Qualificação para Doutorado

O que é:

Além da defesa do projeto, a qualificação 1, os alunos de Doutorado devem produzir um artigo (Qualificação 2), a ser julgado, no quinto semestre, por dois pareceristas externos ao Programa (Art. 30 do Regimento Interno do PPGL).

O aluno pode ainda apresentar artigo publicado individualmente ou em coautoria com orientador em revistas qualificadas como de excelência nacional ou internacional.

A efetivação da conclusão do curso e a emissão do diploma depende do cumprimento desse quesito.

Como precisa ser:

O artigo submetido à apreciação ou publicado no período do curso deverá seguir as exigências:

• Versar sobre tema vinculado a uma das linhas de pesquisa do Programa.
  • Ser escrito individualmente ou em coautoria com orientador (não se admitem outras coautorias isoladas ou conjuntas com orientador)
  • Atender a normas de periódico científico à escolha do aluno desde que classificado pelo Qualis como nacional/internacional de nível A a B2 (Capes 2016) na área.

Procedimentos:

Compete ao aluno:

• Produzir o artigo conforme exigências do Programa;
  • Enviar ao orientador, no 5º semestre: (a) o artigo produzido em duas versões editáveis (.doc ou .odt), uma identificada e outra não identificada, e em uma versão PDF não identificada; (b) o nome do periódico escolhido; (c) o print do Qualis do periódico escolhido, retirado da plataforma Sucupira Qualis Capes.
  • Opcionalmente, publicar o artigo em revistas qualificadas;
  • Caso publique o artigo, preencher o formulário de qualificação para enviar à secretaria, anexando o artigo publicado e o print do Qualis do periódico.

Compete ao orientador:

1. Uma vez pronto o artigo, o orientador do aluno deve preencher o formulário de parecer de artigo, anexando ao formulário as três versões solicitadas (uma editável identificada; outra editável não identificada e uma terceira em PDF não identificada) e o print do Qualis do periódico escolhido.

Compete à secretaria:

• Iniciar o processo de avaliação, mantendo contato com os pareceristas;
  • Após receber as análises, enviar os pareceres para o aluno e seu orientador;
  • Validar no Sigaa a atividade Qualificação 2.