Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglishEspañol

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Linguística

Área do conteúdo

Aquisição da Linguagem

HBP7088 – AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM – 64h – Optativa – Mestrado e Doutorado

Estudo dos processos envolvidos na aquisição da linguagem.

 

ALBANO, E. C. Da fala a linguagem tocando de ouvido. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

BERGÈS, J.; BALBO, G. Jeu des Places de la mère et de L’Enfant. Essai sur le transitivisme. Ramonville Saint-Agne: Érès, 1998.

BLOOM, L. Language Development: form and function in emerging grammars. Cambridge: MIT Press, 1970.

BRUNER, J. The ontogenesis of speech-acts, J.C.L., [S. l.], v. 2, p.1-19, 1975.

CHAPMAN, R. S. Processos e distúrbios na aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

CHOMSKY, N. Aspects of the theory of syntax. Cambridge: The MIT Press, 1965.

______. Knowledge of language: its nature, origin and use. New York: Praeger, 1986.

ELLIOT, A. E. A linguagem da criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

FIGUEIRA, R. Causatividade: um estudo longitudinal de suas principais manifestações no processo de aquisição do português por uma criança. Tese (Doutorado) – UNICAMP, [s. l.], 1985.

______. Children’s riddles: what do they tell us about change in language acquisition?. In: INTERNATIONAL PRAGMATICS CONFERENCE, 5., 1996, Cidade do México.

FLETCHER, Paul; GARMAN, Michael. Language acquisition: studies in first language development. London: Cambridge University Press, 1986.

FLETCHER, P.; MAC WHINNEY, B. Compêndio da linguagem da criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GARNHAN, A. Psycholinguistics: central topics. London: Methuen, 1985.

HENRY, P. Les fáits sont tetus mais ils ne parlent point. Quelques remarques sur lenonciation et la pragmatique en linguistique. D.R.A. V. L, n. 31, p.107-119, 1984.

HICKMANN, Maya. Psychosocial aspects of language development. In: FLETCHER, Paul; GARMAN, Michael (Ed.). Language acquisition: studies in first language development. London: CUP, 1986.

KESS, J. F. Psycholinguistics. psychology, linguistics and the study of natural language. Amsterdam: John Benjamin Publishing Company, 1992.

LAMPRECHT, R. R. (Org.). Letras de Hoje. Anais do III Encontro Nacional Sobre Aquisição da Linguagem. Porto Alegre, 1995.

_____. (org.) Letras de Hoje. Anais do IV Encontro Nacional sobre Aquisição de Linguagem, 1998.

LEMOS, C. T. G. de. (1986). Internacionalismo e aquisição da linguagem. Revista DE.L.T.A. Vol. 2, n. 2, 231-248.

_____. Los processos metaforicos y metonímicos como mecanismos de cambio. Substratum 1, 121-135, 1992.

_____. Língua e discurso na teorização sobre aquisição de linguagem. Letras de Hoje, 30, 4, 29-44, 1995.

_____. Native speaker’s intuitions and metalinguistic abilities: what do they have in common from the point of view of language acquisition? /Trabalho apresentado na V International Pragmatics Conference, Cidade do México, julho de 1996/.

_____. Processos metafóricos e metonímicos: seu estatuto descritivo e explicativo na aquisição da língua materna. /Texto apresentado na Trento Lectures on Metaphore and Analogy. Trento, Itália, 1997/.

_____. Uma abordagem sócio-construtivista da aquisição da linguagem: um percurso e muitas questões. Anais do I Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem, 10 – 13 de outubro de 1989, CEAAL-PUC/RS.

_____. Interactional processes in the child’s construction of language em W. Deustsch (org.) The Chiid’s Construction of Language, 1981.

_____. Sobre a aquisição de linguagem e seu dilema (pecado) original. Boletim da Abralin, 3, 97-126, 1982.

_____. Speclarity as a constitutive process in dialogue and language acquisition. ln Camaioni e de Lemos (orgs) Questions on Social Explanation. Amsterdã: J.Benjamins, 1985.

_____. Los processos metafóricos y metonímicos como mecanismos de cambio. Substratum n 1, v.1, l2l-l36, 1992.

LURIA, A. R. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

MARTINOT, C (org.) Langue Française. n. 118, maio 1998.

MOLL, L. C. Vygostky e a educação – implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Artes Médicas, 1996.

PEREIRA DE CASTRO, M. F. Aprendendo a argumentar. Um momento no processo de construção da linguagem. Campinas: EDUCAMP, 1985, 1992.

_____. Entre Aquele que diz sim e Aquele que diz não: questões sobre a negação na construção da linguagem. D.E.L.T.A. VOL. 8 N. especial, l25-l5l, 1992.

_____. A negação na aquisição de linguagem: um fato que faz pensar e mudar. Anais da ANPOLL, 1995.

_____. Ainda a negação: questões sobre a interpretação. Cadernos de Estudos Lingüísticos, 29, 27-38, 1995.

_____. Piaget, o método clínico e a linguagem. In: Pereira de Castro (org.). O método e o dado no estudo da linguagem. Campinas: Educamp, 1996.

_____. (org). O método e o dado no estudo da linguagem. Campinas: Educamp, 1996.

_____. Interpretation and the acquisition of the mother tongue. /Trabalho apresentado na V International Pragmatics Conference, Cidade do México, julho de 1996/.

_____. Língua materna: palavra e silêncio na aquisição de linguagem. In: JUNQUEIRA FILHO,L.C.U (org.). Silêncios e Luzes: sobre a experiência do vazio e da forma. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.

_____. A fala do outro e a heterogeneidade da fala da criança. In: L.E.T.R.A.S – alteridade e heterogeneidade – nº 14. Revisa do Mestrado em Letras da Universidade Federal de Santa Maria, 1997.

_____. Sobre a interpretação e os efeitos da fala da criança. In: LAMPRECHT R. R (org) Letras de Hoje. Porto Alegre: PUCRS, 1998.

PERRONI, M.C. O desenvolvimento do discurso narrativo. S. Paulo: Martins Fontes, 1983, 1992.

PIAGET, J. A. A linguagem e o pensamento da criança. São Paulo. Martins Fontes, 1986.

PIATELLI-PALMARINI, M. (org.). Teorias da linguagem, teorias da aprendizagem: o debate entre Piaget e N. Chomsky. São Paulo. Cultrix, 1983.

SCARPA, E. M. The development of intonation and dialogue processes in two brazilian children. Tese de doutorado. SOAS. Universidade de Londres, 1984.

SLOBIN, D. I. Psicolingüística. São Paulo. Companhia Editora Nacional/USP, 1980.

VITTO, N.W.L. de. Os monólogos da criança: delírios da língua. Tese de doutoramento UNICAMP, 1994.

_____. A constituição do interlocutor vocal. Dissertação de mestrado, PUC- SP, 1983.

_____. Língua e discurso: à luz dos monólogos da criança. Letras de Hoje 30,4, 45-56, 1995.

_____, CARIELLO DA FONSECA. Reformulating or resignifying. /Trabalho apresentado na V International Pragmatics Conference, cidade do México, julho de 1996/.

VYGOSTKY, L. S. Pensamento e linguagem. Lisboa. Antidoto, 1979.

_____. A formação social da mente. São Paulo. Martins Fonte, 1994.

Acessar Ir para o topo