O diálogo como instrumento de intervenção de profissionais da saúde na relação com pacientes (2013)
Programa:
LINGUÍSTICA (22001018024P9)
Data de Início:
03/01/2013
Natureza do Projeto:
PESQUISA
Situação do Projeto:
EM ANDAMENTO
Descrição:
A relação entre profissionais e pacientes é fundamental para o estabelecimento do vínculo terapêutico e, dessa forma, para responder às demandas de saúde da população. Contudo, sob a ordem discursiva do modelo biomédico centralizado nos profissionais de saúde, conforme Foucault (1996), desigual, assimétrico e distanciado, presume-se que o discurso científico e político da saúde coletiva como paradigma norteador dos modelos de gestão de saúde garanta a operacionalização do modelo e a práxis política cidadã. O fracasso do modelo é uma justificativa para este projeto. Os objetivos deste projeto multicêntrico, envolvendo a Universidade Federal do Ceará, a Universidade Estadual do Ceará e a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, são: descrever, interpretar e explicar o diálogo que se operacionaliza na práxis relacional entre profissionais e pacientes do Programa de Saúde da Família e de que forma esse diálogo contribui para a qualidade de saúde da população. O estudo fundamenta-se na Sociolinguística Crítica de Blommaert (2005), na Nova Pragmática de Rajagopalan (2010) e na Análise de Discurso: na Recontextualização de Práticas e na Representação de Atores Sociais de Van Leeuwen (2008), e na Abordagem Dialético-Relacional do discurso desenvolvida por Fairclough (2003, 2010), que se baseia em uma percepção da linguagem como parte irredutível da vida social, dialeticamente interconectada a outros elementos da vida social. A metodologia desta pesquisa é de natureza qualitativa, conforme Angrosino (2009), e Denzin e Lincoln (2006), e é realizada em seis municípios das três macrorregiões de saúde (Fortaleza, Sobral e Cariri) do Estado do Ceará.
Histórico de Situações do Projeto
| Situação | Data de Alteração da Situação |
|---|---|
| EM ANDAMENTO | 03/01/2013 |
Histórico de Linhas de Pesquisa
| Linha de Pesquisa | Área de Concentração | Data de Início |
|---|---|---|
| PRÁTICAS DISCURSIVAS E ESTRATÉGIAS DE TEXTUALIZAÇÃO | LINGUÍSTICA | 03/01/2013 |
Equipe – 2019
| Nome | Categoria | Início do Vínculo | Fim do Vínculo |
|---|---|---|---|
| CLAUDIANA NOGUEIRA DE ALENCAR | Participante Externo | 03/01/2013 | – |
| JULIA SALVADOR ARGENTA | Discente – Graduação | 03/01/2013 | – |
| MARIA IZABEL SANTOS MAGALHAES (Responsável pelo Projeto) | Docente | 03/01/2013 | – |
Financiadores
Não existem financiadores associados ao projeto de pesquisa.
Produções Intelectuais Associadas
| Título | Tipo da Produção | Subtipo da Produção | Ano da Publicação |
|---|---|---|---|
| ANÁLISE DO DISCURSO E ANÁLISE DE CONTEÚDO | TÉCNICA | ORGANIZAÇÃO DE EVENTO | 2014 |
| DIÁLOGOS ENTRE LETRAMENTO E SAÚDE | BIBLIOGRÁFICA | ARTIGO EM PERIÓDICO | 2018 |
| DISCURSOS SOBRE LETRAMENTO E SAÚDE NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA | BIBLIOGRÁFICA | TRABALHO EM ANAIS | 2017 |
| DISCURSOS SOBRE LETRAMENTO E SAÚDE NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2017 |
| ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NO SUS: UMA PERSPECTIVA ETNOGRÁFICO-DISCURSIVA. | BIBLIOGRÁFICA | LIVRO | 2017 |
| MODALIZAÇÃO DEÔNTICA E EPISTÊMICA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2017 |
Trabalhos de Conclusão Associados
| Título | Autor | Tipo de Trabalho | Data da Defesa |
|---|---|---|---|
| A RELAÇÃO ENTRE DISCURSO E IDENTIDADE NA REVISTA VOGUE BRASIL | MONIQUE DE MESQUITA LESSA | DISSERTAÇÃO | 05/03/2018 |
