Autoria narrativa em situação traumática e construção de um depoimento de si a partir do olhar sobre o outro: abordagem científica de autoformação (fase II)
Programa:
LINGUÍSTICA (22001018024P9)
Data de Início:
01/01/2008
Natureza do Projeto:
PESQUISA
Situação do Projeto:
EM ANDAMENTO
Descrição:
Os gêneros textuais formam grupos de textos que apresentam características semelhantes, como o tipo de informação a ser transmitida, a escolha da linguagem e a organização de sua estrutura fundamental. O texto apresenta uma divisão estrutural que nos permite identificar se é de natureza descritiva, narrativa, expositiva ou argumentativa. O texto narrativo é um texto que apresenta fatos, problemas e raciocínios com base numa experiência vivida, que poderá ser a do autor. No caso da escrita de si, acrescenta-se a carga subjetiva, já que o texto, ainda que seja escrito e revisado por uma editora, deixa entrever a própria voz do autor. É o objetivo desse gênero a perspectiva autobiográfica, a pintura íntima que o narrador-autor fará de si mesmo.
Histórico de Situações do Projeto
| Situação | Data de Alteração da Situação |
|---|---|
| EM ANDAMENTO | 01/01/2008 |
Histórico de Linhas de Pesquisa
| Linha de Pesquisa | Área de Concentração | Data de Início |
|---|---|---|
| PRÁTICAS DISCURSIVAS E ESTRATÉGIAS DE TEXTUALIZAÇÃO | LINGUÍSTICA | 01/01/2012 |
Equipe – 2019
| Nome | Categoria | Início do Vínculo | Fim do Vínculo |
|---|---|---|---|
| MARIA SILANE SOUSA E SILVA | Participante Externo | 01/01/2012 | – |
| PATRICIA LANA PINHEIRO GUERREIRO | Participante Externo | 01/01/2012 | – |
| SANDRA MAIA FARIAS VASCONCELOS (Responsável pelo Projeto) | Docente | 01/01/2012 | – |
Financiadores
Não existem financiadores associados ao projeto de pesquisa.
Produções Intelectuais Associadas
| Título | Tipo da Produção | Subtipo da Produção | Ano da Publicação |
|---|---|---|---|
| A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS | TÉCNICA | DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL | 2016 |
| A ESCRITA DE SI A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: REFLEXÕES DA TRAJETÓRIA DE VIDA DE UMA VELHA GUERREIRA. | BIBLIOGRÁFICA | TRABALHO EM ANAIS | 2014 |
| A ESCRITA DE SI A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: REFLEXÕES DA TRAJETÓRIA DE VIDA DE UMA “VELHA GUERREIRA” | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2014 |
| A PERSPECTIVA LINGUÍSTICA PARA OS ESTUDOS DE HISTÓRIA DE VIDA. | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2016 |
| AUTONARRATIVAS EM REDES SOCIAIS: A RELAÇÃO DISCURSIVA NA VIVÊNCIA DE SITUAÇÃO | BIBLIOGRÁFICA | ARTIGO EM PERIÓDICO | 2014 |
| AUTONARRATIVAS EM REDES SOCIAIS: A RELAÇÃO DISCURSIVA NA VIVÊNCIA DE SITUAÇÃO TRAUMÁTICA | BIBLIOGRÁFICA | ARTIGO EM PERIÓDICO | 2014 |
| AUTONARRATIVAS EM REDES SOCIAIS: A RELAÇÃO DISCURSIVA NA VIVÊNCIA DE SITUAÇÃO TRAUMÁTICA | BIBLIOGRÁFICA | ARTIGO EM PERIÓDICO | 2014 |
| AUTONARRATIVAS EM REDES SOCIAIS: A RELAÇÃOO DISCURSIVA NA VIVENCIA DE SITUAÇÃO TRAUMÁTICA | BIBLIOGRÁFICA | ARTIGO EM PERIÓDICO | 2014 |
| CONCEITOS, PRÁTICAS E PERSPECTIVAS DA PSICOPEDAGOGIA E DO PSICOPEDAGOGO | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2016 |
| CONTAÇÃO: A HISTÓRIA QUE CONTA A VIDA…QUE CONTA HISTÓRIAS | BIBLIOGRÁFICA | LIVRO | 2016 |
| CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DE VIDA COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO ORAL E DRAMATURGIA INTERACIONAL | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2016 |
| CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DE VIDA COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO ORAL E DRAMATURGIA INTERACIONAL | TÉCNICA | CURSO DE CURTA DURAÇÃO | 2016 |
| DISCURSO E REPRESENTAÇÃO SOBRE A PNH: A FORMAÇÃO DO SUJEITO COLETIVO MÃES-ACOMPANHANTES DE ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS | BIBLIOGRÁFICA | ARTIGO EM PERIÓDICO | 2014 |
| ESCRITA DE SI OU ESCRITA DO OUTRO? | BIBLIOGRÁFICA | TRABALHO EM ANAIS | 2014 |
| ESCRITA DE SI OU ESCRITA DO OUTRO? | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2014 |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A CLASSE HOSPITALAR: AUTOBIOGRAFIA COMO INOVAÇÃO PEDAGÓGICA DE AUTOFORMAÇÃO | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2017 |
| HÁ -EU TENHO UM SONHO-: OS ATOS DE FALA COMO CONSTITUIDORES DO ETHOS DE MARTIN LUTHER KING | BIBLIOGRÁFICA | ARTIGO EM PERIÓDICO | 2015 |
| II CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIAS DE VIDA | TÉCNICA | ORGANIZAÇÃO DE EVENTO | 2015 |
| II CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIAS DE VIDA | TÉCNICA | ORGANIZAÇÃO DE EVENTO | 2015 |
| MARCAS LINGUÍSTICAS DE RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA NA ESCRITA ACADÊMICA | BIBLIOGRÁFICA | TRABALHO EM ANAIS | 2014 |
| O RECANTO DO CANTO INFANTIL EM POEMAS DE ‘OU ISTO OU AQUILO’ | BIBLIOGRÁFICA | ARTIGO EM PERIÓDICO | 2018 |
| ORTHODOXIE ET HÉTÉRODOXIE EN RÉCITS DE FORMATION: UNE EXPÉRIENCE BRÉSILIENNE AUPRÈS D ADULTES EN REPRISE D’ÉTUDES | BIBLIOGRÁFICA | ARTIGO EM PERIÓDICO | 2014 |
| ORTHODOXIE ET HÉTÉRODOXIE EN RÉCITS DE FORMATION: UNE EXPÉRIENCE BRÉSILIENNE AUPRÈS D?ADULTES EN REPRISE D’ÉTUDES | BIBLIOGRÁFICA | ARTIGO EM PERIÓDICO | 2015 |
Trabalhos de Conclusão Associados
| Título | Autor | Tipo de Trabalho | Data da Defesa |
|---|---|---|---|
| NARRATIVAS DE SI EM CENA: A DRAMATURGIA DAS INTERAÇÕES NO TWITTER | MARIA LEIDIANE TAVARES FREITAS | TESE | 24/07/2015 |
