconstem informações relativas aos aspectos visados; sistematização dos resultados; redação do relatório final.

 

Histórico de Situações do Projeto
Situação Data de Alteração da Situação
EM ANDAMENTO 01/10/2013

 

Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
PRÁTICAS DISCURSIVAS E ESTRATÉGIAS DE TEXTUALIZAÇÃO LINGUÍSTICA 01/10/2013

 

Equipe – 2019
Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
ALINE FABIOLA FREITAS MENDES Participante Externo 31/05/2017
GEANIA NOGUEIRA DE FARIAS PINHEIRO Participante Externo 31/05/2017
MARIA LUCIA DE SOUZA AGRA Discente – Doutorado 16/10/2015
NELSON BARROS DA COSTA (Responsável pelo Projeto) Docente 02/10/2013

 

Financiadores
Não existem financiadores associados ao projeto de pesquisa.

 

Produções Intelectuais Associadas
Título Tipo da Produção Subtipo da Produção Ano da Publicação
A PRODUÇÃO DO DISCURSO LITEROMUSICAL BRASILEIRO PARA CRIANÇAS UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO DISCURSIVA BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS 2014
A PRODUÇÃO DO DISCURSO LITEROMUSICAL BRASILEIRO PARA CRIANÇAS ? UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO DISCURSIVA BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS 2014
CONHEÇA O PROJETO OUVINDO LETRAS DA UFC TÉCNICA PROGRAMA DE RÁDIO OU TV 2018
GÊNERO CANÇÃO E DISCURSO LÚDICO – O LUGAR DA CANÇÃO POPULAR EM TIPOLOGIAS DISCURSIVAS BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS 2015
MEMORIAL ACADÊMICO DESCRITIVO PARA PROMOÇÃO DA CLASSE DE PROFESSOR ASSOCIADO IV PARA A CLASSE DE PROFESSOR TITULAR BIBLIOGRÁFICA OUTRO 2018
OS 50 ANOS DA TROPICÁLIA NO BRASIL TÉCNICA PROGRAMA DE RÁDIO OU TV 2018

 

Trabalhos de Conclusão Associados
Título Autor Tipo de Trabalho Data da Defesa
Ludicidade e Infância na Constituição do Discurso Literomusical Brasileiro para Crianças GEANIA NOGUEIRA DE FARIAS PINHEIRO TESE 28/03/2017
O discurso do Movimento Música Popular Maranhense (MPM) da década de 70 NILCE HELENA MARQUES DOS SANTOS TESE 24/07/2015
O processo de retextualização na canção para crianças: uma abordagem discursiva ALINE FABIOLA FREITAS MENDES TESE 12/05/2017

 

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