Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglishEspañol

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Linguística

Área do conteúdo

A produção do discurso literomusical brasileiro para crianças: investigações discursivas e implicações pedagógicas

Programa:
LINGUÍSTICA (22001018024P9)
Data de Início:
01/10/2013
Natureza do Projeto:
PESQUISA
Situação do Projeto:
EM ANDAMENTO
Descrição:
Este projeto representa um prolongamento das investigações iniciadas com nossa tese de doutorado e continuadas pelos doutorandos e mestrandos do grupo de pesquisa Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais (Grupo Discuta) no quadro do Programa de Pós-Graduação em Linguística, bem como por nossas pesquisas individuais acerca dos posicionamentos discursivos no âmbito do campo discursivo literomusical brasileiro. Os pressupostos teóricos resultam da conjugação entre a Análise do Discurso na orientação que o pesquisador francês Dominique Maingueneau (1988, 1995, 1996, 2000) imprime a esta disciplina, os estudos sobre a cultura lúdica e infantil desenvolvidos por Gilles Brougère (2003, 2006) e Sarmento (2004), e nossos próprios trabalhos de aplicação da Análise do Discurso à canção popular (COSTA: 2001, 2005, 2007, 2012). A pesquisa tem como objetivo geral investigar o lugar da canção popular brasileira para crianças no âmbito da cultura lúdica infantil. Como objetivos específicos, pretendemos estabelecer comparativos entre a canção para crianças e os elementos da cultura lúdica infantil, quais sejam, o jogo, o brinquedo e a brincadeira; descrever os posicionamentos presentes na canção popular brasileira para crianças; e investigar a relação entre gestos enunciativos (investimento vocal, performance audiovisual, organização camerística, etc.) e a constituição de posicionamentos no discurso literomusical para crianças.

 

Histórico de Situações do Projeto
Situação Data de Alteração da Situação
EM ANDAMENTO 01/10/2013

 

Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
PRÁTICAS DISCURSIVAS E ESTRATÉGIAS DE TEXTUALIZAÇÃO LINGUÍSTICA 01/10/2013

 

Equipe – 2019
Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
ALINE FABIOLA FREITAS MENDES Participante Externo 31/05/2017
GEANIA NOGUEIRA DE FARIAS PINHEIRO Participante Externo 31/05/2017
MARIA LUCIA DE SOUZA AGRA Discente – Doutorado 01/10/2015
NELSON BARROS DA COSTA (Responsável pelo Projeto) Docente 01/10/2013

 

Financiadores

 

Produções Intelectuais Associadas
Título Tipo da Produção Subtipo da Produção Ano da Publicação
A PESQUISA COM CRIANÇAS: PIMENTA NO JARDIM DOS OUTROS BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO 2017
CANÇÕES BRASILEIRAS PARA CRIANÇAS: UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO DISCURSIVA BIBLIOGRÁFICA LIVRO 2017
O LETRAMENTO LITEROMUSICAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA A PARTIR DO GÊNERO CANÇÃO TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 2016

 

Trabalhos de Conclusão Associados
Acessar Ir para o topo