Ensino e aprendizagem de línguas mediado por tecnologias digitais
Programa:
LINGUÍSTICA (22001018024P9)
Data de Início:
01/01/2011
Natureza do Projeto:
PESQUISA
Situação do Projeto:
EM ANDAMENTO
Descrição:
Estudo dos processos de ensino e aprendizagem de língua estrangeira mediados por tecnologias digitais. A pesquisa tem dois focos principais. O primeiro foco está no desenvolvimento das habilidades de compreensão e produção oral e escrita dessa língua, através da análise da fluência, da acurácia e da complexidade da produção oral e escrita dos aprendizes. Neste foco destacam-se os estudos: Desenvolvimento das habilidades orais e escritas em língua estrangeira por professores de inglês em formação nas modalidades presencial e à distância; avaliação da aprendizagem da pronúncia da língua inglesa mediada por software educativo; desenvolvimento das habilidades de produção oral e escrita em português língua adicional por estudantes falantes de inglês em programas de imersão no Brasil. O segundo foco é voltado para o papel do professor em curso de língua estrangeira a distância. Vinculado a esse foco está o trabalho “Negociação de sentidos em fóruns online: Análise da conversação, dos padrões interacionais e dos tipos de feedback”.
Histórico de Situações do Projeto
| Situação | Data de Alteração da Situação |
|---|---|
| EM ANDAMENTO | 01/01/2011 |
Histórico de Linhas de Pesquisa
| Linha de Pesquisa | Área de Concentração | Data de Início |
|---|---|---|
| LINGUÍSTICA APLICADA | LINGUÍSTICA | 01/01/2012 |
Equipe – 2019
| Nome | Categoria | Início do Vínculo | Fim do Vínculo |
|---|---|---|---|
| KEYLA MARIA FROTA LEMOS | Discente – Doutorado | 09/05/2016 | – |
| LUIZ FERREIRA GOMES JUNIOR | Discente – Mestrado | 08/05/2017 | – |
| VLÁDIA MARIA CABRAL BORGES (Responsável pelo Projeto) | Docente | 01/01/2012 | – |
Financiadores
Não existem financiadores associados ao projeto de pesquisa.
Produções Intelectuais Associadas
| Título | Tipo da Produção | Subtipo da Produção | Ano da Publicação |
|---|---|---|---|
| AVALIAÇÃO DE SOFTWARES EDUCATIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRONÚNCIA DA LÍNGUA INGLESA | BIBLIOGRÁFICA | ARTIGO EM PERIÓDICO | 2017 |
| CURSO DE EXTENSÃO DE LÍNGUA INGLESA | TÉCNICA | CURSO DE CURTA DURAÇÃO | 2015 |
| THE DESIGN OF AN INSTRUMENT TO EVALUATE SOFTWARE FOR EFL/ESL PRONUNCIATION TEACHING | BIBLIOGRÁFICA | ARTIGO EM PERIÓDICO | 2015 |
Trabalhos de Conclusão Associados
| Título | Autor | Tipo de Trabalho | Data da Defesa |
|---|---|---|---|
| ATIVIDADES DE PRODUÇÃO ORAL EM LINGUA INGLESA NA EAD: UM ESTUDO NA LICENCIATURA A DISTÂNCIA DE LETRAS INGLÊS DA UNIVERSIADE FEDERAL DO CEARÁ | EMANUELLE SALES CAVALCANTE | DISSERTAÇÃO | 27/08/2015 |
| AVALIAÇÃO DE SOFTWARES EDUCATIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRONÚNCIA DO INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA E/OU SEGUNDA LÍNGUA | CRISTIANA GOMES DE FREITAS MENEZES MARTINS | TESE | 28/05/2015 |
| Desenvolvimento das habilidades orais e escritas em língua estrangeira pro professores de inglês em formação nas modalidades presencial e à distância | JOAO TOBIAS LIMA SALES | TESE | 18/05/2015 |
| Diversidade lexical e níveis de proficiência (B2 e C1) em português como língua adicional | LIDIA AMELIA DE BARROS CARDOSO | TESE | 26/09/2016 |
| Tecnologias digitais e autonomia: a aquisição de segunda língua sob a ótica da complexidade | JOAO DA SILVA ARAUJO JUNIOR | TESE | 21/10/2013 |
