Projeto LETRAS II (Letramentos Acadêmicos) (I)
Programa:
LINGUÍSTICA (22001018024P9)
Data de Início:
01/08/2015
Natureza do Projeto:
PESQUISA
Situação do Projeto:
EM ANDAMENTO
Descrição:
Nessa segunda fase, o Projeto LETRAS tem o interesse de relacionar os aspectos ocultos dos letramentos acadêmicos com a cultura disciplinar de estudantes bolsistas PIBIC de dois cursos da Universidade Federal do Ceará: o Curso de Letras e o Curso de Economia. Para isso, fundamentamo-nos nos conceitos de culturas disciplinares de Hyland (1997; 2000; 2009); gêneros de Swales (1990; 2004) e de letramentos, a partir da perspectiva dos New Literacy Studies concebida nos estudos de Street (1984; 1988) e colaboradores. Nesse aspecto, com a segunda fase da pesquisa, revisitaremos a própria noção de academic literacies de Lea; Street (2006) e aspectos escondidos (Street, 2010) e/ou ocultos dos letramentos acadêmicos de Corrêa (2011), Komesu (2012) e Komesu; Gambarato (2013) para associá-los à noção de culturas disciplinares. A metodologia será de base qualitativa com contornos etnográficos e mobilizará como técnica de geração de dados a criação de um grupo de discussão no Facebook, entrevistas semiestruturadas e coleta de gêneros produzidos pelos bolsistas dos dois cursos.
Histórico de Situações do Projeto
Situação | Data de Alteração da Situação |
---|---|
EM ANDAMENTO | 01/08/2015 |
Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa | Área de Concentração | Data de Início |
---|---|---|
LINGUÍSTICA APLICADA | LINGUÍSTICA | 01/08/2015 |
Equipe – 2019
Nome | Categoria | Início do Vínculo | Fim do Vínculo |
---|---|---|---|
BRUNO DIEGO DE RESENDE CASTRO | Discente – Doutorado | 01/08/2015 | – |
EMANOEL BARBOSA DE SOUSA | Discente – Doutorado | 01/08/2015 | – |
JANYELE GADELHA DE LIMA | Discente – Graduação | 01/08/2015 | – |
JULIO CESAR ROSA DE ARAUJO (Responsável pelo Projeto) | Docente | 01/08/2015 | – |
Financiadores
Não existem financiadores associados ao projeto de pesquisa.
Produções Intelectuais Associadas
Título | Tipo da Produção | Subtipo da Produção | Ano da Publicação |
---|---|---|---|
A ESCRITA EM ESPAÇOS INSTITUCIONAIS: DA ESCOLA À UNIVERSIDADE | BIBLIOGRÁFICA | LIVRO | 2018 |
PRÁTICAS DE REESCRITA NO ENSINO DO GÊNERO RESENHA | BIBLIOGRÁFICA | ARTIGO EM PERIÓDICO | 2015 |
UMA AGENDA PARA O ENSINO DE ESCRITA NOS PRÓXIMOS ANOS: DA ESCOLA À UNIVERSIDADE. | BIBLIOGRÁFICA | LIVRO | 2018 |
Trabalhos de Conclusão Associados
Não existem trabalhos de conclusão associados ao projeto de pesquisa.