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Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Linguística

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Tópicos Avançados III

HBP8022 – TÓPICOS AVANÇADOS III – 32h – Optativa – Doutorado

Estudo em nível avançado de modelos teóricos de processamento da linguagem figurada e da aplicação de metodologias às pesquisas teóricas e aplicadas.

Programa

FLOCH, J. M. Identités visuelles. Paris, PUF, 1995.

FONTANILLE, J. & ZILBERBERG, C. Tensão e significação. São Paulo: Humanitas, 2001.

FONTANILLE Jacques. Modes du sensible & Syntaxe figurative. Nouveaux Actes Sémiotiques, no 61-62-63. PULIM. Université de Limoges, 1999, 150 p.

FONTANILLE, Jacques. Significação e visualidade. Tradução de Elizabeth Bastos Duarte. Insular, 2005.

FONTANILLE, J. Synesthésie et sémiotique fondamentale. Textes divers. Disponível em: http://www.unilim.fr/pages_perso/jacques.fontanille/Fontanille-divers.html. acesso em 05/02/2011.

GREIMAS, Algirdas Julien. Semiótica figurativa e semiótica plástica. In Significação, Revista brasileira de semiótica, n. 4, junho/1984.

GREIMAS, A. J. e COURTÉS, J.. Sémiotique. Dictionnaire raisonné de la théorie du langage, tome 2. Paris: Hachette, 1986.

GREIMAS, A. J. e COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.

LANDOWSKI, E. e OLIVEIRA, A.C. de (eds.). Do inteligível ao sensível. São Paulo, Educ, 1995.

LANDOWSKI, E., OLIVEIRA, A. C. de, DORRA, R. (Ed.). Semiótica, estesis, estética, São Paulo-Puebla, EDUC-UAP, 1999.

LANDOWSKI, E. Modos de presença do visível. In OLIVEIRA, A.C. de (Org.). Semiótica plástica, São Paulo, CPS-Hacker, 2004.

LEITE, R. L. Isotopia e metaforização textual. Gragoatá. Niterói: UFF, 2009.

LOPES Ivã Carlos & BEIVIDAS Waldir. ―Veridicção, persuasão, argumentação. Notas numa perspectiva semiótica‖. Todas as Letras (Universidade Mackenzie, São Paulo), vol. 9, n. 1 (2007), pp. 32-41.

MERLEAU PONTY . M. O Olho e o Espírito. Cosac & Naify ,São Paulo ,2004.

OLIVEIRA, Ana Claudia de; TEIXEIRA, Lúcia (Orgs.). Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.

PIETROFORTE, Antônio Vicente. Semiótica Visual. Os percursos do olhar. São Paulo, editora Contexto, 2004.

PIETROFORTE, A. V. S. Análise do texto visual – a construçâo da imagem. 2. ed. Sâo Paulo: Contexto, 2008.

POLINA, M. Gorelik. L’expression de l’odeur dans l’interaction du verbal et du visuel: sur le matériel de la publicité des parfums. Thèse de doctorat. Université de Limoges, France, 2008.

TATIT, L. Musicando a Semiótica. São Paulo: Anna Blume, 2007.

TEIXEIRA, L. Para uma metodologia de análise de textos verbovisuais. In. OLIVEIRA, Ana Claudia de; TEIXEIRA, Lúcia (Orgs.). Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.

VALÉRY, P. Degas Dança Desenho. Trad. Christina Murachco e Célia Euvaldo. São Paulo, Cosac & Naify, 2003.

ZILBERBERG, C. Síntese da gramática tensiva. Significação – Revista Brasileira de Semiótica, n. 25, p. 163-204. São Paulo: Annablume, 2006.

ZILBERBERG, C. Synesthésie et profondeur. In Visible, Limoges: Pulim, n°1, 2006, pp. 83-103.

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