Propostas didáticas baseadas em processos fonológicos para o ensino da ortografia e da descodificação leitora
Programa:
LINGUÍSTICA (22001018024P9)
Data de Início:
02/01/2015
Natureza do Projeto:
PESQUISA
Situação do Projeto:
EM ANDAMENTO
Descrição:
Este projeto tem por objetivo principal a criação de material didático suplementar a ser utilizado por professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental a fim de lidar com erros de ortografia e com dificuldades de descodificação leitora que perduram até os últimos anos do EF. O material a ser criado e as propostas nele contido buscam trabalhar de maneira rápida e pontual dificuldades específicas, para que o tempo de aula dos professores e suas agendas de conteúdo não sejam prejudicados. O material procura agrupar erros muitas vezes vistos como diversos e distintos em uma mesma categoria de processo fonológico, a fim de otimizar o trabalho em sala de aula.
Histórico de Situações do Projeto
Situação | Data de Alteração da Situação |
---|---|
EM ANDAMENTO | 02/01/2015 |
Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa | Área de Concentração | Data de Início |
---|---|---|
DESCRIÇÃO E ANÁLISE LINGUÍSTICA | LINGUÍSTICA | 02/01/2015 |
Equipe – 2019
Nome | Categoria | Início do Vínculo | Fim do Vínculo |
---|---|---|---|
FELIPE SOUSA SAMPAIO | Discente – Mestrado | 31/07/2017 | – |
RONALDO MANGUEIRA LIMA JUNIOR (Responsável pelo Projeto) | Docente | 31/07/2017 | – |
THIAGO RIBEIRO MENDES | Discente – Mestrado | 31/07/2017 | – |
Financiadores
Não existem financiadores associados ao projeto de pesquisa.
Produções Intelectuais Associadas
Título | Tipo da Produção | Subtipo da Produção | Ano da Publicação |
---|---|---|---|
A INFLUÊNCIA DA DISCIPLINA ?FONOLOGIA SEGMENTAL DO INGLÊS? NA AQUISIÇÃO DE VOGAIS POR ALUNOS BRASILEIROS DE GRADUAÇÃO EM LETRAS-INGLÊS | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2017 |
AVALIADOR DE TRABALHOS SUBMETIDOS AO PROJETO 19 FONOLOGIA: TEORIA E ANÁLISE PARA APRESENTAÇÃO NO ALFALITO 2018 – CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA AMÉRICA LATINA | TÉCNICA | SERVIÇOS TÉCNICOS | 2018 |
COMITÊ CIENTÍFICO DE FONÉTICA DO CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN | TÉCNICA | SERVIÇOS TÉCNICOS | 2018 |
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E AS RELAÇÕES GRAFOFONÊMICAS: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA E PRECISÃO LEITORAS DE ALUNOS COM DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE | BIBLIOGRÁFICA | ARTIGO EM PERIÓDICO | 2017 |
EXAMINANDO PADRÕES RÍTMICOS DE INGLÊS-L2: UM ESTUDO PRELIMINAR DA PRODUÇÃO DE APRENDIZES BRASILEIROS DE IDADES DIFERENTES | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2017 |
INTRODUÇÃO A FONÉTICA ACÚSTICA | TÉCNICA | CURSO DE CURTA DURAÇÃO | 2017 |
IV ENCONTRO BRASILEIRO DE ECOLINGUÍSTICA | TÉCNICA | ORGANIZAÇÃO DE EVENTO | 2018 |
MANO (A) COMO TRAÇO LINGUÍSTICO IDENTITÁRIO DO FALAR PARAENSE | BIBLIOGRÁFICA | TRABALHO EM ANAIS | 2017 |
METALINGUISTIC KNOWLEDGE OF SEGMENTAL PHONOLOGY AND THE PRODUCTION OF ENGLISH VOWELS BY BRAZILIAN ELT UNDERGRADUATE STUDENTS | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2017 |
PALESTRA INTRODUÇÃO A ANÁLISE BAYESIANA DE DADOS COM O R PARA LINGUISTAS | TÉCNICA | ORGANIZAÇÃO DE EVENTO | 2018 |
PARECER AD HOC DE UM ARTIGO PARA O PERIÓDICO GRADUS – REVISTA BRASILEIRA DE FONOLOGIA DE LABORATÓRIO | TÉCNICA | SERVIÇOS TÉCNICOS | 2018 |
PARECER DE TESE EM ANDAMENTO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ | TÉCNICA | SERVIÇOS TÉCNICOS | 2018 |
PERCURSOS DE AQUISIÇÃO DAS VOGAIS DO INGLÊS POR ALUNOS BRASILEIROS NOS SEMESTRES INICIAIS DE GRADUAÇÃO EM LETRAS-INGLÊS | BIBLIOGRÁFICA | TRABALHO EM ANAIS | 2018 |
PESQUISANDO PRODUÇÃO E PERCEPÇÃO DA FALA | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2017 |
PESQUISAS EM FONÉTICA E FONOLOGIA | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2017 |
PLANO PRÉ-FORMATADO PARA UM GÊNERO | BIBLIOGRÁFICA | ARTIGO EM PERIÓDICO | 2017 |
THE DEVELOPMENT OF SPEECH RHYTHM OF ENGLISH BY BRAZILIAN LEARNERS: A RESEARCH PROPOSAL | BIBLIOGRÁFICA | TRABALHO EM ANAIS | 2018 |
THE INFLUENCE OF METALINGUISTIC KNOWLEDGE OF SEGMENTAL PHONOLOGY ON THE PRODUCTION OF ENGLISH VOWELS BY BRAZILIAN UNDERGRADUATE STUDENTS | BIBLIOGRÁFICA | ARTIGO EM PERIÓDICO | 2017 |
Trabalhos de Conclusão Associados
Não existem trabalhos de conclusão associados ao projeto de pesquisa.