PPGLIN/UFC e PPG-Linguística/UFJF unem forças e são selecionados na etapa interna da UFC para o CAPES-GLOBAL.Edu
Data da publicação: 16 de setembro de 2025 Categoria: Bolsas, Internacionalização, Notícias, SeleçãoO Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (PPGLIN/UFC) e o Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPG-Linguística/UFJF) foram contemplados na Seleção Interna da PRPPG/UFC e integrarão a proposta institucional da Rede CONVERGE para o Programa CAPES-GLOBAL.Edu. O resultado foi divulgado em 15 de setembro, após a reunião dos reitores da Rede CONVERGE, confirmando a inclusão do projeto conjunto intitulado “Internacionalização em Linguística: Ciências de Dados, Processos Linguísticos e Impactos Sociais”, coordenado pela Profa. Dra. Elisângela Nogueira Teixeira (UFC) e com coordenação associada do Prof. Dr. Tiago Timponi Torrent (UFJF).
Atualmente a pesquisa no PPGLIN/UFC é conduzida em quatro linhas de pesquisa: aquisição, desenvolvimento e processamento da linguagem, descrição e análise linguística, práticas discursivas e estratégias de textualização e linguística aplicada. Já o PPG-Linguística/UFJF possui duas linhas: Linguagem e Humanidades e Linguística e Cognição. A combinação das linhas dos dois programas forma dois grandes eixos de atuação: um voltado para discurso, ensino e políticas linguísticas e outro para psicolinguística, linguística computacional e ciência de dados. Essa articulação fortalece o diálogo entre diferentes tradições teóricas e metodológicas e amplia o impacto social das pesquisas.
Anteriormente, a UFC já integrou um projeto institucional de internacionalização por meio do CAPES-PrInt, mas o PPGLIN não participou dessa iniciativa à época. Agora, com a participação no CAPES-GLOBAL.Edu, o programa poderá ampliar significativamente suas oportunidades: seu corpo docente e discente terão chances ainda mais robustas de estabelecer parcerias estratégicas e criar pontes com pesquisas em todo o mundo. Apesar de as parcerias já estarem consolidadas com instituições da Europa, Estados Unidos e Américas, a meta é expandir a cooperação para todos os continentes, diversificando redes e fortalecendo o alcance global da produção científica.
O projeto prevê estreitar parcerias entre UFC e UFJF por meio de missões técnicas, coorientações, disciplinas conjuntas, oficinas de escrita acadêmica e mobilidade docente e discente, além de ampliar a cooperação com instituições internacionais. Entre as ações planejadas estão o desenvolvimento de corpora e ferramentas de Processamento de Linguagem Natural para o português e línguas indígenas, a produção de materiais didáticos abertos e políticas linguísticas inclusivas e a definição de protocolos éticos para o uso de inteligência artificial na educação e análise discursiva. Também serão gerados produtos de impacto social, como aplicativos e ferramentas que possam traduzir as pesquisas em benefícios concretos para a sociedade.
Participam diretamente da iniciativa 15 docentes do PPGLIN/UFC e 24 pesquisadores vinculados à UFJF, totalizando 39 pesquisadores envolvidos. A parceria conecta um programa histórico do Nordeste (nota 5 da CAPES) a um programa internacional já em consolidação (nota 6), e objetiva a redução de assimetrias regionais e a ampliação da presença brasileira em redes científicas globais. O alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4, 9, 10, 11 e 16) reforça o compromisso com educação de qualidade, inovação tecnológica, redução das desigualdades e fortalecimento da cidadania linguística.
Links úteis:
Edital Interno para Seleção de Projetos Temáticos no âmbito do Programa CAPES-GLOBAL.EDU