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Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Linguística

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A mobilização de estratégias textuais para a orientação argumentativa

Programa:
LINGUÍSTICA (22001018024P9)
Data de Início:
01/08/2018
Natureza do Projeto:
PESQUISA
Situação do Projeto:
EM ANDAMENTO
Descrição:
Este projeto se sustenta no pressuposto de que não há discurso não argumentativo, mas graus de argumentatividade; a argumentação como um continuum, que vai de uma coconstrução de respostas ao choque de teses antagônicas. Para Ruth Amossy, existem diferentes modalidades de argumentação, dentre elas a modalidade polêmica. Segundo a autora, argumentação é a tentativa de modificar, de reorientar, ou mais simplesmente, de reforçar, pelos recursos da linguagem, a visão das coisas por parte do alocutário. Nesse sentido, o discurso e os modos de pensar e de dizer o mundo do locutor são necessariamente vistos como uma resposta, ainda que implícita, às palavras alheias ditas anteriormente. Vê-se nesta posição uma clara influência da perspectiva dialógica backtiniana. Esta pesquisa tem o objetivo geral de demonstrar que os textos são todos argumentativos, em diferentes graus, e que todo texto só se enuncia em relação a valores sociais. Um texto se coloca frente a estereótipos ? modelos mentais preestabelecidos socialmente. Essa suposição converge para a tese de Adam de que todo texto é argumentativamente orientado, do ponto de vista pragmático ou configuracional, e comporta representações e crenças sociais. Também converge para a tese de Rosalice Pinto de que os modos de argumentar estão sempre condicionados às práticas discursivas dos gêneros. Privilegia uma análise de gêneros em que os elementos aparentemente externos são incorporados às análises microtextuais. Assim, ao se analisar o texto em toda a sua complexidade, devem ser consideradas as práticas sociais em que esses textos são produzidos e interpretados, e essas práticas influenciarão a semitozação das estratégias argumentativas utilizadas nos textos. Seguindo esse direcionamento, esta pesquisa pretende evidenciar, por meio dos critérios de análise da Linguística Textual, a orientação argumentativa dos textos, tendo em vista duas dimensões completamente integradas: uma contextual e uma linguístico-textual. A argumentação deve considerar todos os elementos verbais e não verbais que visem à persuasão, no consenso ou no dissenso.

 

Histórico de Situações do Projeto
Situação Data de Alteração da Situação
EM ANDAMENTO 01/08/2018

 

Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
PRÁTICAS DISCURSIVAS E ESTRATÉGIAS DE TEXTUALIZAÇÃO LINGUÍSTICA 01/08/2018

 

Equipe – 2019
Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
ALENA CIULLA E SILVA Participante Externo 01/08/2018
ANTENOR TEIXEIRA DE ALMEIDA JUNIOR Participante Externo 01/08/2018
BARBARA JESSICA DOS SANTOS AMARAL Discente – Graduação 01/08/2018
CARLOS EDUARDO SILVA PINHEIRO Participante Externo 01/08/2018
CLAIR DA SILVA TEIXEIRA Participante Externo 01/08/2018
DENILTON SILVA NUNES Discente – Graduação 01/08/2018
DOMINGOS DE SOUSA MACHADO Discente – Doutorado 01/08/2018
EDUARDO CARVALHO DE ALMEIDA Discente – Graduação 01/08/2018
FERNANDA LARA SANTOS LIMA Discente – Graduação 01/08/2018
FLAVIA CRISTINA CANDIDO DE OLIVEIRA Participante Externo 01/08/2018
FRANCISCA TARCICLE PONTES RODRIGUES Participante Externo 01/08/2018
FRANKLIN OLIVEIRA SILVA Participante Externo 01/08/2018
ISABEL MUNIZ LIMA Discente – Doutorado 01/08/2018
KLEIANE BEZERRA DE SA Participante Externo 01/08/2018
LAURENCI BARROS ESTEVES Participante Externo 01/08/2018
MAIARA SOUSA SOARES Participante Externo 01/08/2018
MARCIA ANANDA SOARES SIQUEIRA DE SOUSA Discente – Doutorado 01/08/2018
MARIA DA GRACA DOS SANTOS FARIA Participante Externo 01/08/2018
MARIA DA PENHA PEREIRA LINS Participante Externo 01/08/2018
MARIA ELIAS SOARES Docente 01/08/2018
MARIA MARGARETE FERNANDES DE SOUSA Docente 01/08/2018
MARIA SIMONE FREIRE DA SILVA Participante Externo 01/08/2018
MARIZA ANGELICA PAIVA BRITO Participante Externo 01/08/2018
MONICA MAGALHAES CAVALCANTE (Responsável pelo Projeto) Docente 01/08/2018
RIVALDO CAPISTRANO DE SOUZA JUNIOR Participante Externo 01/08/2018
ROBERTA FRANCISCA ARAUJO DA SILVA Participante Externo 01/08/2018
ROSALICE BOTELHO WAKIM SOUZA PINTO Participante Externo 01/08/2018
SAVIO ANDRE DE SOUZA CAVALCANTE Discente – Doutorado 01/08/2018
SUELENE SILVA OLIVEIRA NASCIMENTO Participante Externo 01/08/2018
THAIS YULI NOGUEIRA SALES Participante Externo 01/08/2018
VALDINAR CUSTODIO FILHO Participante Externo 01/08/2018

 

Financiadores
Não existem financiadores associados ao projeto de pesquisa.

 

Produções Intelectuais Associadas
Título Tipo da Produção Subtipo da Produção Ano da Publicação
OPERAÇÕES DE ORDEM LINGUÍSTICA, QUESTÕES DE AUTORIA E SANÇÕES SOCIAIS: PLÁGIO COMO PROCESSO INTERTEXTUAL. TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 2018
PLÁGIO DENTRE OS PROCESSOS INTERTEXTUAIS TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 2018
PLÁGIO PARA ALÉM DA CÓPIA: QUESTÕES INTERTEXTUAIS. TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 2018

 

Trabalhos de Conclusão Associados
Não existem trabalhos de conclusão associados ao projeto de pesquisa.
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