A construção de sentidos do gênero blog na publicização de si mesmo (fases I e II)

Programa:
LINGUÍSTICA (22001018024P9)
Data de Início:
01/08/2014
Natureza do Projeto:
Situação do Projeto:
EM ANDAMENTO
Descrição:
Este projeto, inspirado em pesquisas anteriores, que desde 2009, vem estudando os gêneros textuais e os processos de construção de sentido do texto, tem o intuito de desenvolver, a partir de agora, um novo desdobramento. Seguindo a linha de investigação em análise de gêneros, debruçamo-nos agora sobre o blog e nas características que podem marcar seu status genérico, por isso, cremos que será relevante a investigação deste tema cujo objetivo é elencar e descrever mecanismos/estratégias de construção de sentidos dos textos e possíveis características genéricas. Analisaremos os processos referenciais, a multimodalidade, o propósito comunicativo e a hipertextualidade, como possíveis traços constituintes do blog, além de asseverar o domínio que o blog possui na publicização de si mesmo, salientando a importância dessa colônia de gêneros como meio de autodivulgação. Para discutirmos o status do blog, nos pautaremos em Recuero (2003), Wysocki (2004), Komesu (2005), Araújo (2006), dentre outros. Esses autores defendem que o blog é um gênero textual/discursivo, com o que concordamos. Porém, faz-se necessário e urgente estabelecermos parâmetros, traços que lhe são peculiares e, por definidores, de seu status. Quanto à Referenciação, assumiremos as concepções de Mondada (1994), Mondada e Dubois (1995), Aphotéloz e Reicher-Béguelin (1995), Koch (2002), Koch e Marcuschi (1998), Cavalcante (2011), dentre outros. Para esses autores, os processos referenciais são resultado de ação sócio-cognitivo-interacionista. Para a discussão sobre hipertexto, seguiremos, dentre outros, Marcuschi (2003), Araújo (2012), Komesu (2004), que defende o hipertexto como realização textual %u201Cmediante um modo de pensar (e de agir, de experimentar) considerado não-linear, não-hierárquico, rizomático, múltiplo. (p.1). Para a multimodalidade, seguiremos os princípios norteadores da Gramática do design visual (GDV), de Kress e van Leeuwen (2006), Kress (2010) e outros estudos realizados à luz dessa teoria.

Histórico de Situações do Projeto
Situação Data de Alteração da Situação
EM ANDAMENTO 01/08/2014

Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
PRÁTICAS DISCURSIVAS E ESTRATÉGIAS DE TEXTUALIZAÇÃO LINGUÍSTICA 01/08/2014

Equipe – 2019
Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
ANTONIA SERGIANA TAVARES DE OLIVEIRA APOLINARIO Discente – Doutorado 01/05/2015
LUCIENE HELENA DA SILVA Discente – Doutorado 25/03/2015
MARCEL PEREIRA PORDEUS Discente – Graduação 01/08/2014
MARIA MARGARETE FERNANDES DE SOUSA (Responsável pelo Projeto) Docente 01/08/2014
MARIA MISSIELE DE SOUSA VIEIRA Discente – Graduação 01/08/2014
MARIA SIMONE ABREU DA SILVA Discente – Graduação 01/08/2014

Financiadores
Não existem financiadores associados ao projeto de pesquisa.

Produções Intelectuais Associadas
Não existem trabalhos de conclusão associados ao projeto de pesquisa.

Trabalhos de Conclusão Associados
Não existem trabalhos de conclusão associados ao projeto de pesquisa.