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Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Linguística

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Tópicos en Adquisición, Desarrollo y Procesamiento del Lenguaje I

HBP7599 – TÓPICOS EN ADQUISICIÓN, DESARROLLO Y PROCESAMIENTO DEL LENGUAJE I – 64h – Opcional – Maestría y Doctorado

Contenidos específicos de naturaleza teórica y/o aplicada, vinculados a la línea de investigación Adquisición, Desarrollo y Procesamiento del lenguaje.

ALENCAR, Eunice M. S. Soriano de (org). Novas contribuições da Psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. SP: Cortez.

CHACON, Lourenço (1998). Ritmo da escrita: uma organização do heterogêneo da linguagem. SP: Martins Fontes.

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CRYSTAL, David (1976). Child language, learning and linguistics: an overview for the teaching and therapeutic professions. London, New York, Melbourne, Auckland, Edward Arnold Ed.

FERREIRO, Emília & PALACIO, Margarita Gomes (1987). Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Porto Alegre: Artes Médicas, 231-249.

FERREIRO, E. et alli (1996). Chapeuzinho Vermelho aprende a escrever ? estudos comparativos em três línguas. SP: Ática.

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PÉREZ, Francisco Carvajal & GARCIA, Joaquín Ramos (org.). (2001). Ensinar ou aprender a ler e a escrever? Porto Alegre: Artmed Editora.

PERRONI, Maria Cecília (1992). Desenvolvimento do discurso narrativo. SP: Martins Fontes.

ZILLES, Ana Maria (1993). ?Competência discursiva na fase de alfabetização: inter?relação entre pragmática e sintaxe? In: Letras de hoje. Porto Alegre, v. 28, nº 2, p. 119?136.

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