Alternância subjuntivo/indicativo na fala de Fortaleza: uma análise variacionista (parte II)

LINGÜÍSTICA (22001018024P9)
Nome:
Alternância subjuntivo/indicativo na fala de Fortaleza: uma análise variacionista – II
01/07/2013
PESQUISA
CONCLUÍDO
Este estudo investiga a alternância dos modos indicativo e subjuntivo na língua falada de Fortaleza – CE. O objetivo central dessa investigação é captar e comparar a variação dos modos verbais supracitados, descrever e analisar os ambientes favoráveis e de restrição ao uso do subjuntivo, bem como comparar dados de corpora da cidade de Fortaleza, tendo em conta as variáveis linguísticas e sociais em estudo. A amostra da língua falada em Fortaleza faz parte do banco de dados A Linguagem Falada em Fortaleza (ARAGÃO E SOARES, 1996), sediado na UFC. Este projeto de pesquisa dará continuidade ao projeto PIBIC/DLV 2012-2013.1 denominado Estudo da variação no Português do Brasil: o modo verbal que tem como objetivo maior estudar a alternância na cidade de Fortaleza com base nos bancos de dados Norma Oral Popular de Fortaleza – NORPOFOR (ARAÚJO, 2011) e Dialetos Sociais Cearenses – DSC (ARAGÃO; SOARES, 1996). Serão considerados, para esta etapa do projeto, 18 informantes informantes do corpus A Linguagem falada em Fortaleza, estratificados em sexo e escolaridade. A análise a ser desenvolvida assume como pressupostos teóricos a Sociolinguística de inspiração laboviana (WEINREICH, LABOV, HERZOG, 1968; LABOV, 1972; 2001), nesse sentido, a variação nas línguas naturais é regular e inerente ao seu funcionamento. Os resultados da análise serão obtidos através do pacote de programas estatístico Goldvarb X (SANKOFF, TAGLIAMONTE, SMITH, 2005) que fornece o percentual e o peso relativo da variação do fenômeno sociolinguístico em estudo. Serão controladas as variáveis internas tipo de verbo da oração principal, modalidade irrealis, tempo verbal, padrão morfofonológico do verbo, estrutura de assertividade da oração. As variáveis sociais sob controle são sexo e escolaridade dos informantes. Espera-se, com este projeto, contribuir para a elaboração do perfil dos falantes de Fortaleza tomando em conta o fenômeno estudado e fornecer dados acerca da variação modal existente na comunidade de fala em estudo. Espera-se, ainda, que os resultados deste estudo contribuam para a descrição da gramática do Português falado no Brasil, bem como para a elaboração de materiais didáticos voltados para o estudo do modo do subjuntivo em uso no português do Brasil. PALAVRAS-CHAVE: Variação. Modos subjuntivo/indicativo. Sociolinguística.
Nome Data de Alteração da Situação
EM ANDAMENTO 01/07/2013
CONCLUÍDO 05/05/2015
DESCRIÇÃO E ANÁLISE LINGÜÍSTICA LINGÜÏSTICA 01/07/2014