Tabela de distribuição de vagas
Tabela de distribuição de vagas por projeto e linha de pesquisa
Legenda
AC = vagas de ampla concorrência; VR = vagas reservadas;
N = cotas para negros; IQ = cotas para indígenas/quilombola;
D = cotas para pessoas com deficiência
Linha Aquisição, Desenvolvimento e Processamento da Linguagem
PROJETO
|
MESTRADO | DOUTORADO | ||
AC | VR | AC | VR | |
Acesso lexical de bilíngues e multilíngues | 2 | |||
Elaboração de dicionários linguístico-culturais | 1N | |||
Ensino, aprendizagem e processamento de vocabulário de língua inglesa | 1 | 1N | 1 | |
Movimentação ocular durante a leitura de ex-analfabetos | 1N | 1N | ||
O ensino e aprendizagem da pronúncia de língua estrangeira | 1 | 1 | ||
Tradução Audiovisual Acessível em Libras: o esforço cognitivo durante a recepção de três gêneros por espectadores surdos | 1D |
Linha Descrição e Análise Linguística
PROJETO
|
MESTRADO | DOUTORADO | ||
AC | VR | AC | VR | |
A tradução de legendas de produções audiovisuais hispano-americanas para o português do Brasil: uma análise sociolinguística (1 etapa) | 1 | |||
Análise da segmentação linguística aliada à segmentação retórica na Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE) de vídeos em Libras | 1 | |||
Análise morfossintática computacional do Nheengatu no modelo Universal Dependencies | 1IQ | 1 | ||
Análises morfossintáticas em perspectiva sociofuncionalista e sócio-histórica | 2 | |||
Descrição e análise de língua sob o viés funcionalista: gramática e discurso na construção de enunciados | 1N | 1 | ||
Desenvolvimento do ritmo de línguas estrangeiras | 1 | |||
Gramática, léxico e discurso em abordagem cognitivo-funcional | 4 | 1 | ||
Uma análise comparativa das categorias tempo, aspecto e modalidade nas línguas portuguesa e espanhola: forma, função e ensino (2.a etapa) | 1D | 1 | ||
Variação e mudança linguística no português do Brasil | 1 | 1N |
Linha Linguística Aplicada
PROJETO
|
MESTRADO | DOUTORADO | ||
AC | VR | AC | VR | |
Ensino de Português como Língua Estrangeira | 1N | |||
Farol – Laboratório de Ensino de Língua Portuguesa | 1 | 1 | 1N | |
Formação de professores na perspectiva da Linguística Aplicada: o estágio docente de Letras | 1 | 1 | ||
Gênero, Raça e Ideologia Linguística na Escola Inclusiva | 1IQ | |||
Historicidade dos textos, tradições discursivas e ensino | 2 | |||
Incursões dialógicas no ensino e na formação de professores de língua materna e de Libras | 1 | |||
Linguística Aplicada Crítica: uma agenda de investigação da linguagem socialmente referenciada. | 1 | 1N | ||
Racismo Algorítmico e Inteligência Artificial (Projeto IARA) | 1N | 1N |
Linha Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização
PROJETO
|
MESTRADO | DOUTORADO | ||
AC | VR | AC | VR | |
Discursividades à margem: desenvolvimentos e inflexões na perspectiva enunciativa de Dominique Maingueneau | 2 | |||
Enunciação e tensividade em textos verbais, não verbais e sincréticos | 1 | 1 | ||
Tecendo vidas com palavras: a linguagem e a construção da experiência humana | 2 | 1 | 1N |