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Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Linguística

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O estágio como espaço de formação do professor

Programa:
LINGÜÍSTICA (22001018024P9)
Nome:
O estágio como espaço de formação do professor
Data de Início:
01/12/2015
Natureza do Projeto:
PESQUISA
Situação do Projeto:
CONCLUÍDO
Descrição:
O estágio é uma etapa muito importante na formação inicial do professor de línguas. Todavia ele ainda é pouco prestigiado pela academia. Essa falta de interesse vem contribuindo para que os problemas nessa etapa de formação ampliem. No Brasil, não existe uma orientação sobre o estágio, acaba que cada instituição tem seu modelo de estágio a depender da equipe responsável por ele. O GEPLA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada, da Universidade Federal do Ceará, desde 2006 vem desenvolvendo pesquisas sobre a temática. Mas elas são melhor desenvolvidas no âmbito de teses e dissertações. Os resultados desses estudos mostram de maneira fragmentada, pois depende dos objetivos dos mestrandos e doutorandos, problemas que carecem de maior profundidade de reflexão. Está claro e evidente uma distância entre a instituição responsável pela formação inicial e a escola; está evidente o distanciamento entre prática e teoria, objetivos de alunos e objetivos de professor. O projeto O estágio como espaço de formação do professor reúne professores de três estados nordestinos. Ele tem a duração de quatro anos e tem o objetivo maior de elencar elementos necessários para que possamos ter uma posição mais clara da situação do estágio de língua materna nas universidades federais das regiões norte e nordeste do Brasil. Em especial, nossos objetivos são: investigar o processo de letramento acadêmico na formação inicial; analisar a interação em sala de aula de estágio: estudar a identidade do estagiário, futuro professor de língua materna; fazer o levantamento dos saberes mobilizados em sala de aula em situação de leitura, produção e analise linguística. Para tanto, faremos uso de dispositivos tais quais: observação de sala de aula, gravação em audiovisual, sessão de autoconfrontação, instrução ao sósia e questionários, a depender dos nossos objetivos. Cada ano, a equipe vai se estudar um conteúdo já explícito nos objetivos. Todos os dispositivos de geração de dados vão contribuir para perceber, entender, analisar e propor alternativas. A observação em sala e aula possibilita perceber problemas observáveis, mas há outros de outras ordens que não temos alcance a eles. A autoconfrontação dá condições de o professor rever sua prática e refletir sobre ela. Através desse dispositivo, acreditamos que poderemos avançar juntamente com o professor para a melhoria da prática docente. A instrução ao sósia permite que o professor além de refletir sobre sua prática, oriente o seu sósia. Esse exercício é muito importante e permite repensar o agir professoral. Os questionários e o grupo focal servirão para retomar questões antes não entendidas. Cada dispositivos tem suas particularidades que serão contempladas. Para dar conta do quadro teórico da autoconfrontação, consideraremos os estudos desenvolvidos por Faita e Clot (2004) e para analisar os dados serão importantes os estudos desenvolvidos por Bronckart (1999), a proposta de leitura de Leurquin (2015) e os trabalhos de Dolza e Schneuwly quanto à didática do ensino de produção de textos. Durante a pesquisa, serão incorporados outros autores, na medida em que for necessário. A investigação se centrará nas disciplinas de estágio docente em todas as universidades. Mas também serão considerados os estudos que já temos nesta área.
Histórico de Situações do Projeto
Nome Data de Alteração da Situação
EM ANDAMENTO 01/12/2015
CONCLUÍDO 05/05/2020
Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
LINGÜÍSTICA APLICADA LINGÜÏSTICA 01/12/2015
Equipe – 2019
Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
EULALIA VERA LUCIA FRAGA LEURQUIN (Responsável pelo Projeto) Docente 01/12/2015 05/05/2020
MARIA VIEIRA MONTE FILHA Discente – Doutorado 01/12/2015 31/01/2019
PAULA FRANCINETI RIBEIRO DE ARAUJO Participante Externo 01/12/2015 05/05/2020
Financiadores
Produções Intelectuais Associadas
Título Tipo da Produção Subtipo da Produção Ano da Publicação
A IMPORTÂNCIA DO MEDIADOR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM JORNAL OU REVISTA 2017
A IMPORTÂNCIA DO MEDIADOR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO 2017
MODALIZAÇÕES APRECIATIVAS, REPRESENTAÇÕES E INTERAÇÃO: COMO O PORFESSOR DE LÍNGUAS MATERNA EM FORMAÇÃO INICIAL INTERPRETAM DISCURSIVAMENTE O ESTÁGIO DE REGÊNCIA? BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS 2015
O DISCURSO DO PROFESSOR: AGENTIVIDADE E IMPLICAÇÕES DO AGIR PROFESSORAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA BIBLIOGRÁFICA LIVRO 2015
O ESTÁGIO COMO ESPAÇO PARA REPENSAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA BIBLIOGRÁFICA LIVRO 2017
O RELATÓRIO DE ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO E RECONFIGURAÇÃO DO AGIR PROFESSORAL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LINGUA MATERNA, BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS 2015
O RELATÓRIO DE ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO E RECONFIGURAÇÃO DO AGIR PROFESSORAL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LINGUA MATERNA, TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 2015
POR UM AGIR REFLEXIVO DO PROFESSOR: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROJOVEM À LUZ DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO BIBLIOGRÁFICA LIVRO 2015
POR UMA AULA INTERATIVA DE LEITURA TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 2015
UM RETRATO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: DUAS CENAS BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO 2015
V ENCUENTRO DE ISD TÉCNICA ORGANIZAÇÃO DE EVENTO 2017
Trabalhos de Conclusão Associados
Título Autor Tipo de Trabalho Data da Defesa
A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO AGIR DO ESTAGIÁRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA MARIA VIEIRA MONTE FILHA TESE 31/01/2019
O trabalho prescrito em documentos norteadores do trabalho de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental – Anos Finais – do município de Fortaleza KAROLINE TORRES FERREIRA SABRY MONROE DISSERTAÇÃO 26/08/2019
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