Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglishEspañol

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Linguística

Área do conteúdo

Processos de organização, compreensão e produção textual

Programa:
LINGUÍSTICA (22001018024P9)
Data de Início:
01/01/2007
Natureza do Projeto:
PESQUISA
Situação do Projeto:
EM ANDAMENTO
Descrição:
Estudo do texto e do discurso, sob o ponto de vista de sua constituição (gêneros, tipos, sequências), de seus processos de organização (textualização), compreensão e produção, na perspectiva do processamento e da aquisição da competência textual. Projeto que se inscreve na interface de duas linhas: Aquisição, Desenvolvimento e Processamento da Linguagem e “Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização”.

 

Histórico de Situações do Projeto
Situação Data de Alteração da Situação
EM ANDAMENTO 01/01/2007

 

Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
AQUISIÇÃO, DESENVOLVIMENTO E PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM LINGUÍSTICA 01/01/2012

 

Equipe – 2019
Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
BARBARA OLIMPIA RAMOS DE MELO Participante Externo 01/01/2012
ELISABETH LINHARES CATUNDA Participante Externo 01/01/2012
MARIA ELIAS SOARES (Responsável pelo Projeto) Docente 01/01/2012
MARIA ELISAUDIA DE ALMEIDA PEREIRA Discente – Doutorado 01/01/2012

 

Financiadores
Não existem financiadores associados ao projeto de pesquisa.

 

Produções Intelectuais Associadas
Título Tipo da Produção Subtipo da Produção Ano da Publicação
A METÁFORA CENCEITUAL POLÍTICA É GUERA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO PROCESSO DE IMPEACHMENT DA PRESIDENTE DILMA ROUSEFF BIBLIOGRÁFICA LIVRO 2018
DENOMINAÇÕES SOBRE O CAMPO SEMÂNTICO DO CONVÍVIO E COMPORTAMENTO SOCIAL UTILIZADAS POR FALANTES DE PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS 2014
EFEITO DE HIPERONÍMIA NO PROCESSAMENTO DA CORREFERÊNCIA INTERFRASAL EM PORTUGUÊS BRASILEIRO BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO 2014
REESCRITA DA SEÇÃO JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE PESQUISA POR ESCRITORES INICIANTES BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO 2013
REESCRITA E ARGUMENTAÇÃO DO (NO) TEXTO: INTERSECÇÕES BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO 2013

 

Trabalhos de Conclusão Associados
Título Autor Tipo de Trabalho Data da Defesa
A gradação em narrativas infantis CAMILA STEPHANE CARDOSO SOUSA DISSERTAÇÃO 20/06/2013

 

Acessar Ir para o topo