Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglishEspañol

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Linguística

Área do conteúdo

Ana Cristina Pelosi

Professora aposentada do Departamento de Letras Vernáculas – UFC

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística – UFC

pelosi@ufc.br

Currículo Lattes ORCIDResearch Gate

Áreas de atuação

  • Categorização semântica
  • Metáfora conceptual
  • Emergência da metáfora sob um aporte cognitivo-discursivo
  • Cognição e leitura sob a ótica da complexidade

Linhas de pesquisa 

  • Aquisição, Desenvolvimento e Processamento da Linguagem
  • Linguística Aplicada

Projetos

  • Representações cognitivas socioculturalmente situadas na conceptualização de violência em centros urbanos brasileiros – Etapa 2.
  • Emergência e negociação de sentidos figurados na fala de alunos do ensino médio a partir da leitura de diferentes gêneros textuais.

Grupos de pesquisa

Líder

Pesquisadora

 

Formação

  • Estágio Pós-Doutoral com Raymond W. Gibbs Jr. (Universidade da Califórnia, E. U. A)
  • Doutorado em Linguística e Psicologia (Universidade de Leeds, Inglaterra)
  • Mestrado em Linguística e Ensino de Inglês/Linguistics and English Language Teaching (Universidade de Leeds, Inglaterra)
  • Graduação em Letras, Língua e Literatura Inglesa (Universidade de Brasilia)

 

Principais e recentes publicações

Livro: 

PELOSI, A. C.; FELTES, H. P. M.; FARIAS, E. M. P. Cognição e linguística. 2. ed., rev. e atual. – Caxias do Sul, RS : EDUCS, 2014.

Artigos

MEILI, Iara; HEIM, Eva; PELOSI, Ana C; MAERCKER, Andreas. Metaphors and cultural narratives on adaptive responses to severe adversity: A field study among the Indigenous  Pitaguary community in Brazil. Transcultural Psychiatry. , v.1, p.136346151989043 – 14, 2019.

ALMEIDA JÚNIOR, Antenor Teixeira de; PELOSI, Ana Cristina. A categorização como sistema adaptativo complexo no processamento da leitura: fluxo dos atratores no mundo bíblico. Antares: Letras e Humanidades. , v.10, p.3 – 17, 2018.

PELOSI, Ana Cristina; GABRIEL, Rosangela. Atitudes intolerantes erguem muros e impedem a construção de pontes: uma análise cognitivo-discursiva da emersão da metáfora sistemática no gênero artigo de opinião. Signo (UNISC. Online). , v.1, p.29 – 41, 2016.

CAMERON, L.; PELOSI, A. C.; FELTES, H. P. M. Metaphorizing Violence in the UK and Brazil: A Contrastive Discourse Dynamics Study. Metaphor and Symbol. , v.29, p.23 – 43, 2014

PELOSI, Ana Cristina. Social Cognitive Representations of Violence in Urban Brazil: Violence as an Uncntrolled Force. Revista da ANPOLL (Online). , v.01, p.273 – 296, 2014.

PELOSI, A. C.; CAMERON, Lynne; FELTES, H. P. M. Urban violence in Brazil and the role of the media: Communicative effects of systematic metaphors in discourse. Metaphor and the Social World. , v.4, p.27 – 47, 2014

 

 

Acessar Ir para o topo