Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglishEspañol
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Linguística

Área do conteúdo

Ensino e Aprendizagem de Língua Materna e de Língua Estrangeira

HBP7044 – ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA E DE LINGUA ESTRANG. – 64h – Optativa – Mestrado e Doutorado

 

Estudo e aplicação das diferentes teorias sobre o processo de aquisição, ensino/ aprendizagem de línguas (materna e estrangeiras).

 

Programa

 

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes (org.), O Professor de Língua Estrangeira em formação. Campinas: Pontes, 1999.

_____. (org.). Parâmetros atuais para o ensino do Português Língua Estrangeira. Campinas: Pontes, 1997.

BAPTISTA, L.M.T.R. Língua e cultura no ensino de espanhol a brasileiros: contribuições para a formação de professores. Dissertação de Mestrado em Educação. Disponível no CD Tela 3, Textos em Lingüística Aplicada. Compilação de Vilson J. Leffa, Pelotas: Educat, Universidade Católica de Pelotas, 2006.

_____. Representações do sujeito-aluno e do sujeito-professor. Revista Trabalhos em Lingüística Aplicada. Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, n.42, p.107-123.

_____. Diferentes papéis e diferentes rumos para a investigação e a prática pedagógica. Revista Lúmen. São Paulo: v.05, n.11, p.79 – 87, 1999.

_____.Teorias lingüísticas e aquisição e aprendizagem de línguas. Revista Todas As Letras. São Paulo: v.02, 2000.

BROWN, Douglas. Teaching by principles: na interactive approach to language pedagogy. 2nd. ed. New York: Addison Wesley Longman, Inc., 2001.

CAVALCANTI, M.C.; MOITA LOPES, L. P. Implementação de Pesquisa na sala de aula de línguas no contexto brasileiro: Revista Trabalhos em Lingüística Aplicada. Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, n. 17, p. 1991.

CELANI, M.A.A. Professores Formadores em Mudança: Relato de uma experiência de reflexão e transformação da prática docente Campinas: Mercado de Letras, 2003.

CONSOLO, Douglas Altamiro; VIEIRA-ABRAHÃO, Maria Helena (orgs.) Pesquisas em lingüística aplicada. Ensino e aprendizagem de língua estrangeira. São Paulo:UNESP, 2003.

CORACINI, Maria José. (org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático.Campinas: Pontes, 1999.

COSCARELLI, C. V. & RIBEIRO, A. E. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005.

CROCHIS, José Leon. Indivíduo e cultura. São Paulo: Robe, 1997.

DELL’ISOLA, Regina L.P. & Amarante, Eliane (orgs.), Reflexões sobre a língua portuguesa: ensino e pesquisa. Campinas: Pontes &Editora da UFMG, 1997.

DIETZCH, M. (Org.) Espaços da linguagem na Educação. São Paulo: Humanitas, 1999.

FERNÁNDEZ, Alicia. Os idiomas do aprendiente. Análise das modalidades ensinantes com famílias, escolas e meios de comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2001.

FERNÁNDEZ, Sonsoles. Interlengua y análisis de errores. Madrid: Edelsa, 1997.

FORTKAMP, Mailce Borges Mota; TOMITCH, Lêda Maria Braga. Aspectos da Lingüística Aplicada. Florianopólis: Insular, 2000.

FRAGA LEURQUIN Eulália Vera Lúcia Contrato de comunicação e concepções de leitura na prática pedagógica de língua portuguesa. CD PROTEXTO. UFC. 2006

_____.A construção da compreensão de um texto escrito em francês por débutants e faux débutans. IN Educação e Comunicação. EDUFRN.

GOERGEN, P.; SAVIANI, D. (orgs.). Formação de Professores: a experiência internacional sob o olhar brasileiro. Campinas, SP: Autores Associados; São Paulo: NUPES, 1998.

GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino. Exercícios de militância e divulgação.Campinas: Mercado das Letras, 2002.

GIMENEZ, T. (org.). Trajetórias na formação de professores de línguas. Londrina: Editora UEL, 2002.

___. (org.) Ensinando e Aprendendo Inglês na Universidade: Formação de professores em tempo de mudança. Londrina: ABRAPUI, 2003.

Gnerre, M. (1991) Linguagem, Escrita e Poder. São Paulo: Martins Fontes.

GONZÁLEZ NIETO, Luis. Teoria lingüística y enseñanza de la lengua (Lingüística para profesores). Madrid: Cátedra, 2001.

KLEIMAN, Ângela B. (org.) – A formação do professor: perspectivas da Lingüística Aplicada / Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001.

Freire, Paulo. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho d´água. 7a. ed, 1995.

KLEIMAN, A. B. & SIGNORINI, I. (orgs.) (2000) O ensino e a formação do professor. Alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artes Médicas.

GRIFFIN, Kim. Lingüística aplicada a la enseñanza del español como 2/L. Madrid: Arco Libro, 2005.

LEFFA, W. (org.). O professor de línguas estrangeiras. Construindo a profissão. Pelotas: ALAB e EDUCAT, 2001.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

MARCONDES, Beatriz; MENEZES, Gilda; TOSHIMITSU, Thaís. Como usar outras linguagens na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC). Secretaria de Educação. Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, 1998. Disponível em Internet: http://www.mec.gov.br/semtec/ensmed/ftp/Linguagens.pdf.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC). Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília, 120p., 1998. Disponível em Internet: http://www.mec.gov.br/sef/estrut2/pcn/pdf/estrangeira.pdf.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. Temas básicos de educação e ensino. São Paulo: EPU, 1986.

MOITA LOPES, L.P. (Org.). Por uma Lingüística Aplicada Indisciplinar. SP:Parábola, 2006.

RENADYA &RICHARDS Methodology in language teaching: an anthology in language practice. Cambridge: CUP, 2002.

MOITA LOPES, Luiz Paulo. Oficina de Lingüística Aplicada. A natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

Paschoal Mara Sofia Zanotto de e CELANI Maria Antonieta Lingüística Aplicada: DA APLICAÇÃO DA LINGUISTICA A Lingüística transdisciplinar EDUC São Paulo, 1992.

PASSARELLI, L.G. Ensinando a escrita.O processual e o lúdico. SP: Cortez, 2004.

RUBIN, Joan; THOMPSON, Irene. Como ser um ótimo aluno de idiomas. São Paulo: Pioneira, 2003.

SEDYCIAS, J. (org). Tópicos em lingüística aplicada I. Brasília: Ofivina Editorial do Instituto de Letras da UnB-UnB; Editora Plano, 2000.

SESNAN, B. How to teach English. UK: OUP, 2001.

SIGNORINI, Inês. (org.) Língua(gem) e identidade. Elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas: Mercados das Letras, 1998.

SILVA L.,F.; RAJAGOPALAN, K. (Orgs) A lingüística que nos faz falhar SP: Parábola, 2004.

SILVA, Tomaz Tadeu da. (org.). O sujeito da educação. Estudos foucaultianos. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

TRAVAGLIA, L.C. (2003) Gramática: ensino plural. São Paulo: Cortez.

VYGOTSKY, L. S. Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

XAVIER, A. C.; CORTEZ, S. (Orgs.). Conversas com lingüistas. SP: Parábola, 2003.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo