Grupo de pesquisa CompLin (PPGL) cria tradutor da Língua Geral da Amazônia

Data de publicação: 11 de maio de 2022. Categoria: Divulgações, Notícias
O grupo de pesquisa Computação e Linguagem Natural (CompLin), coordenado pelo Prof. Leonel Araripe do Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFC), foi destaque numa reportagem do jornalista Sérgio de Souza, publicada ontem na Agência UFC.

Prof. Leonel Araripe (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Criado em 2009, o grupo desenvolve pesquisas voltadas para o processamento computacional , inicialmente para o português e, há três anos, para a Língua Geral Amazônica-LGA ou nheengatu, língua sujeita à extinção A primeira ferramenta criada pelo grupo foi o GrammYEP, tradutor automático que tanto traduz da LGA para o inglês e o português e vice-versa, como pode auxiliar o aprendizado da LGA por falantes do inglês e do português e dessas línguas por falantes da LGA. Além dessa ferramenta, o grupo criou, envolvendo alunos da graduação e da pós-graduação um etiquetador morfossintático, a ser ampliado com a dissertação de Juliana Gurgel, orientanda do Prof. Leonel.
Atualmente, o Prof. Leonel Araripe, em parceria com Inari Listenmaa, cientista da computação do Centro de Direito Computacional da Universidade de Administração de Singapura, busca ampliar a ferramenta de tradução entre a LGA e mais de 30 línguas.
Para saber mais, acesse a reportagem completa aqui.