Técnicas em softwares livres para a linguística de corpus (fase VIII)

Programa:
LINGUÍSTICA (22001018024P9)
Data de Início:
01/01/2016
Natureza do Projeto:
PESQUISA
Situação do Projeto:
EM ANDAMENTO
Descrição:
Com este projeto de pesquisa, pretendemos oferecer uma contribuição para a linguística de corpus do português, a partir da perspectiva de uma disciplina intimamente relacionada, que é a linguística computacional. O projeto integra o grupo de pesquisa Computação e Linguagem Natural (COMPLIN). Nos últimos anos, assistimos, no Brasil, a uma difusão cada vez maior da utilização de ferramentas computacionais no processamento de textos com fins de extração de dados ou validação de hipóteses linguísticas. Entre essas ferramentas, reina, nas universidades brasileiras, quase absoluto, o programa WordSmith Tools. Embora se caracterize por uma certa facilidade de uso, esse programa padece, contudo, de uma série de desvantagens, das quais destacamos as seguintes: (i) tem código proprietário, não permitindo a introdução de aperfeiçoamento por outros pesquisadores; (ii) exige licença paga; (iii) não é multiplataforma (só funciona em ambiente Windows). Com este projeto, pretendemos trilhar caminho oposto, desenvolvendo comandos e scripts em sistemas “livres”, i.e. que se conformem aos princípios do chamado Projeto GNU da Free Software Foundation, sendo, ao mesmo tempo, gratuitos e multiplataforma. Isso significa que funcionam tanto em sistemas operacionais comerciais, quanto em sistemas gratuitos como o Linux. Desse modo, esperamos contribuir para a redução dos custos das pesquisas linguísticas, desonerando os orçamentos tanto de pesquisadores individuais, quanto das diferentes entidades governamentais de fomento à pesquisa, que não precisariam mais gastar com sistemas operacionais pagos como o Windows. É nossa intenção nesta pesquisa, também, demonstrar a superioridade técnica e a maior flexibilidade de uso das ferramentas gratuitas e “livres”.

Histórico de Situações do Projeto
Situação Data de Alteração da Situação
EM ANDAMENTO 01/01/2016

Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
LINGUÍSTICA APLICADA LINGUÍSTICA 01/01/2016

Equipe – 2019
Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
HELIO LEONAM BARROSO SILVA Discente – Mestrado 02/05/2017
JESSE DE SOUSA MOURAO Discente – Doutorado 04/05/2016
JESSICA OLIVEIRA DE SOUZA Discente – Mestrado 02/05/2017
LEONEL FIGUEIREDO DE ALENCAR ARARIPE (Responsável pelo Projeto) Docente 01/01/2016

Financiadores
Não existem financiadores associados ao projeto de pesquisa.

Produções Intelectuais Associadas
Título Tipo da Produção Subtipo da Produção Ano da Publicação
A COMPUTATIONAL IMPLEMENTATION OF PERIPHRASTIC VERB CONSTRUCTIONS IN FRENCH BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO 2017
A CONSTRUÇÃO DE GRAMÁTICAS COMPUTACIONAIS: UMA INTRODUÇÃO À GRAMÁTICA LÉXICO-FUNCIONAL TÉCNICA CURSO DE CURTA DURAÇÃO 2017
ANÁLISE LINGUÍSTICA E IMPLEMENTAÇÃO COMPUTACIONAL: UMA ABORDAGEM LÉXICO-FUNCIONAL TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 2017
AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA COMPUTACIONAL DE DOIS TRATAMENTOS DISTINTOS DA VOZ PASSIVA BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS 2017
BRGRAM: A XLE-LFG GRAMMAR OF BRAZILIAN PORTUGUESE TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO 2017
BRMORPH: A LEXICAL TRANSDUCER OF BRAZILIAN PORTUGUESE TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO 2017
O MODELO GERATIVO DA GRAMÁTICA LÉXICO-FUNCIONAL TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 2017
UMA ANÁLISE COMPUTACIONAL DA VOZ PASSIVA NÃO-CANÔNICA EM PORTUGUÊS BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS 2017

Trabalhos de Conclusão Associados
Não existem trabalhos de conclusão associados ao projeto de pesquisa.