Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglishEspañol
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Linguística

Área do conteúdo

Chamadas 2023

CHAMADAS 2023

  • Edital 13/2023/PRPPG – Chamada Específica Bolsas CAPES/CNPQ/PRPPG/UFC

O que é: Bolsas de Doutorado CAPES e CNPq da cota da Pró-Reitoria de Pós-Graduação

Detalhes: https://prppg.ufc.br/wp-content/uploads/2023/08/prppg-edital.pdf

Inscrições: via formulário   até 06/09/2023.

Resultado: até 14/09/2023

 

  • Edital 2/2023/CB-PPGL- Chamada Específica Bolsa Doutorado CAPES-DS

O que é: chamada para preencher uma cota livre de bolsa de Doutorado Capes-Demanda Social

Edital completo: acesse aqui

Inscrições: via formulário   até 10/05/2023.

Resultado: até 12/05/2023

A Comissão de Bolsas informa o resultado da seleção da bolsa de Doutorado Capes:

1. Maiara Sousa Soares

 

  • Chamada Específica Bolsas CNPQ/PRPPG/UFC

O que é: Bolsas CNPq da cota da Pró-Reitoria de Pós-Graduação

Detalhes: https://prppg.ufc.br/wp-content/uploads/2023/04/sei-ufc-4223279-prppg-edital.pdf

Inscrições: via formulário   até 28/04/2023.

Resultado: até 04/05/2023

A Comissão de Bolsas/PPGL/UFC informa a seguir o resultado da seleção interna para o Edital 6/PRPPG/UFC, cota CNPq. Esclarece ainda que:

  • serão enviados para a PRPPG apenas os quatro primeiros, conforme recomenda o Edital 6/PRPPG/UFC, os quais, além dos documentos exigidos no Edital 5/PRPPG (cadastramento e termo de compromisso), deverão enviar até amanhã, 4/5, para o email (ppgl@ufc.br): Proposta de Pesquisa [máximo de 4 laudas], contendo: Título, Resumo da Proposta, Justificava, Objetivos, Metodologia, Resultados e Impactos Esperados, Referências Bibliográficas e Plano de Atividades;
  • O Edital 6/PRPPG prevê a concessão de uma bolsa por Programa, com possibilidade, de havendo cota não ocupada, ser concedida mais uma.
  • Caso o PPGL seja contemplado com bolsa do Edital 5/2023/Capes/PRPPG não terá prioridade na concessão de bolsas deste Edital 6/2023, cotas CNPq/PRPPG.
Colocação Nome
1 EVELYN BORGES FARIAS*
2 ALINE NARA SEVERIANO
3 MARINA RODRIGUES FALCÃO
4 JOSÉ ARMANDO ARAÚJO PIRES NETO
5 ALESS JORDAN LINHARES CAETANO
6 CARLOS ANDRÉ SILVA FERREIRA
7 JOELIZA MARIA SOUSA COLARES

*A aluna classificada em primeiro lugar não apresentou a documentação exigida no prazo solicitado, razão pela qual, foi enviada para a PRPPG os quatro candidatos seguintes, respeitando-se a ordem estabelecida.

Critérios: podem-se inscrever candidatos que preencham os seguintes critérios, além dos Documentos listados no Edital 6/2023-PRPPG/UFC:

i Encontre-se regularmente ativo e matriculado em curso stricto sensu acadêmico da UFC.

ii Esteja matriculado, no máximo, no 18º mês do curso de mestrado ou no 40º mês do curso de doutorado.

iii não possua qualquer tipo de atividade remunerada e/ou vínculo empregatício.

iv Não acumule benefícios financeiros para a mesma finalidade, de órgãos ou entidades da Administração Pública federal, estadual ou municipal ou de agência estrangeira;

v Apresente perfil compatível com a necessidade de atuação nas atividades acadêmicas e de pesquisa do PPG.

vi Realize, periodicamente, o preenchimento do relatório do Sistema de Acompanhamento de Pós-Graduandos (SAP), durante a vigência da bolsa.

