A construção dos sentidos dos gêneros/textos publicitários em páginas do Facebook
Programa:
LINGUÍSTICA (22001018024P9)
Data de Início:
01/01/2015
Natureza do Projeto:
PESQUISA
Situação do Projeto:
EM ANDAMENTO
Descrição:
Este projeto, inspirado em pesquisas anteriores, que desde 2009, vem estudando os gêneros textuais e os processos de construção de sentido do texto, com o intuito de desenvolver, a partir de agora, um novo desdobramento. Seguindo a linha de investigação em análise de gêneros, debruçamo-nos sobre páginas de Facebook para fins publicitários com o objetivo geral de descrever as características que podem marcar o status genérico dos textos ali postados e de elencar e descrever mecanismos/estratégias de construção de sentidos dos textos publicitários nesse suporte. Esta pesquisa tem por objetivo também de apresentar e descrever as características que podem marcar a construção do gênero publicitário no suporte Facebook. Para isso, analisaremos os processos referenciais, a multimodalidade, o propósito comunicativo e a hipertextualidade como possíveis traços constituintes dos textos publicitários em páginas do Facebook. Para discutirmos o caráter genérico das páginas publicitárias de Facebook nos pautaremos em autores como Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Bhatia (1993) e Swales (2004; 1990), no que concerne ao estudo dos gêneros e propósito comunicativo. Como aporte teórico para o estudo sobre hipertextualidade, tomaremos como base Marcuschi e Xavier (2005). O estudo sobre o Facebook será fundamentado nos trabalhos de Lima-Neto (2014), dentre outros. A publicidade terá como base autores como Vestergaard, T.; Schröder, K. (2004), Carvalho (2014) Monerat (2003), Sandma (1997), Gonzales (2003). Para este trabalho, pretendemos visitar 20 páginas de Facebook para fins publicitários e faremos uma pesquisa descritiva, com incursões quantitativas. Além disso, utilizaremos o método etnometodológico, que conforme orienta Garfinkel (1967), aborda uma perspectiva de pesquisa social.
Histórico de Situações do Projeto
Situação | Data de Alteração da Situação |
---|---|
EM ANDAMENTO | 01/01/2015 |
Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa | Área de Concentração | Data de Início |
---|---|---|
PRÁTICAS DISCURSIVAS E ESTRATÉGIAS DE TEXTUALIZAÇÃO | LINGUÍSTICA | 01/01/2015 |
Equipe – 2019
Nome | Categoria | Início do Vínculo | Fim do Vínculo |
---|---|---|---|
IRAY ALMEIDA BEZERRA | Discente – Doutorado | 04/03/2017 | – |
MARIA MARGARETE FERNANDES DE SOUSA (Responsável pelo Projeto) | Docente | 01/01/2015 | – |
ROSANGELA SOARES DE LIMA | Discente – Graduação | 01/01/2015 | – |
THAMYRES BARROZO DE PAULA | Discente – Graduação | 01/01/2015 | – |
Financiadores
Não existem financiadores associados ao projeto de pesquisa.
Produções Intelectuais Associadas
Título | Tipo da Produção | Subtipo da Produção | Ano da Publicação |
---|---|---|---|
A LINGUAGEM DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO | BIBLIOGRÁFICA | LIVRO | 2017 |
Trabalhos de Conclusão Associados
Título | Autor | Tipo de Trabalho | Data da Defesa |
---|---|---|---|
OS PROCESSOS DE (RE)ELABORAÇÃO DE GÊNEROS NO FACEBOOK: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DISCURSIVAS NA FANPAGE DO SENSACIONALISTA | FELLYP GABRIEL DE SOUSA PEREIRA | DISSERTAÇÃO | 26/02/2018 |