Atlas Linguístico do Brasil (fase IV)
Programa:
LINGUÍSTICA (22001018024P9)
Data de Início:
01/01/2010
Natureza do Projeto:
PESQUISA
Situação do Projeto:
EM ANDAMENTO
Descrição:
O Projeto ALIB centra-se no estudo da língua portuguesa no Brasil cuja implantação, na América, data do século XVI, atingindo, assim, cinco séculos de uso. O curso do tempo, as mudanças sociais operadas na sociedade, o perfil dos contactos com outras línguas, a distribuição demográfica do País e a sua própria constituição, a natureza do desenvolvimento implantado e implementado, a estrutura social e o confronto cidade-campo, rural-urbano são aspectos da história do Brasil que têm ampla repercussão na língua majoritariamente aqui falada. Essa visão está na base do Projeto ALIB e a compreensão da significância de cada um desses aspectos fundamenta o reconhecimento e a definição dos problemas a serem abordados. A unidade da língua – País continental — muitos Estados ultrapassam a dimensão de países europeus, por exemplo —, oferece o Brasil uma significativa e até mesmo surpreendente, para muitos, unidade linguística. Identificar, descrever e caracterizar as bases dessa unidade é uma primeira questão que se põe. A diversidade de usos – Consagrada pela frase tantas vezes repetida, “possuidor da unidade na diversidade”, o português brasileiro consegue, de maneira inequívoca, manter a sua unidade sistêmica no conjunto de possibilidades de usos que se documentam no território nacional. Identificar a variação linguística, descrevê-la, dimensionar a repercussão social de cada uma delas apresenta-se como uma questão para a qual ainda não se formularam as respostas devidas, nada obstante o esforço que vem sendo desenvolvido por pesquisadores da área, constituindo-se, assim, em questão pendente de resolução. Política de tratamento da diversidade de usos – As diferentes variedades do português brasileiro demandam um tratamento político da questão. O Ministério da Educação – MEC – tem esboçado abordagem nessa direção, como a tentativa de implementar, em 2004 (para citar, apenas, a mais recente), uma comissão nacional para refletir sobre a situação da língua portuguesa e do seu ensino e, conseqüentemente, fazer proposições. Nada obstante iniciativas dessa natureza, ainda não se firmou uma política nacional que refletisse, com base em dados empíricos e com fundamentação nas teorias linguísticas atuais, a situação e para ela apontasse caminhos. O Projeto ALIB caminha na direção desse problema uma vez que busca identificar a realidade e dar subsídios para a definição das bases fundamentais para uma ação das políticas institucionais no campo do ensino-aprendizagem da língua materna. A produção de material didático – A produção nesse campo voltada para o ensino-aprendizagem da língua portuguesa, por fixar-se na “unidade nacional” ou por não reconhecer devidamente a pertinência e a relevância da “diversidade de usos”, está, por vezes, crivada de problemas que resultam da visão que se tem da questão. Para esse problema, o conhecimento fundado em dados empíricos apresenta-se como forma de vencer esse obstáculo. A formação de professores – Em decorrência dos problemas levantados, põe-se a formação adequada de profissionais do ensino, particularmente daqueles voltados para o ensino da língua materna. Para estes, o desconhecimento da realidade linguística do país, fundada no conhecimento cientifico, torna-se um óbice à consecução do objetivo pretendido: um corpo de profissionais do ensino altamente qualificado. O Projeto ALIB aborda, assim, um problema altamente relevante para a Nação brasileira: as implicações políticas, sociais e institucionais da língua majoritariamente falada, a língua portuguesa. Ao se voltar para a questão, busca fornecer dados que permitam equacionar os problemas decorrentes de tal inter-relação e apontar caminhos que contribuam para a sua solução. Em novembro de 2015 foram lançados os dois primeiros volumes do Atlas Linguístico do Brasil: Volume 1. Introdução e textos de análises; Volume 2. Cartas Linguísticas: Fonético-fonológicas, léxicas e morfossintáticas. Já estão sendo preparados outros dois volumes a serem lançados, provavelmente até o final de 2016.