Observações:

i. Esta é uma seleção interna específica para concorrer à seleção da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, que poderá conceder uma bolsa CNPq de Mestrado e uma de Doutorado a cada Programa, com duração prevista de maio a fevereiro de 2024, sendo permitida renovação.

ii. Como se trata de bolsa CNPq, o candidato não poderá ter vínculo empregatício.

iii. Esta seleção interna é independente do resultado do Edital nº 1/2023-CB/PPLING/UFC e da chamada anterior (CAPES/PRPPG). Portanto, alunos interessados em concorrer precisam se inscrever nesta chamada.

iv A PRPPG destaca que terão prioridade nesta chamada PPGs que não tenham sido contemplados com bolsas no Edital PRPPG 8/2022, Edital PRPPG 5/2023 e Edital CAPES 16/2022.

RESULTADO PRELIMINAR DA SELEÇÃO COTA CNPQ/PRPPG: https://prppg.ufc.br/wp-content/uploads/2023/05/sei-ufc-4260995-prppg-declaracao.pdf

CONTEMPLADA COM BOLSA MESTRADO CNPQ: Aline Nara Severiano

 

  • Chamada Específica Bolsas Capes/PRPPG/UFC

O que é: Bolsas CAPES da cota da Pró-Reitoria de Pós-Graduação

Detalhes: https://prppg.ufc.br/wp-content/uploads/2023/04/edital-prppg-capes.pdf

Inscrições: via formulário   até 20/04/2023.

Resultado: até 27/04/2023

A Comissão de Bolsas/PPGL/UFC informa a seguir o resultado da seleção interna para o Edital 5/PRPPG/UFC. Esclarece ainda que:

  • os candidatos com previsão de bolsa regular (até 24 meses desde a entrada no curso) não foram ordenados para evitar ocupar eventual vaga que não admitiria substituição posterior (ver página inicial);
  • serão enviados para a PRPPG apenas os quatro primeiros, conforme recomenda o Edital 5/PRPPG/UFC;
  • O Edital 5/PRPPG prevê a concessão de uma bolsa por Programa, com possibilidade, de havendo cota não ocupada, ser concedida mais uma.
  • O PPGL não terá prioridade na concessão de bolsas, pois, conforme Edital, a prioridade será de programas que não foram contemplados pelo edital de cotas/PRPPG de 2022.
Colocação Nome
1 ALINE NARA SEVERIANO
2 MARINA RODRIGUES FALCÃO
3 JOSÉ ARMANDO ARAÚJO PIRES NETO
4 ALESS JORDAN LINHARES CAETANO
5 DÉBORA MARIA DE OLIVEIRA NOBRE
6 CARLOS ANDRÉ SILVA FERREIRA
7 JOELIZA MARIA SOUSA COLARES

Critérios: podem-se inscrever candidatos que preencham os seguintes critérios, além dos Documentos listados no Edital 5/2023-PRPPG/UFC:

i Encontre-se regularmente ativo e matriculado em curso stricto sensu acadêmico da UFC.

ii Esteja matriculado, no máximo, no 18º mês do curso de mestrado ou no 40º mês do curso de doutorado.

iii Não acumule benefícios financeiros para a mesma finalidade, de órgãos ou entidades da Administração Pública federal, estadual ou municipal ou de agência estrangeira;

iv Apresente perfil compatível com a necessidade de atuação nas atividades acadêmicas e de pesquisa do PPG.

v Realize, periodicamente, o preenchimento do relatório do Sistema de Acompanhamento de Pós-Graduandos (SAP), durante a vigência da bolsa.

Observações:

i. Esta é uma seleção interna específica para concorrer à seleção da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, que poderá conceder uma bolsa de Mestrado e uma de Doutorado a cada Programa, com duração prevista de maio a fevereiro de 2024.

ii. Como se trata de bolsa CAPES, o candidato não poderá ter vínculo empregatício.

iii. Esta seleção é independente do resultado do Edital nº 1/2023-CB/PPLING/UFC. Portanto, alunos interessados em concorrer a essas bolsas da PRPPG precisam se inscrever nesta chamada.

RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO DA COTA CAPES/PRPPG: https://prppg.ufc.br/wp-content/uploads/2023/05/sei-ufc-4259275-prppg-declaracao.pdf

Inscrições: até 23h59min de 20/04/2023, via formulário

Detalhes:  https://ppgl.ufc.br/pt/editais/2023-2/selecao-interna-pdse-2023/

CANDIDATA SELECIONADA: Juliana Liberato Nobre Alves

      • Bolsas de Mestrado e Doutorado do PPGL/2023

O que é: chamada de candidatos a bolsas para elaboração de lista de classificados, que serão chamados quando houver cotas disponíveis.

Edital nº 1/2023-CB/PPLING/UFC

Matrícula resultado
548977 indeferido

A Comissão de Bolsas convoca os candidatos listados a seguir para apresentar a documentação necessária para possível implementação de bolsa. Mais detalhes serão enviados por e-mail.

MESTRADO
Francisco José Gomes de Sousa
Luana Ingrid Gomes Maia
Melissa Maria do N. Sousa
DOUTORADO
Alcilene Aguiar Pimenta
Aline Ribeiro Lucas Vasconcelos
Carlos Eduardo Silva Pinheiro
Jorge Adriano Pires Silva
Késsio Jhone Lopes da Silva
Priscila Sandra Ramos de Lima
Vinícius Araújo Bezerra
  • PREVISÃO DE CHAMADAS 2023.1: a Comissão informa que os classificados no Edital 1/2023-CB/PPGL/UFC serão chamados por e-mail, para apresentação de documentação, obedecendo-se a ordem indicada no resultado. Candidatos que tenham vínculo empregatício devem apresentar Portaria de afastamento atualizada.
  • Segundo mostra a tabela de cotas, disponível neste site, há previsão de 7 cotas de bolsas de mestrado, entre maio e junho/2023.
  • Uma vez que foram atendidos todos os veteranos do mestrado (com a excepcional prorrogação das cotas da PRPPG/2022), a ordem de chamada para ocupação das cotas será a mesma do resultado da tabela “mestrandos novatos”, dos quais já foram atendidos os dois primeiros lugares.
  • A previsão é que sejam chamados do 3º ao 9º lugar dos mestrandos novatos classificados neste edital de bolsas.  Dúvidas? encaminhe e-mail para ppgl@ufc.br.

 

 

CLASSIFICADOS Edital nº 1/2023-CB/PPLING/UFC já contemplados, chamados e/ou previstos para ocupar cota do Programa.

MESTRADO
Veteranos
1.Luana Ingrid Gomes Maia: não ocupou cota do PPG, pois teve bolsa PRPPG renovada;
2.Melissa Maria do N. Sousa: não ocupou cota do PPG, pois teve bolsa PRPPG renovada;
3.Maríllia Arruda Couceiro: contemplada;
4.Renata Alves Rolim: contemplada.

Novatos
1.Francisco José Gomes de Sousa: contemplado;
2.João Pedro de Andrade Sousa: contemplado;
3.Manuel Valdenir Paulino da Silva: chamado (maio): desistente;
4.Eurico Mayer Vaz: contemplado;
5.Vitória Stefanny de Freitas Silva: contemplada;
6.André Brito da Silva: contemplado;
7.Flávia de Sena Neri: contemplada.
8.Renato Souza Lopes: previsão chamado (junho: necessário ter conta Bradesco ou Next);
9.Biatriz de Moura Tavares: previsão chamada (junho: necessário ter conta Bradesco ou Next).

10. Marina Rodrigues Falcão (junho: necessário ter conta Bradesco ou Next)

 

DOUTORADO
Veteranos
1.Priscila Sandra Ramos de Lima: contemplada
2.Aline Ribeiro Lucas Vasconcelos: contemplada
3.Vinícius Araújo Bezerra: contemplado
4.Alcilene Aguiar Pimenta: contemplada
5.Jorge Adriano Pires Silva: contemplado
6.Fabíola Nunes Tavares: contemplado

Novatos
1.Carlos  Eduardo Silva Pinheiro: contemplado
2.Késsio Jhone Lopes da Silva: contemplado
3.Maria Gadêlha da Silva: contemplado
4.Débora Brenda Teixeira Silva: contemplado
5.Gabriela de Araújo Zaupa Veloso: contemplada
6.Alverbênia Maria Alves de Lima: contemplada

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo