Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglishEspañol
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Linguística

Área do conteúdo

A estrutura esquemática dos gêneros discursivos anúncios publicitários (fases I e II)

Programa:
LINGUÍSTICA (22001018024P9)
Data de Início:
01/08/2017
Natureza do Projeto:
PESQUISA
Situação do Projeto:
EM ANDAMENTO
Descrição:
Este projeto ainda dá continuidade às pesquisas anteriores, que vimos realizando desde 2009, em que se vem estudando os gêneros discursivos anúncios publicitários e os processos de construção dos sentidos do texto. Desde o seu surgimento, os projetos vêm inspirando pesquisas de alunos de doutorado e de mestrado, embora seu foco central seja iniciar alunos de graduação no universo da pesquisa científica. Neste projeto temos como intenção desenvolver, a partir das pesquisas já realizadas, um novo desdobramento, consequentemente, um novo viés de investigação, cujo objetivo é: analisar o contexto de situação (registro: campo (field), relações (tenor) e modo (mode)) e contexto de cultura (gênero) dos anúncios publicitários, que configuram Estrutura Genérica Potencial (EPG)/ Estrutura Esquemática, à luz da teoria de Martin e Rose (2007). Esta pesquisa seguirá a linha de investigação em análise de gêneros, ancorada em Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Bhatia (1993; 2004) e Swales (1990; 2004), dentre outros autores da área, e Martin e Rose (2007), autores que abordam mais diretamente o tema (estrutura esquemática). O corpus será formado por 60 anúncios publicitários, coletados de diferentes suportes (tema que já foi objeto de pesquisa da autora no projeto PIBIC 2016 ? 2017), 20 de cada um, tais como: a) páginas de Facebook para fins publicitários; b) e-mails promocionais de sites de compra coletiva; c) anúncios impressos em revista de circulação nacional. O material, após coletado, será arquivado e armazenado em pastas virtuais de mídia específica. A análise partirá dos dados obtidos a partir da rodagem do Programa de Computador Woer Smith (SARDINHA, B. T. Pesquisa em Linguística de Corpus com WordSmith Tools. 2006. p. 1 ? 299. Disponível em: ). Para este trabalho, faremos uma pesquisa descritiva, com incursões quantitativas. Além disso, utilizaremos o método etnometodológico, que, conforme orienta Garfinkel (1967), trabalha com uma perspectiva de pesquisa compreensiva social. Este estudo em harmonia com os anteriormente desenvolvidos (PIBIC 2014- 2015; 205 ? 2016; 2016 ? 2017) tem o propósito de descrever as características que podem marcar os status genéricos dos anúncios em estudo.

 

Histórico de Situações do Projeto
Situação Data de Alteração da Situação
EM ANDAMENTO 01/08/2017

 

Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
PRÁTICAS DISCURSIVAS E ESTRATÉGIAS DE TEXTUALIZAÇÃO LINGUÍSTICA 01/08/2017

 

Equipe – 2019
Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
ANA CATIA SILVA DE LEMOS COLARES Discente – Doutorado 01/08/2017
IRAY ALMEIDA BEZERRA Discente – Doutorado 01/08/2017
JOSE ARAUJO CHAVES JUNIOR Discente – Mestrado 01/03/2018
LUCIENE HELENA DA SILVA Discente – Doutorado 01/08/2017
MARIA CILANIA DE SOUSA CALDAS Discente – Doutorado 01/08/2017
MARIA MARGARETE FERNANDES DE SOUSA (Responsável pelo Projeto) Docente 01/08/2017

 

Financiadores
Não existem financiadores associados ao projeto de pesquisa.

 

Produções Intelectuais Associadas
Título Tipo da Produção Subtipo da Produção Ano da Publicação
A CARACTERIZAÇÃO GENÉRICA DOS EDITORIAIS PRATICADOS PELO JORNAL DO BRASIL E PELO CLARÍN NOS SÉCULOS XX E XXI BIBLIOGRÁFICA LIVRO 2018
A METAFUNÇÃO COMPOSICIONAL E O DISPOSITIVO ARGUMENTATIVO EM ANÚNCIOS PROMOCIONAIS BIBLIOGRÁFICA LIVRO 2018
A REPRESENTAÇÃO DOS ATORES SOCIAIS MEDIADA POR DOIS SUBGÊNEROS DE CARTA BIBLIOGRÁFICA LIVRO 2018
GÊNEROS: DO TEXTO AO DISCURSO BIBLIOGRÁFICA LIVRO 2018

 

Trabalhos de Conclusão Associados
Título Autor Tipo de Trabalho Data da Defesa
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM INSCRIÇÕES URBANAS: UMA INVESTIGAÇÃO SEMIÓTICA DAS INSCRIÇÕES FEITAS NOS CAMPI DO CENTRO DE HUMANIDADES DA UFC SUSY ANNE ALMEIDA CABRAL TESE 22/08/2018

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo