PPGL/UFC divulga resultado da Etapa 1 da seleção para mestrado e doutorado (2026)
Data da publicação: 7 de outubro de 2025 Categoria: Divulgações, Notícias, PPGL, SeleçãoPrimeira fase avaliou 181 pré-projetos; 97 candidatos foram aprovados e seguem para a etapa de arguição oral.
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará divulga o resultado da Etapa 1 – Análise de Pré-Projetos de Pesquisa do processo seletivo 2025, referente ao ingresso na turma 2026 dos cursos de mestrado e doutorado. Essa fase teve como objetivo avaliar a qualidade, a viabilidade e a relevância científica dos pré-projetos submetidos pelos candidatos às quatro linhas de pesquisa do Programa.
Foram analisados 181 pré-projetos no total. Desse conjunto, 97 candidatos foram aprovados e classificados para a Etapa 2 (Arguição Oral), enquanto 84 não atingiram a nota mínima exigida de 7,0 pontos. A taxa geral de aprovação foi de 54%, refletindo o alto nível de competitividade e o rigor acadêmico do PPGL/UFC.
No Doutorado, foram avaliados 86 pré-projetos, com 50 aprovações (58%). A linha Aquisição, Desenvolvimento e Processamento da Linguagem (10/10) obteve aprovação integral, com todos os candidatos classificados para a próxima etapa. As propostas aprovadas estão de acordo com os projetos divulgados pelo edital, contemplando temas como elaboração de dicionários linguístico-culturais, ensino e processamento lexical, além de estudos sobre leitura e rastreamento ocular, consolidando a força do PPGL nas interfaces entre psicolinguística e cognição.
A linha Descrição e Análise Linguística (10/22) registrou 45% de aprovação, com destaque para projetos voltados à análise morfossintática computacional de línguas indígenas, como o Nheengatu, e pesquisas sobre variação, mudança linguística e tradução sob diferentes perspectivas teóricas.
Com o maior número absoluto de candidatos, a linha Linguística Aplicada (24/37) alcançou 65% de aprovação, refletindo a diversidade temática da área. Foram classificados projetos sobre formação de professores de língua portuguesa, ensino de línguas, linguística aplicada crítica e investigações sobre tecnologia, discurso e inteligência artificial — entre elas, o Projeto ALEX – Algoritmos da Exclusão: uma análise interseccional da necroalgoritmização no século da Inteligência Artificial.
Já a linha Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização (6/17) apresentou 35% de aprovação, com destaque para estudos de enunciação, análise semiótica e discursividades à margem, voltados à compreensão dos modos de construção da linguagem em contextos sociais e culturais diversos.
No Mestrado, foram avaliados 95 pré-projetos, dos quais 47 foram aprovados (49%). A linha Aquisição, Desenvolvimento e Processamento da Linguagem (8/20) aprovou cerca de 40% dos pré-projetos avaliados.
A linha Descrição e Análise Linguística (5/13) teve 38% de aprovação, reunindo trabalhos sobre os temas do edital: categorias gramaticais, análise funcional e descrição de fenômenos linguísticos em diferentes níveis estruturais da língua.
Com maior número de classificados, a linha Linguística Aplicada (22/33) obteve 67% de aprovação, destacando-se por projetos sobre formação docente, ensino de língua materna e de Libras, linguística aplicada crítica e o uso de tecnologias digitais no ensino.
A linha Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização (12/29) alcançou 41% de aprovação de pré-projetos na área de enunciação, textualidade, semiótica e linguagem como espaço de construção da experiência humana.
Próximas etapas
Conforme o edital e seu aditivo, os recursos referentes à Etapa 1 poderão ser interpostos nos dias 7 e 8 de outubro de 2025, até às 17h, exclusivamente pelo e-mail selecaoppglin@ufc.br.
Após a análise dos recursos, o resultado final da Etapa 1 e o cronograma das arguições orais (Etapa 2) serão divulgados no site oficial do PPGL: www.ppgl.ufc.br.