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Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Linguística

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Propostas didáticas baseadas em processos fonológicos para o ensino da ortografia e da descodificação leitora

Programa:
LINGUÍSTICA (22001018024P9)
Data de Início:
02/01/2015
Natureza do Projeto:
PESQUISA
Situação do Projeto:
EM ANDAMENTO
Descrição:
Este projeto tem por objetivo principal a criação de material didático suplementar a ser utilizado por professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental a fim de lidar com erros de ortografia e com dificuldades de descodificação leitora que perduram até os últimos anos do EF. O material a ser criado e as propostas nele contido buscam trabalhar de maneira rápida e pontual dificuldades específicas, para que o tempo de aula dos professores e suas agendas de conteúdo não sejam prejudicados. O material procura agrupar erros muitas vezes vistos como diversos e distintos em uma mesma categoria de processo fonológico, a fim de otimizar o trabalho em sala de aula.

 

Histórico de Situações do Projeto
Situação Data de Alteração da Situação
EM ANDAMENTO 02/01/2015

 

Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
DESCRIÇÃO E ANÁLISE LINGUÍSTICA LINGUÍSTICA 02/01/2015

 

Equipe – 2019
Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
FELIPE SOUSA SAMPAIO Discente – Mestrado 31/07/2017
RONALDO MANGUEIRA LIMA JUNIOR (Responsável pelo Projeto) Docente 31/07/2017
THIAGO RIBEIRO MENDES Discente – Mestrado 31/07/2017

 

Financiadores
Não existem financiadores associados ao projeto de pesquisa.

 

Produções Intelectuais Associadas
Título Tipo da Produção Subtipo da Produção Ano da Publicação
A INFLUÊNCIA DA DISCIPLINA ?FONOLOGIA SEGMENTAL DO INGLÊS? NA AQUISIÇÃO DE VOGAIS POR ALUNOS BRASILEIROS DE GRADUAÇÃO EM LETRAS-INGLÊS TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 2017
AVALIADOR DE TRABALHOS SUBMETIDOS AO PROJETO 19 FONOLOGIA: TEORIA E ANÁLISE PARA APRESENTAÇÃO NO ALFALITO 2018 – CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA AMÉRICA LATINA TÉCNICA SERVIÇOS TÉCNICOS 2018
COMITÊ CIENTÍFICO DE FONÉTICA DO CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN TÉCNICA SERVIÇOS TÉCNICOS 2018
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E AS RELAÇÕES GRAFOFONÊMICAS: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA E PRECISÃO LEITORAS DE ALUNOS COM DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO 2017
EXAMINANDO PADRÕES RÍTMICOS DE INGLÊS-L2: UM ESTUDO PRELIMINAR DA PRODUÇÃO DE APRENDIZES BRASILEIROS DE IDADES DIFERENTES TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 2017
INTRODUÇÃO A FONÉTICA ACÚSTICA TÉCNICA CURSO DE CURTA DURAÇÃO 2017
IV ENCONTRO BRASILEIRO DE ECOLINGUÍSTICA TÉCNICA ORGANIZAÇÃO DE EVENTO 2018
MANO (A) COMO TRAÇO LINGUÍSTICO IDENTITÁRIO DO FALAR PARAENSE BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS 2017
METALINGUISTIC KNOWLEDGE OF SEGMENTAL PHONOLOGY AND THE PRODUCTION OF ENGLISH VOWELS BY BRAZILIAN ELT UNDERGRADUATE STUDENTS TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 2017
PALESTRA INTRODUÇÃO A ANÁLISE BAYESIANA DE DADOS COM O R PARA LINGUISTAS TÉCNICA ORGANIZAÇÃO DE EVENTO 2018
PARECER AD HOC DE UM ARTIGO PARA O PERIÓDICO GRADUS – REVISTA BRASILEIRA DE FONOLOGIA DE LABORATÓRIO TÉCNICA SERVIÇOS TÉCNICOS 2018
PARECER DE TESE EM ANDAMENTO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ TÉCNICA SERVIÇOS TÉCNICOS 2018
PERCURSOS DE AQUISIÇÃO DAS VOGAIS DO INGLÊS POR ALUNOS BRASILEIROS NOS SEMESTRES INICIAIS DE GRADUAÇÃO EM LETRAS-INGLÊS BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS 2018
PESQUISANDO PRODUÇÃO E PERCEPÇÃO DA FALA TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 2017
PESQUISAS EM FONÉTICA E FONOLOGIA TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO 2017
PLANO PRÉ-FORMATADO PARA UM GÊNERO BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO 2017
THE DEVELOPMENT OF SPEECH RHYTHM OF ENGLISH BY BRAZILIAN LEARNERS: A RESEARCH PROPOSAL BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS 2018
THE INFLUENCE OF METALINGUISTIC KNOWLEDGE OF SEGMENTAL PHONOLOGY ON THE PRODUCTION OF ENGLISH VOWELS BY BRAZILIAN UNDERGRADUATE STUDENTS BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO 2017

 

Trabalhos de Conclusão Associados
Não existem trabalhos de conclusão associados ao projeto de pesquisa.
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