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Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Linguística

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Perguntas frequentes

As perguntas mais comuns estão agrupadas por usuário. Procure sua dúvida na lista. Caso não encontre resposta, escreva para ppgl@ufc.br.

USUÁRIO EXTERNO

1) Quando ocorre o processo seletivo do PPGL??
A seleção para mestrado e doutorado acontece no segundo semestre de cada ano para ingresso no ano seguinte. Para ter informações sobre os editais, acompanhe o site do PPGL em Processos Seletivos
2) Como conhecer os projetos desenvolvidos pelos professores do PPGL?
No site do PPGL, no item do menu Pesquisa > projetos de pesquisa, é possível conhecer os projetos em andamento, por título ou por linha de pesquisa
3) Como concorrer a uma bolsa?
A seleção de bolsas do PPGL é anual e regida pela Resolução nº 01/2022, disponível na página de Legislação do site do Programa.
O aluno classificado na Seleção não receberá a bolsa automaticamente. Ele será convocado à medida que as cotas de bolsas forem sendo disponibilizadas (por defesa ou desistência de atuais bolsistas), obedecendo à ordem classificatória da Seleção e a outros critérios definidos pelos órgãos de fomento e pelo Regulamento da Comissão de Bolsas do PPGL. Além da Resolução de bolsas do Programa, devem ser observadas as regras das agências de fomento.
Mais dados sobre as bolsas são encontrados aqui: https://ppgl.ufc.br/pt/bolsas-de-estudo/
2) Como desenvolver minha pesquisa de pós-doutorado junto ao PPGL?
As instruções para estágio pós-doutoral junto ao Programa estão disponíveis em: https://ppgl.ufc.br/pt/estagio-de-pos-doutorado
ALUNOS
1) Como alterar ou trancar a minha matrícula?
No calendário universitário da UFC, há dois períodos referentes à alteração de matrícula: (1) período de ajuste de matrícula (inclusão e exclusão de disciplinas), feito no Sigaa, que exige homologação pelo orientador. (2) período de trancamento parcial, que consiste em trancar um componente curricular e que deve solicitado na secretaria do Curso (ppgl@ufc.br). O trancamento total é permitido em situações especiais, como doença.
2) Qual o meu prazo para defesa?

O prazo regular para defesa de dissertação (mestrado) é de 24 meses, contados a partir do início do semestre letivo de ingresso do aluno.O prazo regular para defesa de tese (doutorado) é de 48 meses, contados a partir do início do semestre letivo de ingresso do aluno.

Tais prazos são informados no Histórico do aluno, o qual pode ser acessado diretamente pelo aluno no seu perfil no Sigaa.

A defesa só poderá ser marcada se o aluno tiver cumprido todas as exigências para conclusão (os créditos exigidos em disciplinas e as atividades obrigatórias).
Se o aluno estiver apto a defender, o orientador deve preencher o formulário de banca, disponível no site, em Formulários Docente.

3) Como solicitar a prorrogação do meu prazo de defesa?

O requerimento de prorrogação do prazo deve ser enviado à Coordenação, anexando comprovante das justificativas, para apreciação pelo colegiado.A prorrogação pode ser de até 3 meses para o Mestrado e de até 6 meses para o Doutorado.

4) Como solicitar aproveitamento de créditos cursados dentro e fora do PPPGL?
O pedido de aproveitamento de disciplinas deve ser feito em período definido pelo PPGL e enviado por meio do formulário Aproveitamento de disciplina, disponível na página do site do Programa, no link:
Os pedidos são analisados por uma Comissão, cujos pareceres são apreciados pelo Colegiado.
5) Devo realizar estágio docência?
Sim, o estágio em docência é atividade obrigatória no Mestrado e Doutorado. O aluno de Mestrado deverá cumprir a atividade HBP0118 – ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I , de 64 horas, e o aluno de Doutorado deverá cumprir duas atividades de estágio, ambas de 64 horas: HBP0193 – ESTÁGIO DE DOCÊNCIA II e HBP0210 – ESTÁGIO DE DOCÊNCIA III.
6) Como consigo o meu histórico?
Alunos e ex-alunos conseguem emitir o histórico on-line, sem custo e com autenticação validada pelo SIGAA, por meio de acesso ao Sigaa/UFC.
7) Como concorrer a uma bolsa?
A seleção de bolsas do PPGL é anual e regida pela Resolução nº 01/2022, disponível na página de Legislação do site do Programa.
O aluno classificado na Seleção não receberá a bolsa automaticamente. Ele será convocado à medida que as cotas de bolsas forem sendo disponibilizadas (por defesa ou desistência de atuais bolsistas), obedecendo à ordem classificatória da Seleção e a outros critérios definidos pelos órgãos de fomento e pelo Regulamento da Comissão de Bolsas do PPGL. Além da Resolução de bolsas do Programa, devem ser observadas as regras das agências de fomento.
Mais dados sobre as bolsas são encontrados aqui: https://ppgl.ufc.br/pt/bolsas-de-estudo/
8) Posso solicitar auxílio financeiro para apresentação de trabalho em eventos?
Sim, o Programa auxilia financeiramente os alunos que vão apresentar trabalho em algum evento científico nacional ou internacional, com verba do PROAP/CAPES.
Acesse este link www.poslin.letras.ufmg.br/auxiliodiscentes.php para saber como solicitar e as regras para prestação de contas.
9) Como solicitar meu diploma?

O diploma é emitido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação. O processo de solicitação do diploma só pode ser iniciado após o depósito da versão final no repositório da UFC. Para isso, o aluno precisa enviar a versão final do trabalho de conclusão para o e-mail do Programa (ppgl@ufc.br), com parecer do orientador, para que o Programa solicite inclusão do trabalho no repositório, acompanhada dos seguintes documentos:

a) cópia do diploma de graduação (para mestrandos) ou do diploma de mestrado (para doutorandos);

b) cópia do RG;

c) requerimento de solicitação (.docx/.pdf)

Mais detalhes sobre pedido de diploma aqui.

 

10) O que fazer se eu precisar de comprovante de defesa antes da emissão do diploma?
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