Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglishEspañol

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Linguística

Área do conteúdo

Ensino e aprendizagem de línguas mediado por tecnologias digitais

Programa:
LINGUÍSTICA (22001018024P9)
Data de Início:
01/01/2011
Natureza do Projeto:
PESQUISA
Situação do Projeto:
EM ANDAMENTO
Descrição:
Estudo dos processos de ensino e aprendizagem de língua estrangeira mediados por tecnologias digitais. A pesquisa tem dois focos principais. O primeiro foco está no desenvolvimento das habilidades de compreensão e produção oral e escrita dessa língua, através da análise da fluência, da acurácia e da complexidade da produção oral e escrita dos aprendizes. Neste foco destacam-se os estudos: Desenvolvimento das habilidades orais e escritas em língua estrangeira por professores de inglês em formação nas modalidades presencial e à distância; avaliação da aprendizagem da pronúncia da língua inglesa mediada por software educativo; desenvolvimento das habilidades de produção oral e escrita em português língua adicional por estudantes falantes de inglês em programas de imersão no Brasil. O segundo foco é voltado para o papel do professor em curso de língua estrangeira a distância. Vinculado a esse foco está o trabalho “Negociação de sentidos em fóruns online: Análise da conversação, dos padrões interacionais e dos tipos de feedback”.

 

Histórico de Situações do Projeto
Situação Data de Alteração da Situação
EM ANDAMENTO 01/01/2011

 

Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
LINGUÍSTICA APLICADA LINGUÍSTICA 01/01/2012

 

Equipe – 2019
Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
KEYLA MARIA FROTA LEMOS Discente – Doutorado 09/05/2016
LUIZ FERREIRA GOMES JUNIOR Discente – Mestrado 08/05/2017
VLÁDIA MARIA CABRAL BORGES (Responsável pelo Projeto) Docente 01/01/2012

 

Financiadores
Não existem financiadores associados ao projeto de pesquisa.

 

Produções Intelectuais Associadas
Título Tipo da Produção Subtipo da Produção Ano da Publicação
AVALIAÇÃO DE SOFTWARES EDUCATIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRONÚNCIA DA LÍNGUA INGLESA BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO 2017
CURSO DE EXTENSÃO DE LÍNGUA INGLESA TÉCNICA CURSO DE CURTA DURAÇÃO 2015
THE DESIGN OF AN INSTRUMENT TO EVALUATE SOFTWARE FOR EFL/ESL PRONUNCIATION TEACHING BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO 2015

 

Trabalhos de Conclusão Associados
Título Autor Tipo de Trabalho Data da Defesa
ATIVIDADES DE PRODUÇÃO ORAL EM LINGUA INGLESA NA EAD: UM ESTUDO NA LICENCIATURA A DISTÂNCIA DE LETRAS INGLÊS DA UNIVERSIADE FEDERAL DO CEARÁ EMANUELLE SALES CAVALCANTE DISSERTAÇÃO 27/08/2015
AVALIAÇÃO DE SOFTWARES EDUCATIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRONÚNCIA DO INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA E/OU SEGUNDA LÍNGUA CRISTIANA GOMES DE FREITAS MENEZES MARTINS TESE 28/05/2015
Desenvolvimento das habilidades orais e escritas em língua estrangeira pro professores de inglês em formação nas modalidades presencial e à distância JOAO TOBIAS LIMA SALES TESE 18/05/2015
Diversidade lexical e níveis de proficiência (B2 e C1) em português como língua adicional LIDIA AMELIA DE BARROS CARDOSO TESE 26/09/2016
Tecnologias digitais e autonomia: a aquisição de segunda língua sob a ótica da complexidade JOAO DA SILVA ARAUJO JUNIOR TESE 21/10/2013

 

Acessar Ir para o topo