Histórico de Situações do Projeto
Situação | Data de Alteração da Situação |
---|---|
EM ANDAMENTO | 01/01/2010 |
Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa | Área de Concentração | Data de Início |
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DESCRIÇÃO E ANÁLISE LINGUÍSTICA | LINGUÍSTICA | 01/01/2012 |
Equipe – 2019
Nome | Categoria | Início do Vínculo | Fim do Vínculo |
---|---|---|---|
ALUIZA ALVES DE ARAUJO | Participante Externo | 01/01/2012 | – |
ANTONIO LUCIANO PONTES | Participante Externo | 01/01/2012 | – |
GLAUBER LIMA MOREIRA | Participante Externo | 01/01/2012 | – |
IVONE TAVARES DE LUCENA | Participante Externo | 01/01/2012 | – |
MARIA ANGELICA DE OLIVEIRA | Participante Externo | 01/01/2012 | – |
MARIA DAS NEVES PEREIRA | Participante Externo | 01/01/2012 | – |
MARIA DO SOCORRO SILVA DE ARAGAO (Responsável pelo Projeto) | Docente | 01/01/2012 | – |
Financiadores
Não existem financiadores associados ao projeto de pesquisa.
Produções Intelectuais Associadas
Título | Tipo da Produção | Subtipo da Produção | Ano da Publicação |
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A ALTERNÂNCIA DAS FORMAS DE TRATAMENTO NOMINAIS E PRONOMINAIS E AS REDES SOCIAIS EM CAMETÁ-PA | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2017 |
A FRASEOLOGIA COMO MARCA DO LÉXICO REGIONAL POPULAR | BIBLIOGRÁFICA | LIVRO | 2016 |
A LINGUAGEM COMO MARCA DE IDENTIDADE DA CULTURA REGIONAL | BIBLIOGRÁFICA | LIVRO | 2015 |
A LINGUAGEM REGIONAL POPULAR DE JOSÉ LINS DO REGO | BIBLIOGRÁFICA | LIVRO | 2014 |
A MANIFESTAÇÃO DA MODALIDADE EPISTÊMICA NA COLUNA CONFRONTO DAS IDEIAS: UMA ANÁLISE DOS VERBOS PODER E DEVER | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2014 |
A VARIAÇÃO DAS FORMAS DE TRATAMENTO PRONOMINAIS TU, VOCÊ E O (A) SENHOR (A) NO PORTUGUÊS FALADO ENTRE OS JOVENS UNIVERSITÁRIOS DO CAMPUS DO TOCANTINS/ CAMETÁ-PÁ | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2017 |
A VARIAÇÃO LÉXICO-SEMÂNTICA DE ‘BÊBADO’ EM CAPITAIS BRASILEIRAS: DADOS DO PROJETO ALIB | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2016 |
ALVO DEÔNTICO EM ARTIGO DE OPINIÃO | BIBLIOGRÁFICA | TRABALHO EM ANAIS | 2014 |
ANÁLISE COMPARATIVA DOS ASPECTOS DA MODALIDADE DEÔNTICA NOS GÊNEROS ARGUMENTATIVOS DEBATE E ARTIGO DE OPINIÃO | TÉCNICA | RELATÓRIO DE PESQUISA | 2014 |
AS FORMAS DE TRATAMENTO NOMINAIS NO PORTUGUÊS FALADO ENTRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ-PA. | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2017 |
AS FORMAS PRONOMINAIS TU, VOCÊ E O(A) SENHOR(A) NO PORTUGUÊS FALADO EM CAMETÁ – ESTADO DO PARÁ, EM UMA ABORDAGEM SOCIOFUNCIONALISTA | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2017 |
AS VOGAIS PRETÔNICAS NOS FALARES NORDESTINOS: DADOS DO ALIB | BIBLIOGRÁFICA | TRABALHO EM ANAIS | 2015 |
ATLAS LINGUÍSTICO DA PARAÍBA | BIBLIOGRÁFICA | ARTIGO EM PERIÓDICO | 2015 |
ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL – INTRODUÇÃO – V. 01 | BIBLIOGRÁFICA | LIVRO | 2014 |
ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL: CARTAS LINGUÍSTICAS 1 | BIBLIOGRÁFICA | LIVRO | 2014 |
ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2013 |
ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL: UM RESGATE HISTÓRICO | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2017 |
ATLAS LINGUÍSTICO DO CEARÁ | BIBLIOGRÁFICA | LIVRO | 2016 |
CARACTERIZAÇÃO ACÚSTICA DAS VOGAIS MÉDIAS PRETÔNICAS DO PORTUGUES FALADO EM CAMETA | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2017 |
CURSO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA | TÉCNICA | CURSO DE CURTA DURAÇÃO | 2014 |
DADOS FONÉTICOS DO NORDESTE | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2013 |
DICIONÁRIO DA OBRA DE DOMINGOS VIEIRA FILHO | BIBLIOGRÁFICA | LIVRO | 2015 |
DITONGAÇÃO E MONOTONGAÇÃO NAS CAPITAIS BRASILEIRAS | BIBLIOGRÁFICA | TRABALHO EM ANAIS | 2014 |
DIVERSIDADE LINGUÍSTICA DO PORTUGUÊS – SOTAQUE | BIBLIOGRÁFICA | TRABALHO EM ANAIS | 2015 |
DIVERSIDADE LINGUÍSTICA DO PORTUGUÊS: AS CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DA COMUNIDADE LGBTT E O PAJUBÁ EM SEUS ASPECTOS LEXICAIS | BIBLIOGRÁFICA | TRABALHO EM ANAIS | 2015 |
EM TEMPOS DO ‘POLITICAMENTE CORRETO’, NOVOS DESAFIOS PARA O FAZER DO LEXICÓGRAFO | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2013 |
EXPRESSÕES REGIONAIS POPULARES EM ‘O QUINZE’ DE RACHEL DE QUEIROZ | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2016 |
FALARES NORDESTINOS:ASPECTOS SOCIOCULTURAIS | BIBLIOGRÁFICA | ARTIGO EM PERIÓDICO | 2013 |
III SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS – III – SEL: AUGUSTO DOS ANJOS: TRADICIONALISMO E CONTEMPORANEIDADE | TÉCNICA | ORGANIZAÇÃO DE EVENTO | 2018 |
IV CONGRESSO NACIONAL DE LITERATURA | TÉCNICA | ORGANIZAÇÃO DE EVENTO | 2018 |
JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA: UMA FOTOBIOGRAFIA | BIBLIOGRÁFICA | LIVRO | 2014 |
MANO (A) COMO TRAÇO LINGUÍSTICO IDENTITÁRIO DO FALAR PARAENSE | BIBLIOGRÁFICA | TRABALHO EM ANAIS | 2017 |
MUITAS LUTAS E GRANDES VITÓRIAS | BIBLIOGRÁFICA | LIVRO | 2016 |
O ALIB COMO INSTRUMENTO PARA UMA POLÍTICA DO ENSINO DO PORTUGUÊS | BIBLIOGRÁFICA | LIVRO | 2017 |
O APAGAMENTO DE /D/ NO MORFEMA DE GERÚNDIO NO PROJETO ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2015 |
O ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL NO QUADRO DA GEOLINGUÍSTICA BRASILEIRA | BIBLIOGRÁFICA | LIVRO | 2014 |
O REGIONALISTA JOSÉ LINS DO REGO | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2016 |
O VOCABULÁRIO REGIONAL DO ESCRITOR ARIANO SUASSUNA NA OBRA FARSA DA BOA PREGUIÇA | BIBLIOGRÁFICA | ARTIGO EM PERIÓDICO | 2018 |
OS PRONOMES DE SEGUNDA PESSOA NA SOCIEDADE BELENENSE NO SÉCULO XIX: TU, VOCÊ E O (A) SENHOR (A) EM BELÉM DO GRÃO-PARÁ | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2017 |
