Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglishEspañol
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Linguística

Área do conteúdo

A construção dos sentidos dos gêneros/textos publicitários em páginas do Facebook

Programa:
LINGUÍSTICA (22001018024P9)
Data de Início:
01/01/2015
Natureza do Projeto:
PESQUISA
Situação do Projeto:
EM ANDAMENTO
Descrição:
Este projeto, inspirado em pesquisas anteriores, que desde 2009, vem estudando os gêneros textuais e os processos de construção de sentido do texto, com o intuito de desenvolver, a partir de agora, um novo desdobramento. Seguindo a linha de investigação em análise de gêneros, debruçamo-nos sobre páginas de Facebook para fins publicitários com o objetivo geral de descrever as características que podem marcar o status genérico dos textos ali postados e de elencar e descrever mecanismos/estratégias de construção de sentidos dos textos publicitários nesse suporte. Esta pesquisa tem por objetivo também de apresentar e descrever as características que podem marcar a construção do gênero publicitário no suporte Facebook. Para isso, analisaremos os processos referenciais, a multimodalidade, o propósito comunicativo e a hipertextualidade como possíveis traços constituintes dos textos publicitários em páginas do Facebook. Para discutirmos o caráter genérico das páginas publicitárias de Facebook nos pautaremos em autores como Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Bhatia (1993) e Swales (2004; 1990), no que concerne ao estudo dos gêneros e propósito comunicativo. Como aporte teórico para o estudo sobre hipertextualidade, tomaremos como base Marcuschi e Xavier (2005). O estudo sobre o Facebook será fundamentado nos trabalhos de Lima-Neto (2014), dentre outros. A publicidade terá como base autores como Vestergaard, T.; Schröder, K. (2004), Carvalho (2014) Monerat (2003), Sandma (1997), Gonzales (2003). Para este trabalho, pretendemos visitar 20 páginas de Facebook para fins publicitários e faremos uma pesquisa descritiva, com incursões quantitativas. Além disso, utilizaremos o método etnometodológico, que conforme orienta Garfinkel (1967), aborda uma perspectiva de pesquisa social.

 

Histórico de Situações do Projeto
Situação Data de Alteração da Situação
EM ANDAMENTO 01/01/2015

 

Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
PRÁTICAS DISCURSIVAS E ESTRATÉGIAS DE TEXTUALIZAÇÃO LINGUÍSTICA 01/01/2015

 

Equipe – 2019
Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
IRAY ALMEIDA BEZERRA Discente – Doutorado 04/03/2017
MARIA MARGARETE FERNANDES DE SOUSA (Responsável pelo Projeto) Docente 01/01/2015
ROSANGELA SOARES DE LIMA Discente – Graduação 01/01/2015
THAMYRES BARROZO DE PAULA Discente – Graduação 01/01/2015

 

Financiadores
Não existem financiadores associados ao projeto de pesquisa.

 

Produções Intelectuais Associadas
Título Tipo da Produção Subtipo da Produção Ano da Publicação
A LINGUAGEM DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO BIBLIOGRÁFICA LIVRO 2017

 

Trabalhos de Conclusão Associados
Título Autor Tipo de Trabalho Data da Defesa
OS PROCESSOS DE (RE)ELABORAÇÃO DE GÊNEROS NO FACEBOOK: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DISCURSIVAS NA FANPAGE DO SENSACIONALISTA FELLYP GABRIEL DE SOUSA PEREIRA DISSERTAÇÃO 26/02/2018

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo