Por uma reconsideração de pressupostos da Linguística Textual
Linha de pesquisa: Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização
Área de concentração: Linguística
Natureza: Pesquisa
Data de início: Agosto/2019 – Agosto/2020
Situação: Concluído
Descrição:
No projeto que desenvolvemos em 2018, assumimos o pressuposto de que todo texto é guiado por uma orientação argumentativa, uma vez que, quando não defende uma tese, supõe sempre alguns pontos de vista, pelos quais o sujeito tenta, de algum modo, influenciar o outro quanto a mudanças no seu modo de pensar, ver, sentir ou agir. Essa concepção se fundou em Amossy (2017), que vem se dedicando à articulação teórica entre a retórica e a análise do discurso de origem francesa. Com base nela, em Cavalcante (2017), reivindicamos que, em todo texto, há uma dimensão argumentativa, já que, em todos, há um sujeito que, embora sofra condicionamentos socioculturais, tem sempre uma intenção de levar o interlocutor a um projeto de dizer, bem-sucedido ou não. Para tanto, o locutor aciona e organiza determinadas estratégias argumentativas pelas quais possa ter êxito em suas práticas discursivas, dentre elas: a escolha de determinado gênero discursivo, da organização sequencial, das marcas de heterogeneidades, dos recursos intertextuais, de processos referenciais e de recursos hipertextuais e multimodais. Essa constatação levou o grupo Protexto a propor sessões de estudo para rever os conceitos com os quais lida a Linguística Textual e a investir em publicações assinadas em coautoria pelos membros do grupo. Para isso, dividiremos os estudos em duas macrounidades: na primeira, blocaremos os conceitos concernentes ao todo do texto, como a própria definição de texto, e as concepções de interação, enunciação, enunciado, sujeito, projeto de dizer, argumentação, gênero, mídia, hipertextualidade, plano de texto, sequência textual, coerência-coesão, continuidade e progressão tópica; na segunda, reconsideraremos os parâmetros mais microtextuais, decisivos para a configuração dos conceitos do primeiro bloco: referenciação, intertextualidade, pontos de vista, marcas de heterogeneidade enunciativa e signos da visualidade..
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3).
Integrantes:
Mônica Magalhães Cavalcante (responsável pelo projeto – docente)
Alena Ciulla (Participante externo)
Mariza Angélica Brito (Participante externo)
Antônio Lailton Duarte (Discente – Doutorado)
Francisca Tarciclê Pontes Rodrigues (Participante externo)
Maria da Graça Faria (Participante externo)
Aurea Suely Zavam (Participante interno)
Geana Barbosa da Silveira (Discente – Mestrado)
Mayara Arruda Martins (Discente – Mestrado)
Valdinar Custódio Filho (Participante externo)
Rafael Lima de Oliveira (Discente – Mestrado)
Rosalice Pinto (Participante externo)
Antenor Teixeira de Almeida Júnior (Participante externo)
Eduardo Carvalho de Almeida (Discente -Graduação)
Sávio André Cavalcante (Participante externo)
Isabel Muniz Lima (Discente – Doutorado)
José Elderson de Sousa Santos (Discente – Mestrado)
Suzana Leite Cortez (Participante externo)
Edmar Peixoto de Lima (Participante externo)
Carlos Eduardo Silva Pinheiro (Participante externo)
Jessica Oliveira Fernandes (Discente – Doutorado)
Dálete de Castro Braga Costa (Discente – Graduação)
Joeliza Colares (Discente – Graduação)
Bárbara Jéssica dos Santos Amaral (Discente – Graduação)
Trabalhos de Conclusão Associados:
Tipo de trabalho: Dissertação
-
Mayara Arruda Martins. A caracterização dos tipos de dêixis como processos referenciais. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Lingüística) – Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mônica Magalhães Cavalcante. Data da defesa:
-
JOSÉ ELDERSON DE SOUZA SANTOS. PLÁGIO, SANÇÕES SOCIAIS E MARCAS INTERTEXTUAIS. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mônica Magalhães Cavalcante.
-
Rafael Lima de Oliveira. Uma análise textual do pathos em polêmicas. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Mônica Magalhães Cavalcante.