Alternância presente do subjuntivo/presente do indicativo na fala culta de Fortaleza: uma abordagem variacionista

LINGÜÍSTICA (22001018024P9)
Nome:
01/01/2016
PESQUISA
CONCLUÍDO
Este projeto integra o Grupo de Pesquisa Estudos Sociolinguísticos (SOCIOLIN-CE), cadastrado no Diretório Nacional dos Grupos de Pesquisa do CNPq, vinculado ao PPGL do CH e tem como foco a investigação de fenômenos variáveis no falar de Fortaleza sob o prisma da Sociolinguística Quantitativa (LABOV, 2001; 2008). Integra um projeto maior, aprovado na Chamada Universal ? MCT/CNPq N° 14/2014, denominado Aspectos morfossintáticos do falar de fortaleza: uma abordagem variacionista ? ASFOR. O projeto aqui proposto constitui um dos subprojetos do ASFOR e visa dar continuidade à coleta de dados do falar culto de Fortaleza na modalidade de registro D2 (conversa entre dois informantes), armazenados no corpus Português Oral Culto de Fortaleza ? PORCUFORT. A fase III, desenvolvida por ocasião do projeto PIBIC 2015-2016, concluiu a coleta de dados dos informantes em situação de entrevista DID (Documentador-Informante-Documentador), encontra-se em fase de codificação de dados e elaboração da análise a ser apresentada no relatório final do PIBIC e nos Encontros Universitários UFC, em julho do corrente ano. Assim sendo, este projeto, com vigência para 2016-2017, considera falantes com nível de escolaridade superior, estratificados em sexo (masculino e feminino) e faixa etária (15-25, 26-49, a partir de 50 anos), distribuídos de acordo com a modalidade de registro D2, pretende realizar a coleta, a codificação, a atuação de fatores linguísticos e sociais no uso do presente do subjuntivo em alternância com o presente do indicativo fala culta de Fortaleza. Os resultados deste estudo fornecem o envelope da variação, análise e descrição da alternância presente do subjuntivo/presente do indicativo na língua falada em Fortaleza. Estudos dessa natureza oferecem uma fotografia sociolinguística do fenômeno em tela e podem fornecer subsídios para o desenvolvimento de políticas linguísticas mais coerentes com a realidade linguística de nossos alunos.
Nome Data de Alteração da Situação
EM ANDAMENTO 01/01/2016
CONCLUÍDO 31/12/2017
DESCRIÇÃO E ANÁLISE LINGÜÍSTICA LINGÜÏSTICA 01/01/2016