Mônica Magalhães Cavalcante
Professora da Universidade Federal do Ceará
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D
Currículo Lattes – ORCID – Research Gate
Áreas de atuação
- Linguística Textual
- Referenciação
- Intertextualidade
- Metadiscursividade,
- Argumentação
- Heterogeneidades enunciativas
- Gêneros do discurso
- Articulação tópica
- Sequências textuais
Linhas de pesquisa
- Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização
Projetos
- Modalidades argumentativas, interação e gêneros em ambiente digital
Grupos de pesquisa
Líder
Formação
- Pós-doutorado em Linguística (Unicamp)
- Doutorado em Linguística (Universidade Federal de Pernambuco)
- Mestrado em Linguística (Universidade Federal do Ceará)
- Especialização em Língua Portuguesa (Universidade Estadual do Ceará)
- Aperfeiçoamento em Ensino do Português (Universidade Federal do Ceará)
- Graduada em Letras (Universidade Estadual do Ceará)
Principais e recentes publicações
CAVALCANTE, Mônica Magalhães; BRITO, M. A. O ensino em textos de incitação à ação: um olhar argumentativo.. Revista Linguagem em Foco, v. 11, p. 121-136, 2020.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães; SILVA, Tainan Santana; SILVA, Yanchê Wanoll. Dimensões analíticas da linguística textual. In: LIMA, A. H. V.; SOARES, M. E.; CAVALCANTE, S. A. S. Linguística geral: os conceitos que todos precisam conhecer. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. Vol. 2, cap. 1.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães; BRITO, Mariza Angélica; GIERING, Maria Eduarda; PINTO, Rosalice Botelho Wakim Sousa. A negociação persuasiva para a análise da argumentação nos discursos. Revista (Con)textos Linguísticos. v. 13, n.25, 2019, p.99-116.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães; BRITO, Mariza Angélica; CUSTÓDIO FILHO, Valdinar; CORTEZ, Suzana Leite; PINTO, Rosalice Botelho Wakim Sousa; PINHEIRO, Clemilton Lopes. O texto e suas propriedades: definindo perspectivas para análise. Revista (Con)textos Linguísticos. v. 13, n.25, 2019, p.25-39.
PAULIUKONISS, Maria Aparecida Lino; CAVALCANTE, Mônica Magalhães (Org.). Texto e Ensino. Natal: SEDIS – UFRN, 2018.