Contribuições para o mapeamento do uso variável dos pronomes “nós” / “a gente” no Português Brasileiro: a fala de Fortaleza em cena

LINGUÍSTICA (22001018024P9)
02/01/2017
PESQUISA
EM ANDAMENTO
Este projeto vincula-se à proposta de Estágio de pós-doutoramento em fase de realização na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e tem como foco a investigação de fenômenos variáveis no falar de Fortaleza sob o prisma da Sociolinguística Quantitativa. O objetivo central do projeto “Contribuições para o mapeamento do uso variável dos pronomes ‘nós’ e ‘a gente’ no Português Brasileiro: a fala de Fortaleza em cena” é descrever e analisar esse fenômeno morfossintático do subsistema pronominal variável, com vistas a (i) investigar a atuação de variáveis linguísticas e sociais que condicionam o uso variável dessas formas; (ii) contribuir com o mapeamento, que já vem sendo feito, desses usos; (iii) discutir o encaixamento linguístico dessas formas pronominais no português brasileiro. Nesse sentido, este projeto alinha-se a estudos e projetos (SCHERRE, 2015) desenvolvidos sobre o português brasileiro com o objetivo de apresentar resultados do falar do Nordeste, com foco no falar de Fortaleza. A base de dados será o corpus Português Oral Culto de Fortaleza – PORCUFORT, sediado na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Espera-se que os resultados deste estudo possam contribuir com a descrição do fenômeno supracitado, ampliando, assim, o conhecimento que se tem sobre o português do Brasil, no que concerne à variação e mudança linguística do fenômeno em tela. PALAVRAS-CHAVE: variação nós e a gente; português brasileiro; encaixamento linguístico; efeitos funcional e estrutural; falar de Fortaleza.

Situação Data de Alteração da Situação
EM ANDAMENTO 02/01/2017

DESCRIÇÃO E ANÁLISE LINGUÍSTICA LINGUÍSTICA 02/01/2017

Equipe – 2019
ARTUR VIANA DO NASCIMENTO NETO Discente – Graduação 02/01/2017
FRANCISCO JARDES NOBRE DE ARAUJO Discente – Doutorado 22/02/2017
HEBE MACEDO DE CARVALHO (Responsável pelo Projeto) Docente 02/01/2017

Não existem financiadores associados ao projeto de pesquisa.

Não existem produções intelectuais associadas ao projeto de pesquisa.

Não existem trabalhos de conclusão associados ao projeto de pesquisa.