A estrutura esquemática dos gêneros discursivos anúncios publicitários (fases I e II)
Programa:
LINGUÍSTICA (22001018024P9)
Data de Início:
01/08/2017
Natureza do Projeto:
PESQUISA
Situação do Projeto:
EM ANDAMENTO
Descrição:
Este projeto ainda dá continuidade às pesquisas anteriores, que vimos realizando desde 2009, em que se vem estudando os gêneros discursivos anúncios publicitários e os processos de construção dos sentidos do texto. Desde o seu surgimento, os projetos vêm inspirando pesquisas de alunos de doutorado e de mestrado, embora seu foco central seja iniciar alunos de graduação no universo da pesquisa científica. Neste projeto temos como intenção desenvolver, a partir das pesquisas já realizadas, um novo desdobramento, consequentemente, um novo viés de investigação, cujo objetivo é: analisar o contexto de situação (registro: campo (field), relações (tenor) e modo (mode)) e contexto de cultura (gênero) dos anúncios publicitários, que configuram Estrutura Genérica Potencial (EPG)/ Estrutura Esquemática, à luz da teoria de Martin e Rose (2007). Esta pesquisa seguirá a linha de investigação em análise de gêneros, ancorada em Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Bhatia (1993; 2004) e Swales (1990; 2004), dentre outros autores da área, e Martin e Rose (2007), autores que abordam mais diretamente o tema (estrutura esquemática). O corpus será formado por 60 anúncios publicitários, coletados de diferentes suportes (tema que já foi objeto de pesquisa da autora no projeto PIBIC 2016 ? 2017), 20 de cada um, tais como: a) páginas de Facebook para fins publicitários; b) e-mails promocionais de sites de compra coletiva; c) anúncios impressos em revista de circulação nacional. O material, após coletado, será arquivado e armazenado em pastas virtuais de mídia específica. A análise partirá dos dados obtidos a partir da rodagem do Programa de Computador Woer Smith (SARDINHA, B. T. Pesquisa em Linguística de Corpus com WordSmith Tools. 2006. p. 1 ? 299. Disponível em: ). Para este trabalho, faremos uma pesquisa descritiva, com incursões quantitativas. Além disso, utilizaremos o método etnometodológico, que, conforme orienta Garfinkel (1967), trabalha com uma perspectiva de pesquisa compreensiva social. Este estudo em harmonia com os anteriormente desenvolvidos (PIBIC 2014- 2015; 205 ? 2016; 2016 ? 2017) tem o propósito de descrever as características que podem marcar os status genéricos dos anúncios em estudo.
Histórico de Situações do Projeto
Situação | Data de Alteração da Situação |
---|---|
EM ANDAMENTO | 01/08/2017 |
Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa | Área de Concentração | Data de Início |
---|---|---|
PRÁTICAS DISCURSIVAS E ESTRATÉGIAS DE TEXTUALIZAÇÃO | LINGUÍSTICA | 01/08/2017 |
Equipe – 2019
Nome | Categoria | Início do Vínculo | Fim do Vínculo |
---|---|---|---|
ANA CATIA SILVA DE LEMOS COLARES | Discente – Doutorado | 01/08/2017 | – |
IRAY ALMEIDA BEZERRA | Discente – Doutorado | 01/08/2017 | – |
JOSE ARAUJO CHAVES JUNIOR | Discente – Mestrado | 01/03/2018 | – |
LUCIENE HELENA DA SILVA | Discente – Doutorado | 01/08/2017 | – |
MARIA CILANIA DE SOUSA CALDAS | Discente – Doutorado | 01/08/2017 | – |
MARIA MARGARETE FERNANDES DE SOUSA (Responsável pelo Projeto) | Docente | 01/08/2017 | – |
Financiadores
Não existem financiadores associados ao projeto de pesquisa.
Produções Intelectuais Associadas
Título | Tipo da Produção | Subtipo da Produção | Ano da Publicação |
---|---|---|---|
A CARACTERIZAÇÃO GENÉRICA DOS EDITORIAIS PRATICADOS PELO JORNAL DO BRASIL E PELO CLARÍN NOS SÉCULOS XX E XXI | BIBLIOGRÁFICA | LIVRO | 2018 |
A METAFUNÇÃO COMPOSICIONAL E O DISPOSITIVO ARGUMENTATIVO EM ANÚNCIOS PROMOCIONAIS | BIBLIOGRÁFICA | LIVRO | 2018 |
A REPRESENTAÇÃO DOS ATORES SOCIAIS MEDIADA POR DOIS SUBGÊNEROS DE CARTA | BIBLIOGRÁFICA | LIVRO | 2018 |
GÊNEROS: DO TEXTO AO DISCURSO | BIBLIOGRÁFICA | LIVRO | 2018 |
Trabalhos de Conclusão Associados
Título | Autor | Tipo de Trabalho | Data da Defesa |
---|---|---|---|
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM INSCRIÇÕES URBANAS: UMA INVESTIGAÇÃO SEMIÓTICA DAS INSCRIÇÕES FEITAS NOS CAMPI DO CENTRO DE HUMANIDADES DA UFC | SUSY ANNE ALMEIDA CABRAL | TESE | 22/08/2018 |