Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglishEspañol

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Linguística

Área do conteúdo

Projeto LETRAS II (Letramentos Acadêmicos) (I)

Programa:
LINGUÍSTICA (22001018024P9)
Data de Início:
01/08/2015
Natureza do Projeto:
PESQUISA
Situação do Projeto:
EM ANDAMENTO
Descrição:
Nessa segunda fase, o Projeto LETRAS tem o interesse de relacionar os aspectos ocultos dos letramentos acadêmicos com a cultura disciplinar de estudantes bolsistas PIBIC de dois cursos da Universidade Federal do Ceará: o Curso de Letras e o Curso de Economia. Para isso, fundamentamo-nos nos conceitos de culturas disciplinares de Hyland (1997; 2000; 2009); gêneros de Swales (1990; 2004) e de letramentos, a partir da perspectiva dos New Literacy Studies concebida nos estudos de Street (1984; 1988) e colaboradores. Nesse aspecto, com a segunda fase da pesquisa, revisitaremos a própria noção de academic literacies de Lea; Street (2006) e aspectos escondidos (Street, 2010) e/ou ocultos dos letramentos acadêmicos de Corrêa (2011), Komesu (2012) e Komesu; Gambarato (2013) para associá-los à noção de culturas disciplinares. A metodologia será de base qualitativa com contornos etnográficos e mobilizará como técnica de geração de dados a criação de um grupo de discussão no Facebook, entrevistas semiestruturadas e coleta de gêneros produzidos pelos bolsistas dos dois cursos.

 

Histórico de Situações do Projeto
Situação Data de Alteração da Situação
EM ANDAMENTO 01/08/2015

 

Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
LINGUÍSTICA APLICADA LINGUÍSTICA 01/08/2015

 

Equipe – 2019
Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
BRUNO DIEGO DE RESENDE CASTRO Discente – Doutorado 01/08/2015
EMANOEL BARBOSA DE SOUSA Discente – Doutorado 01/08/2015
JANYELE GADELHA DE LIMA Discente – Graduação 01/08/2015
JULIO CESAR ROSA DE ARAUJO (Responsável pelo Projeto) Docente 01/08/2015

 

Financiadores
Não existem financiadores associados ao projeto de pesquisa.

 

Produções Intelectuais Associadas
Título Tipo da Produção Subtipo da Produção Ano da Publicação
A ESCRITA EM ESPAÇOS INSTITUCIONAIS: DA ESCOLA À UNIVERSIDADE BIBLIOGRÁFICA LIVRO 2018
PRÁTICAS DE REESCRITA NO ENSINO DO GÊNERO RESENHA BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO 2015
UMA AGENDA PARA O ENSINO DE ESCRITA NOS PRÓXIMOS ANOS: DA ESCOLA À UNIVERSIDADE. BIBLIOGRÁFICA LIVRO 2018

 

Trabalhos de Conclusão Associados
Não existem trabalhos de conclusão associados ao projeto de pesquisa.
Acessar Ir para o topo