Uma análise comparativa das categorias tempo, aspecto e modalidade nas línguas portuguesa e espanhola: forma, função e ensino (fase I)
Programa:
LINGUÍSTICA (22001018024P9)
Data de Início:
15/08/2016
Natureza do Projeto:
PESQUISA
Situação do Projeto:
EM ANDAMENTO
Descrição:
Este projeto vincula-se a atividades de pesquisas desenvolvidas no âmbito da UFC, integra os Grupos de Pesquisas SOCIOLIN-LE (Grupo de Pesquisas Sociolinguísticas em Língua Estrangeira) e o TRAFE (Tradução, Funcionalismo e Ensino), ambos cadastrados no Diretório Nacional dos Grupos de Pesquisa do CNPq, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução e ao Programa de Pós-Graduação em Linguística do Centro de Humanidades. Na primeira etapa, esta pesquisa deter-se-á no estudo comparativo do tratamento dado às categorias verbais Tempo, Aspecto e Modalidade pelos materiais didáticos de Língua Portuguesa e de Língua Espanhola. Buscará suporte na proposta da Teoria da Variação e Mudança (LABOV, 1972, 1978, 1982, 1994, 2001 e 2010) e nos postulados do Funcionalismo linguístico norte-americano (HOPPER; TRAUGOTT, 1993; HOPPER, 1979, 1991; GIVÓN, 1971, 1979, 1984, 1990, 1991, 1995, 2001, 2002).
Histórico de Situações do Projeto
Situação | Data de Alteração da Situação |
---|---|
EM ANDAMENTO | 15/08/2016 |
Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa | Área de Concentração | Data de Início |
---|---|---|
DESCRIÇÃO E ANÁLISE LINGUÍSTICA | LINGUÍSTICA | 15/08/2016 |
Equipe – 2019
Nome | Categoria | Início do Vínculo | Fim do Vínculo |
---|---|---|---|
JULIANA LIBERATO NOBRE | Discente – Mestrado | 04/05/2017 | – |
MICHELE APOLONIO DE OLIVEIRA | Discente – Graduação | 16/08/2016 | – |
VALDECY DE OLIVEIRA PONTES (Responsável pelo Projeto) | Docente | 06/09/2017 | – |
Financiadores
Não existem financiadores associados ao projeto de pesquisa.
Produções Intelectuais Associadas
Título | Tipo da Produção | Subtipo da Produção | Ano da Publicação |
---|---|---|---|
A ABORDAGEM DOS PRONOMES DE TRATAMENTO TÚ, VOS E USTED EM LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL DO PNLD 2011: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA | BIBLIOGRÁFICA | ARTIGO EM PERIÓDICO | 2017 |
A CORRELAÇÃO ENTRE AS FORMAS VERBAIS IMPERFECTIVAS E OS PLANOS DISCURSIVOS SOB A ÓTICA DA MARCAÇÃO E DO PROCESSO DE GRAMATICALIZAÇÃO | BIBLIOGRÁFICA | ARTIGO EM PERIÓDICO | 2016 |
A TRADUÇÃO FUNCIONALISTA DE PEÇAS TEATRAIS DO PROJETO CEEMO PARA O ENSINO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA EM ESPANHOL | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2016 |
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL DO PNLD | BIBLIOGRÁFICA | TRABALHO EM ANAIS | 2016 |
A VARIAÇÃO NA EXPRESSÃO DO FUTURO EM LÍNGUA ESPANHOLA: ANÁLISE DE NOTICIAS ON LINE SOBRE A COPA 2014 | BIBLIOGRÁFICA | ARTIGO EM PERIÓDICO | 2017 |
EL DICCIONARIO DE APRENDIZAJE COMO HERRAMIENTA DIDÁCTICA EN LA ENSEÑANZA DE ESPAÑOL COMO LENGUA EXTRANJERA | BIBLIOGRÁFICA | LIVRO | 2018 |
Trabalhos de Conclusão Associados
Não existem trabalhos de conclusão associados ao projeto de pesquisa.