RESGATANDO A HISTÓRIA DO ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL | BIBLIOGRÁFICA | LIVRO | 2015 |
RESGATANDO A HISTÓRIA DO ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL | BIBLIOGRÁFICA | LIVRO | 2015 |
SERÁ(S) TU, VOCÊ OU O(A) SENHOR(A)? – A ALTERNÂNCIA DAS FORMAS PRONOMINAIS TU, VOCÊ E O(A) SENHOR(A) NA FUNÇÃO DE SUJEITO NO PORTUGUÊS FALADO EM CAMETÁ – ESTADO DO PARÁ | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2017 |
SINÔNIMOS E PARASSINÔNIMOS EM CAPITAIS DO NORDESTE BRASILEIRO: DADOS DO ALIB | BIBLIOGRÁFICA | ARTIGO EM PERIÓDICO | 2014 |
UM ESTUDO DO LÉXICO DE CONTATO PORTUGUÊS-GUAJAJÁRA: O LÉXICO DO PORTUGUÊS NO FALAR GUAJAJÁRA | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2015 |
UM SABER SEMIOTICAMENTE CONSTRUÍDO: A VISÃO DE MUNDO NO LÉXICO DO QUILOMBO JAMARY DOS PRETOS, TURIAÇU/MA | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2013 |
UMA SÍNTESE PANORÂMICA DAS PESQUISAS EM LINGUÍSTICA NO BAIXO TOCANTINS | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2017 |
VARIAÇÃO E MUDANÇA: UM PANORAMA SOCIOLINGUÍSTICO DOS FALARES NORDESTINOS | TÉCNICA | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO | 2016 |
VARIAÇÃO FÔNICA E LÉXICO SEMÂNTICA NO PORTUGUÊS DO BRASIL A PARTIR DOS DADOS DO PROJETO ALIB | BIBLIOGRÁFICA | LIVRO | 2016 |
VARIANTES REGIONAIS E SOCIAIS DE ‘PROSTITUTA’ EM CAPITAIS NORDESTINAS: DADOS DO ALIB | BIBLIOGRÁFICA | LIVRO | 2014 |
VARIANTES REGIONAIS E SOCIAIS DE ‘PROSTITUTA’ EM CAPITAIS NORDESTINAS: DADOS DO ALIB | BIBLIOGRÁFICA | LIVRO | 2016 |
Trabalhos de Conclusão Associados
Título | Autor | Tipo de Trabalho | Data da Defesa |
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A cada canto seu esprito santo” diversidade e unidade na terminologia da festa do Divino Espírito Santo | MARIA DE FATIMA SOPAS ROCHA | TESE | 25/10/2013 |
A produção das vogais médias do espanhol na interlíngua de aprendizes cearenses. | KATIA CILENE DAVID DA SILVA | TESE | 23/08/2012 |
Atlas Linguístico do centro-oeste Potiguar | MOISES BATISTA DA SILVA | TESE | 24/08/2012 |
GLOSSÁRO ELETRÔNICO DA TERMINOLOGIA DA FARINHA DE MANDIOCA NA AMAZÔNIA PARAENSE | ELIAS MAURICIO DA SILVA RODRIGUES | TESE | 08/07/2015 |
INTERFACES ENTRE LINKS E REMISSIVAS NA CONSTRUÇÃO DAS REDES MEDIOESTRUTURAIS DE DICIONÁRIOS ONLINE E IMPRESSOS DE LÍNGUA MATERNA. | HALYSSON OLIVEIRA DANTAS | TESE | 09/07/2015 |
Oralidade e escrita: uma análise sociolinguística em textos escritos de alunos do ensino fundamental | MARIA LUCAS DA SILVA | DISSERTAÇÃO | 15/03/2013 |
Terminologia do ciclo de produção do alumínio: bauxita,alumina e alumínio | ARLON FRANCISCO CARVALHO MARTINS | TESE | 27/11/2014 |
UM SABER SEMIOTICAMENTE CONSTRUÍDO: A VISÃO DE MUNDO NO LÉXICO DO QUILOMBO JAMARY DOS PRETOS TURIAÇU/MA | GEORGIANA MARCIA OLIVEIRA SANTOS | TESE | 12/12/2013 |