A mobilização de estratégias textuais para a orientação argumentativa
Programa:
LINGUÍSTICA (22001018024P9)
Data de Início:
01/08/2018
Natureza do Projeto:
PESQUISA
Situação do Projeto:
EM ANDAMENTO
Descrição:
Este projeto se sustenta no pressuposto de que não há discurso não argumentativo, mas graus de argumentatividade; a argumentação como um continuum, que vai de uma coconstrução de respostas ao choque de teses antagônicas. Para Ruth Amossy, existem diferentes modalidades de argumentação, dentre elas a modalidade polêmica. Segundo a autora, argumentação é a tentativa de modificar, de reorientar, ou mais simplesmente, de reforçar, pelos recursos da linguagem, a visão das coisas por parte do alocutário. Nesse sentido, o discurso e os modos de pensar e de dizer o mundo do locutor são necessariamente vistos como uma resposta, ainda que implícita, às palavras alheias ditas anteriormente. Vê-se nesta posição uma clara influência da perspectiva dialógica backtiniana. Esta pesquisa tem o objetivo geral de demonstrar que os textos são todos argumentativos, em diferentes graus, e que todo texto só se enuncia em relação a valores sociais. Um texto se coloca frente a estereótipos ? modelos mentais preestabelecidos socialmente. Essa suposição converge para a tese de Adam de que todo texto é argumentativamente orientado, do ponto de vista pragmático ou configuracional, e comporta representações e crenças sociais. Também converge para a tese de Rosalice Pinto de que os modos de argumentar estão sempre condicionados às práticas discursivas dos gêneros. Privilegia uma análise de gêneros em que os elementos aparentemente externos são incorporados às análises microtextuais. Assim, ao se analisar o texto em toda a sua complexidade, devem ser consideradas as práticas sociais em que esses textos são produzidos e interpretados, e essas práticas influenciarão a semitozação das estratégias argumentativas utilizadas nos textos. Seguindo esse direcionamento, esta pesquisa pretende evidenciar, por meio dos critérios de análise da Linguística Textual, a orientação argumentativa dos textos, tendo em vista duas dimensões completamente integradas: uma contextual e uma linguístico-textual. A argumentação deve considerar todos os elementos verbais e não verbais que visem à persuasão, no consenso ou no dissenso.
Histórico de Situações do Projeto
Situação | Data de Alteração da Situação |
---|---|
EM ANDAMENTO | 01/08/2018 |
Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa | Área de Concentração | Data de Início |
---|---|---|
PRÁTICAS DISCURSIVAS E ESTRATÉGIAS DE TEXTUALIZAÇÃO | LINGUÍSTICA | 01/08/2018 |
Equipe – 2019
Nome | Categoria | Início do Vínculo | Fim do Vínculo |
---|---|---|---|
ALENA CIULLA E SILVA | Participante Externo | 01/08/2018 | – |
ANTENOR TEIXEIRA DE ALMEIDA JUNIOR | Participante Externo | 01/08/2018 | – |
BARBARA JESSICA DOS SANTOS AMARAL | Discente – Graduação | 01/08/2018 | – |
CARLOS EDUARDO SILVA PINHEIRO | Participante Externo | 01/08/2018 | – |
CLAIR DA SILVA TEIXEIRA | Participante Externo | 01/08/2018 | – |
DENILTON SILVA NUNES | Discente – Graduação | 01/08/2018 | – |
DOMINGOS DE SOUSA MACHADO | Discente – Doutorado | 01/08/2018 | – |
EDUARDO CARVALHO DE ALMEIDA | Discente – Graduação | 01/08/2018 | – |
FERNANDA LARA SANTOS LIMA | Discente – Graduação | 01/08/2018 | – |
FLAVIA CRISTINA CANDIDO DE OLIVEIRA | Participante Externo | 01/08/2018 | – |
FRANCISCA TARCICLE PONTES RODRIGUES | Participante Externo | 01/08/2018 | – |
FRANKLIN OLIVEIRA SILVA | Participante Externo | 01/08/2018 | – |
ISABEL MUNIZ LIMA | Discente – Doutorado | 01/08/2018 | – |
KLEIANE BEZERRA DE SA | Participante Externo | 01/08/2018 | – |
LAURENCI BARROS ESTEVES | Participante Externo | 01/08/2018 | – |
MAIARA SOUSA SOARES | Participante Externo | 01/08/2018 | – |
MARCIA ANANDA SOARES SIQUEIRA DE SOUSA | Discente – Doutorado | 01/08/2018 | – |
MARIA DA GRACA DOS SANTOS FARIA | Participante Externo | 01/08/2018 | – |
MARIA DA PENHA PEREIRA LINS | Participante Externo | 01/08/2018 | – |
MARIA ELIAS SOARES | Docente | 01/08/2018 | – |
MARIA MARGARETE FERNANDES DE SOUSA | Docente | 01/08/2018 | – |
MARIA SIMONE FREIRE DA SILVA | Participante Externo | 01/08/2018 | – |
MARIZA ANGELICA PAIVA BRITO | Participante Externo | 01/08/2018 | – |
MONICA MAGALHAES CAVALCANTE (Responsável pelo Projeto) | Docente | 01/08/2018 | – |
RIVALDO CAPISTRANO DE SOUZA JUNIOR | Participante Externo | 01/08/2018 | – |
ROBERTA FRANCISCA ARAUJO DA SILVA | Participante Externo | 01/08/2018 | – |
ROSALICE BOTELHO WAKIM SOUZA PINTO | Participante Externo | 01/08/2018 | – |
SAVIO ANDRE DE SOUZA CAVALCANTE | Discente – Doutorado | 01/08/2018 | – |
SUELENE SILVA OLIVEIRA NASCIMENTO | Participante Externo | 01/08/2018 | – |
THAIS YULI NOGUEIRA SALES | Participante Externo | 01/08/2018 | – |
VALDINAR CUSTODIO FILHO | Participante Externo | 01/08/2018 | – |
Financiadores
Não existem financiadores associados ao projeto de pesquisa.
Produções Intelectuais Associadas
Título | Tipo da Produção | Subtipo da Produção | Ano da Publicação |
---|---|---|---|
OPERAÇÕES DE ORDEM LINGUÍSTICA, QUESTÕES DE AUTORIA E SANÇÕES SOCIAIS: PLÁGIO COMO PROCESSO INTERTEXTUAL. | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2018 |
PLÁGIO DENTRE OS PROCESSOS INTERTEXTUAIS | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2018 |
PLÁGIO PARA ALÉM DA CÓPIA: QUESTÕES INTERTEXTUAIS. | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2018 |
Trabalhos de Conclusão Associados
Não existem trabalhos de conclusão associados ao projeto de pesquisa.